Blog

10
jun

#EuSouLabber: Conheça os participantes do SGB Lab 2015

Por: Bibiana Beck

Sabe aquelas coisas que você vê na internet e sente que a sua fé na humanidade foi restaurada? A lista de pessoas e projetos que você confere neste post exatamente destas. Estas cinquentas pessoas são líderes de equipes que querem dedicar sua vida a trabalhar com propósito e empreender para um mundo melhor.

O que nos deixa ainda mais felizes e cheios de inspiração, é que muito em breve estas pessoas incríveis não serão apenas algo que vimos na internet. Estaremos juntos pessoalmente em Florianópolis nos primeiros encontros presenciais do nosso laboratório de inovação social de 12 a 14 e 19 a 21 de junho.

Conheça os projetos participantes e os labbers da edição 2015 do SGB Lab:

Elson Santos Silva CarvalhoElson Santos Silva Carvalho – Palmas/TO

IDEIA #SGBLAB: O Núcleo de Vivência Ecopedagógico Matriz (NUVEM) é um projeto coletivo de educadores, pensadores e ativistas amazônicos, para orientar a criação de currículos orgânicos, práticos e respeitosos com o educando da rede pública.

 

Emanuelly OliveiraEmanuelly Ferreira de Oliveira – Fortaleza/CE

IDEIA #SGBLAB: Um canal de informação e conhecimento para comunidades periféricas, líderes comunitários, jovens e estudantes empreendedores. Busca dar acesso a esses meios através de educação e conhecimento das ferramentas, proporcionando espaços na web e na cidade para promover iniciativas.

 Hugo Leonardo de Souza GuimarãesHugo Leonardo de Souza Guimarães – Rio de Janeiro/RJ

IDEIA #SGBLAB: Um chuveiro com baixo custo que armazenará uma quantidade mínima de água aquecida por uma resistência de baixa potência. Controlado por um microprocessador, através de sensores, permitindo o controle de vazão, consumo de água e temperatura, possibilitando um relatório de utilização.

 

 Ana Laura Figueiró de Sousa Ana Laura FigueiróBelém/PA

IDEIA #SGBLAB: O Vem Pará Rua é um projeto local, iniciado em Janeiro de 2015 por jovens paraenses. Uma iniciativa de economia criativa que visa aliar arte, cultura e atitude na cidade de Belém, gerando impacto, colaboração e negócios sociais, mostrando o potencial criativo da cidade.

 Diego CalegariDiego Calegari Feldhaus – Florianópolis/SC

IDEIA #SGBLAB: Plataforma gamificada de educação de alunos de EF (8º e 9º ano) e EM para formação de competências sociemocionais para a cidadania, com conteúdos, experiências simuladas (desafios, dinâmicas) e vivenciais (iniciativas) co-criadas com atores do seu contexto (escola, comunidade).

 

Jurema Telles - No meio

Jurema Telles de Oliveira Lima Sales – Recife/PE

IDEIA #SGBLAB: Melhorar o atendimento ao paciente em tratamento contra o câncer. Proporcionar acesso ao Núcleo de acolhimento do paciente para assistência oncológica de forma oportuna, integral e humanizada. Com o cuidado centrado no paciente econtando com uma plataforma que permita um canal de comunicação, educação e fluxo-acessos nos cuidados e alertas de intervenção da equipe.

Lígia Moreira SenaLigia Moreiras Sena – Florianópolis/SC

IDEIA #SGBLAB: Transformar o blog Cientista Que Virou Mãe na primeira plataforma online de textos on demand, escritos por mães doutoras, coletivamente financiados por mães, de acesso público. Também tem o objetivo de criar o primeiro aplicativo de conexão para unir mães de uma mesma região a fim de formarem grupos de apoio presenciais.

