Blog

15
jul

Ocupe e Abrace: ação e coração para revitalização do espaço público

Por: Ana Paula Santos

*Uma colaboração da Link Social Good Brasil Carla Link

O Ocupe e Abrace é um coletivo que se formou em 2013, na reunião de três iniciativas importantes do Bairro Vila Pompeia, que aconteceram simultaneamente: os encontros na Horta Comunitária da Vila Pompeia, a criação do Bloco do Água Preta e do concurso “A Pompeia que se quer”, realizado na plataforma de inovação aberta Cidade Democrática. A proposta surgiu da necessidade de cuidados com o espaço público verde do bairro da Pompeia, em São Paulo. Foram realizadas algumas oficinas de cocriação que ajudaram a aproximar um grupo de moradores, que decidiram implementar uma das ideias que surgiram para o bairro: a Revitalização da Praça Homero Silva. A ação #socialgood saiu do papel e virou ação. A partir desses três movimentos, aconteceu a formação do coletivo e outras pessoas foram chegando depois.

O grupo, em suas primeiras conversas, percebeu que era necessário ocupar a praça de forma amorosa e responsável. Era preciso abraçar a praça, que é um dos poucos espaços verdes do bairro, ela é gigante e muito bonita. Porém, estava sendo pouco utilizada, praticamente abandonada pelas pessoas e pelo poder público. Vimos uma oportunidade de juntar dois interesses dos moradores: resgatar o valor da natureza (e das belezas naturais da área), já que é um espaço grande e possui muitas nascentes do Córrego Água Preta que estão sendo revitalizadas e monitoradas pelo coletivo, e se tornar um espaço de ocupação cultural do bairro, já que tradicionalmente há muitos grupos e expressões artísticas na região.

pracadanascente

Com isso em mente, re-batizamos simbolicamente a área como Praça da Nascente e criamos um Festival a cada estação do ano. Na ocasião, criamos um dia de ocupação com atividades culturais e de sustentabilidade organizadas por diversos coletivos da cidade (como Rios e Ruas, Células de Transformação, Muda-SP, Roda de Tambores, Roda de Leituras , entre outros) e com apresentações de artistas locais.

Depois disso, começamos ações de melhorias estruturais na praça, sempre com o foco do sustentável e natural. Criamos cacimbas e um lago para drenar as águas, mudar a percepção das pessoas sobre a água, ensinar de onde ela vem, além de atrair uma rica biodiversidade. Pintamos muros e escadas. Plantamos flores, criamos uma horta e cuidados das árvores. Também colocamos alguns brinquedos, como balanços e uma trama de pneus feito pelo Basurama (esse último infelizmente foi retirado por alguns moradores de fora do coletivo, que achavam que era um possível foco de dengue). Você pode ver algumas das ações aqui no nosso Vimeo.

Alguns coletivos e pessoas decidiram ampliar as atividades culturais para outras datas, além do festival. Por isso, todo domingo temos TaiChi e mensalmente temos Rodas de Tambores, Roda de Capoeiras e Danças Circulares. Também temos atividades eventuais que acontecem pelo interesse de moradores, como oficinas específicas, intervenções de artes, ensaios de maracatu e outros artistas da região. Já tivemos muitas coisas bacanas como aula de tango, oficina de origami, oficinas com a USP (para ajudar no desenvolvimento de projetos de melhorias estruturais, rodas de leitura).

festival-pracadanascente1

Também fazemos alguns encontros do coletivo como em noites de lua cheia na praça. E, agora, estamos sendo convidados para ajudar na melhoria de outros espaços públicos e praças. Já fomos apoiar o Largo da Batata, a Chácara da Fonte e a abertura do Rio Iquiririm, que você pode assistir neste vídeo.

Nosso objetivo é fazer uma ocupação amorosa e sustentável dos espaços públicos. O foco é a praça, mas acreditamos na melhoria da cidade como um todo. Já fizemos uma ação pelo change.org que ajudou a manter quase 30 árvores do bairro que seriam derrubadas para fazer mais uma faixa de carros na Av. Matarazzo.

Usamos o Facebook para contar as novidades e também para inspirar e convidar as pessoas para as ações que estamos fazendo na Praça da Nascente. Também tem mais informações no nosso site. Fique à vontade para entrar, conferir e compartilhar! 😉

ocupe-abrace

***

CarlaLink1Carla Link

Consultora de Inovação em Design, focada em projetos de inovação social e participante do Ocupe & Abrace.


Comentários


Você poderá gostar também de...