Blog

26
set

Instituto Quintessa: há cinco anos acelerando negócios sociais

Por: Mariel Ramos

O Instituto Quintessa (IQ), parceiro do Social Good Brasil, comemora em 2014 cinco anos de atuação como uma aceleradora de negócios sociais. O conceito de aceleradoras tem se consolidado a cada ano, e nesse período a equipe do Instituto desenvolveu metodologias e reforçou sua atuação nos desafiadores estágios dos negócios que apoia.

O programa de aceleração do IQ leva, principalmente, empresas que estão no estágio de sobrevivência e sucesso ao estágio de expansão de seu negócio.

No momento de sobrevivência, seus principais dilemas estão relacionados a garantir que a venda dos seus produtos ou serviços permitam financiar sua estrutura atual para posteriormente financiar o seu crescimento. Esse é um estágio importante para administração do negócio, porém há o risco do empreendedor misturar suas finanças pessoais com as do negócio.

O estágio de sucesso é quando a empresa encontra-se numa fase economicamente mais saudável e lucrativa. Ainda há alta requisição de investimentos financeiros, de desenvolvimento organizacional e de gerenciamento profissional, porém os dilemas estão mais relacionados à como liderar uma empresa bem sucedida, e como financiar a expansão.

As estratégias do IQ para levar as empresas desses estágios para a expansão estão baseadas em uma metodologia de trabalho composta por etapas de entendimento da empresa, definição dos planos de ação, e ações para “arrumar a casa” preparando a empresa para estar consolidada e preparada para cumprir com seus planos de futuro.

Ao longo do programa, os planos de ação para “arrumar a casa” permeiam análises estratégicas e criação de ferramentas de gestão em diversas áreas, como financeiro, gestão de pessoas, modelo societário, comercial, operações entre outras. Para oferecer isso de forma personalizada a cada negócio, há o comprometimento e suporte de gestores e mentores alocados para cada projeto.

Além do foco na evolução do negócio, o IQ se dedica também ao desenvolvimento do empreendedor para que tenha um novo olhar e maior consciência na gestão e governança do negócio social, permitindo que o trabalho desenvolvido tenha benefícios a longo prazo, mesmo após a aceleração.

Assista ao vídeo institucional do Instituto Quintessa, que conta mais sobre seu programa de aceleração:

Já pensou como o seu negócio social pode chegar ainda mais longe e mudar a vida de mais pessoas para melhor? Com certeza recomendamos aos participantes do Social Good Brasil Lab e outros empreendedores sociais ficarem de olho nos processos de seleção do IQ. No momento, eles estão recebendo inscrições de negócios sociais até dia 15 de outubro. Participe! 🙂

 


Comentários


Você poderá gostar também de...