 

Rodrigo Borges Delfim – São Paulo/SPRodrigo Borges Delfin

IDEIA #SGBLAB: O projeto visa desenvolver uma plataforma online que reúna e disponibilize, em ao menos quatro idiomas (português, espanhol, francês e inglês), as principais informações sobre migração, em nível municipal, estadual e nacional. Ela seria um desdobramento do MigraMundo, blog de notícias sobre migração

 

Gonzalo CandelGonzalo Andres Jaque Candel – São José/SC

IDEIA #SGBLAB: A iniciativa pretende iniciar um processo de popularização de dados climatológicos e geotécnicos, objetivando a prevenção de desastres ocasionados por eventos naturais, fazendo com que os moradores das comunidades afetadas sejam empoderados inseridos no processo de prevenção a essas situações.

 

Túlio Krás Paulo Magnus – Criciuma/SCTúlio Kras

IDEIA #SGBLAB: A Reverse é uma plataforma online, que simples e intuitivamente quer ajudar pessoas, instituições e empresas a destinarem corretamente seus resíduos. Através da geolocalização serão mostrados em um mapa/lista os pontos de descarte mais próximos ao usuário.

 

Fernanda Konradt de CamposFernanda Konradt de Campos – Florianópolis/SC

IDEIA #SGBLAB: Criação de uma plataforma para captar e difundir boas práticas de ensino inclusivo, com informações, dicas, sugestões de aulas e materiais para mediar com alunos com diferentes necessidades especiais. O conteúdo será gerado por qualquer professor ou especialista e disponibilizado a todos educadores.

 

Marcelo Repacci de Abreu – São Paulo/SPMarcelo Repacci de Abreu

IDEIA #SGBLAB: O Livea conecta marcas sustentáveis a projetos sociais. Desejam aumentar a captação de recursos para projetos de ONGs em diversas áreas. As marcas criarão coleções exclusivas que serão vendidas na plataforma. A cada produto comprado, parte do valor será doado a um projeto social escolhido pelo cliente.

 

Cinthia Rodrigues GreccoCinthia Rodrigues Grecco – São Paulo/SP

IDEIA #SGBLAB: O Quero Ver Fazer na escola será uma plataforma de formação que também será um documentário/reality show online e interativo. Enquanto um docente recebe formação personalizada e do mais alto nível, outros interagem com ele e a sociedade inteira passa a acompanhar problemas reais da educação.

 

Marcelle de Medeiros Lopes Domingues – Rio de Janeiro/RJMarcelle

 IDEIA #SGBLAB: Uma rede colaborativa de doação de perucas vai unir todos os movimentos que arrecadam cabelos e ensiná-los a construir uma rede efetiva e sustentável para que o processo não fique parado no gargalo entre a coleta e a produção da peruca para destinação aos pacientes. A intenção é unir todos juntos a favor do mesmo objetivo.

 

Lisiane MoraesLisiane da Silva Moraes – Florianópolis/SC

IDEIA #SGBLAB: A criação de um site para prevenir a violência sexual, ajudar vítimas a se recuperarem de traumas e fornecer informações para a prevenção da violência e repressão dos agressores; Orientar apoiadores de vítimas para ajudar sem julgar, indicar o apoio continuo e favorecer a melhoria das políticas públicas.

 

Ivan Luís Lopes Gonçalves – Goiânia/GOIvan Luís

IDEIA #SGBLAB: Tem como objetivo fornecer a rastreabilidade dos resíduos ambientais gerados na cadeia de produção de petróleo e gás desde sua emissão até o seu devido tratamento e disposição final, associado ao fornecimento de informações para tomada de decisão e adequado as normativas do IBAMA.

 

Rafael Alexandre Pazetto DuckurRafael Alexandre Pazetto Duckur – São Paulo/SP

IDEIA #SGBLAB: O Donos do Mundo é uma plataforma de inovação aberta social. O objetivo é utilizar a tecnologia para revelar problemas sociais e resolvê-los de forma colaborativa. Cada história será documentada fazendo uso do cinema, aproximando e sensibilizando através do audiovisual.

 

Giana Andonini Giana Andonini– São Paulo/SP

IDEIA #SGBLAB: O Vida Maker é uma plataforma online que dissemina a cultura de fazeção no Brasil. Inspirando, informando e conectando brasileiros curiosos, ele atua na transformação dos atuais modelos mentais de consumo, formando “fazedores-consumidores”, para assim construirmos um futuro mais sustentável.

