Blog

08
mar

Matemática descomplicada – Calcule Mais

Por: Mariel Ramos

 

Você sofre só de pensar em cálculos matemáticos? Acha a matéria complicada de aprender? Então você deveria conhecer o Calcule Mais, iniciativa de um jovem de apenas 22 anos que conseguiu inovar a maneira de ensinar a matéria e  democratizou o acesso ao ensino usando a tecnologia.

Em 2011, Vandeir Vioti dos Santos, estudante de engenharia elétrica e de licenciatura em matemática,  começou a dar aulas para pessoas que iriam prestar concurso público. Ele percebeu que muitos de seus alunos tinham dificuldade para pagar o curso. “Muitas vezes eles trabalhavam a noite inteira e de manhã iam para a aula.”

Como oferecer acesso gratuito à matemática para pessoas nessa situação? Vandeir decidiu usar a internet para isso: começou a gravar vídeo aulas durante a madrugada e a postar em um site que levava o seu nome. “Eu usava o mouse para escrever na tela. O que era muito complicado. Minha mãe conseguiu juntar uma grana e comprou para mim uma mesa digitalizadora e passei a usar a canetinha virtual.”

Apesar das dificuldades para criar e manter o site, já que não recebe patrocínios, em novembro do ano passado ele lançou o Calcule Mais em parceria da Gets Design.  São 770 vídeos divididos em diferentes assuntos, além de mais de 600 exercícios resolvidos. Pessoas de mais de 800 cidades do Brasil e mais de 90 países já acessaram o site, que recebe uma média diária de 5 mil visualizações.

Vandeir diz que a educação é a principal maneira de promover o desenvolvimento do país, mas principalmente de colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população.

Meu sonho é criar o maior portal de vídeo aulas de matemática do Brasil, para que desta maneira eu possa ajudar pessoas de todas as idades a realizarem seus objetivos.

O depoimento de alguns alunos inspiram Vandeir a seguir com seu sonho. Veja alguns:

“Boa noite professor Vandeir, gostaria de lhe parabenizar pelas videos aulas, eu consegui aprender com você em 1 hora, o que não aprendi com meu professor em 1 ano, quem dera se minha faculdade tivesse um professor com a sua didática. Encontrei seu site em um momento de desespero com meu exame e tenho certeza que irei muito bem, muito obrigado e espero que continue nos ajudando!”

Quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho de doação ao próximo e pela alta qualidade das suas aulas. Minha filha foi aprovada na Escola Técnica com o auxílio das suas vídeo-aulas. Desejo que cada vez mais consiga ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos, isso certamente está te ajudando a realizar os seus próprios sonhos.”

Legal, né? E o esforço de Vandeir já teve alguns reconhecimentos: o MEC pediu autorização para incluir as vídeo aulas no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e no Portal do Professor. O site foi apresentado no Congresso de Iniciação Científica do Brasil (CONIC) em 2012 e ficou entre os 50 finalistas do Prêmio Jovens Inpiradores.

Esperamos que o Calcule Mais continue gerando esse impacto positivo e que outras pessoas se inspirem com o exemplo de Vandeir.

Avalie este post

Avalie os seus casos social good preferidos selecionando as estrelinhas abaixo!



Comentários


Veja mais histórias inspiradoras