 

Mariana do Santos PeliccariMariana dos Santos Pellicciari – São Paulo/SP

IDEIA #SGBLAB: Um aplicativo para celular que traga a filosofia do movimento Roupa Livre para o dia a dia das pessoas. Utilizando a mecânica divertida e dinâmica do Tinder, as pessoas poderão trocar suas peças de roupa, encontrar marcas sustentáveis, costureiras e demais iniciativas, diminuindo o consumo.

 

Mayra Ferreira Mezzomo – Guanambi/BAMayra Ferreira Mezzomo

 IDEIA #SGBLAB: Aplicativo de cobertura nacional que fornece informações úteis sobre o SUS, direitos e deveres dos usuários, bem como uma via direta de denuncia aos órgãos de fiscalização competentes, gerando dados e insumos para avaliação das unidades de atendimento, dos profissionais e dos gestores de saúde.

 

Vanderli Dantas JuniorVanderli Dantas de Araujo Junior – Natal/RN

IDEIA #SGBLAB: O EVA é um equipamento que limpa a água servida, barrenta ou salinizada por meio da evaporação e condensação. Com design inovador, o projeto usa somente o calor solar para fazer o tratamento da água, não sendo necessário a utilização de energia elétrica e proporcionando um produto com alto valor.

 

Marcelo Rebelo de Moraes – São Paulo/SPMarcelo Rebelo

 IDEIA #SGBLAB: Negócio de impacto socio-ambiental que atua na revitalização de praças, geradas por processos participativos, por meio de engajamento online, alcançando a participação massiva. Impactamos positivamente todos os stakeholders envolvidos num sistema “ganha-ganha” entre Comunidades, Governo e Marcas.

 

Flavia Lemes da CunhaFlavia Lemes da Cunha – Cotia/SP

IDEIA #SGBLAB: A CasaOca é a plataforma da casa sustentável. Ela reúne soluções práticas e com ótimo design para aumentar passo a passo a sustentabilidade da sua casa, na medida da sua necessidade e condição. A gente encontra a solução e te ajuda a colocar em prática. Sustentabilidade começa em casa!

 

Fernanda Camargo Giannini – São Paulo/SPFernanda Camargo

 IDEIA #SGBLAB: Uuma plataforma de financiamento coletivo que utiliza o modelo de eventos, inédito no Brasil. Para aumentar a cultura de doação, quer ajudar ONGs e projetos sociais a ampliarem sua captação de fundos através da diversificação de doadores e maior engajamento de seus apoiadores-chave.

 

Angel Antonio VargasAngel Antonio Andrade Vargas – São Paulo/SP

IDEIA #SGBLAB: Um aplicativo para celular que possibilitará denunciar anonimamente a violência contra imigrantes. Dados como local, horário, tipo de violência sofrida ou presenciada, ajudara a construir o mapa colaborativo da violência contra imigrantes em SP. O mapa estará disponível para consulta da cidadania e autoridades. Além disso, terá informações incentivando as vítimas a denunciar oficialmente registrando um B.O.

 

Leonardo Adler – Rio de Janeiro/RJLeonardo Adler

 IDEIA #SGBLAB: Com o tratamento adequado do esgoto e um programa de educação ambiental em favelas e pequenas comunidades, espera-se melhorar a qualidade de vida dos moradores e criar o ambiente propício para geração de renda através da comercialização dos produtos do processo de tratamento.

 

Natália T AlvesNatália Terezinha Alves – Florianópolis/SC

IDEIA #SGBLAB: Colaborar no desenvolvimento da comunicação e interação social das crianças autistas por meio de uma interface interativa, trazendo melhor qualidade de vida e incentivando sua autonomia para o futuro.

 

Graziella Iacocca – São Paulo/SPGraziella Iaccoca

 IDEIA #SGBLAB: Criar uma plataforma de ideias e treinamento para incentivar a prática e divulgar a importância do brincar na primeira infância, ajudando no desenvolvimento físico, cognitivo e sócio-emocional das crianças.

 

Felipe Correira Clemente dos SantosFelipe Correia Clemente dos Santos Silva – São Paulo/SP

IDEIA #SGBLAB: Plataforma web que facilita o trabalho dos professores de educação infantil, permitindo que ele registre evidências sobre o desenvolvimento das crianças e gere informações relevantes para re-orientar sua prática, analisando o desenvolvimento das crianças e adaptando-se de acordo com as necessidades delas.

 

Juliano Monteiro Machado – Curitiba/PRJuliano Monteiro

IDEIA #SGBLAB: Aplicativo para colaborar no deslocamento do usuário considerando a integração de modais entre transporte coletivo e transporte individual focado na alternativa energeticamente mais eficiente, atento as novas das formas de utilização do transporte. Objetivando potencializar a mobilidade urbana.

 

Amanda BusatoAmanda Rezende Busato – Florianópolis/SC

IDEIA #SGBLAB: Uma plataforma automatizada para interação aluno-sociedade onde servidores poderiam cadastrar suas demandas técnicas e professores e alunos poderiam demonstrar seu interesse em sanar essas diligências, fazendo com que cada vez mais órgãos levem adiante projetos necessários para as comunidades.

 

Rogerio Malveira Barreto – Fortaleza/CE Rogério Malveira Barreto

IDEIA #SGBLAB: 36% da população dos EUA têm dificuldade de entender informação em saúde. No Brasil, esse número é bem maior e gera 30% das internações. O objetivo é criar uma plataforma que gere receita médica inovadora adaptada às necessidades da população, que informe sobre doenças e remédios em uso e avise da tomada dos mesmos.

 

Letícia PiresLetícia Moreira Pires – Campinas/SP

IDEIA #SGBLAB: Desejam criar um canal que encoraja a troca e interação entre crianças de distintas realidades. Conectar organizações de diferentes áreas de atuação através de uma plataforma online e proporcionar encontros que favoreçam a diversidade humana e estimule a inclusão social e a empatia entre elas.

 

Matheus da Silva Cardoso – São Paulo/SPMatheus Cardoso

IDEIA #SGBLAB: Um negócio de impacto social que oferecerá o serviço de legalização fundiária nas comunidades de baixa renda, nas quais muitos moradores não são “donos da própria casa”, e assim não conseguem pleitear muitos direitos como cidadãos por não terem um endereço. Legalizar para empoderar, Moradigna.

 

Josino DiasJosino Dias – Blumenau/SC

IDEIA #SGBLAB: Produtos eficazes com abordagem transparente para saúde e bem-estar.  Uso de tecnologia para educar, prevenir doenças, colher informações e melhorar a vida das pessoas. Ter nos salões de beleza m grande canal de promoção de saúde.

 

João Paulo Mannrich – São José/SCJoão Paulo Mannrich

 IDEIA #SGBLAB: A ideia é oferecer um ambiente online onde os professores tenham acesso a recursos didáticos práticos e diretamente aplicáveis em sala especialmente desenvolvidos para eles. Além disso oferecer apoio continuo de equipe, bem como um local para compartilhamento de experiências e colaboração.

 

Rafael OrtizRafael Henrique Batista Ortiz – Florianópolis/SC

IDEIA #SGBLAB: Criar um ambiente propício a aprendizagem de inteligência emocional, empreendedorismo e tecnologias da informação. E, com isso, empoderar comunidades carentes através do uso da tecnologia para geração de renda e autonomia pessoal. Levar além de conhecimento, reconhecimento.

 

Eduardo Lage – Santana de Parnaíba/SPEduardo Lage

 IDEIA #SGBLAB: Um aplicativo para deixar os ciclistas mais confiantes ao pedalar pela cidade, através do mapeamento e informações sobre as melhores rotas, serviços destinados aos ciclistas, rede colaborativa informando em tempo real condição das vias e formação de condutores de bicicleta no transito.

 

Fabíola PecceFabíola Cristina Pasa Pecce – Porto Alegre/RS

IDEIA #SGBLAB: É uma semana dedicada à discussão e reflexão sobre a gestão de resíduos sólidos e o conceito Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade. Este evento convida parceiros da sociedade civil para abordar a temática Lixo Zero em seu âmbito com seus pares e público em geral.

 

Jonilson Santos de Carvalho – Malhada/BAJonilson Carvalho

IDEIA #SGBLAB: A iniciativa busca popularizar entre os pequenos produtores rurais irrigantes, o uso da técnica de irrigação PRD – irrigação parcial do sistema radicular , de maneira que aumente o uso eficiente da água nos perímetros irrigados.

 

Mariza SoaresMariza Maria de Jesus Vieira Soares – Rio de Janeiro/RJ

IDEIA #SGBLAB: A Agência é uma plataforma virtual de intermediação de oportunidades para jovens entre 14 a 29 anos, com atuação no Rio de Janeiro, Recife e Brasília. As empresas contarão com um serviço de recrutamento e seleção especializado no público jovem para vagas de emprego, aprendizagem e estágio.

 

Karen Freitas Franquini – Rio de Janeiro/RJKaren Franquini

 IDEIA #SGBLAB: A Ganbatte potencializa e capacita estudantes para serem ótimos profissionais e possibilita o seu ingresso em boas empresas. Os seus serviços são: o fundo de investimento social, onde as empresas investem na capacitação de estudantes, que farão parte da sua equipe; bolsas de estudos e crowdfunding.

 

Herbert Santo de LimaHerbert Santo de Lima – São Paulo/SP

IDEIA #SGBLAB: Construir uma plataforma para adequar demanda e oferta de produtos provenientes da agricultura familiar que possa facilmente ser alimentada e mantida pelos próprios produtores rurais através de aplicativo ou sistema de SMS.

 

Fernando César Moreira Sandes Filho – Salvador/BAFernando César Moreira

 IDEIA #SGBLAB: Uma plataforma social que mapeia crimes em cidades brasileiras de maneira colaborativa. Utilizando a geolocalização das denúncias cadastradas, a plataforma constrói um mapa público de ocorrências para que a população entenda de maneira mais detalhada como se configura a criminalidade nas cidades.

 

Graziela Dias AlperstedGraziela Dias Alperstedt – Florianópolis/SC

IDEIA #SGBLAB: Aplicativo que utiliza crowdsensing ou sensoriamento móvel para coletar e transmitir dados de forma eficiente e eficaz alimentada por quem vive o problema ou se sensibiliza com ele, possibilitando a informação de forma acessível às pessoas com mobilidade reduzida.

 

Francis Leonardo de Andrade e Silva – Belo Horizonte/MGFrancis Leonardo Silva

 IDEIA #SGBLAB: A Risü é uma plataforma de vendas que transforma parte da sua compra online em uma doação direta para uma causa social, sem gastar nada a mais por isso! Você compra o que precisa, ajuda ONG’s e, com isso, elas conseguem ajudar mais pessoas em necessidade! Uma corrente do bem ao alcance de um clique!

 

Philippe MagnoPhilippe Magno de Albuquerque Figueiredo – Recife/PE

IDEIA #SGBLAB: O HandsFree auxilia a inclusão social de deficientes físicos. Após sua distribuição gratuita, ele permitirá que deficientes de menor poder aquisitivo acessem o computador utilizando os movimentos da cabeça ou comando de voz, além de promover a automação residencial e possibilitar cursos EaD.

 

Jorge de Morais Quintão Júnior – Belo Horizonte/MGJorge Morais Quintão

 IDEIA #SGBLAB: Imaginário Coletivo iniciou com aulas de fotografia para jovens de aglomerados de BH. O tempo mostrou que o jovem apropriou-se da imagem e transformou sua percepção e a dos outros sobre a favela. Por isso, vamos transformar o projeto em uma plataforma de midiativismo e este jovem será protagonista.

 

Pedro Henrique Souza PaivaPedro Henrique de Souza Paiva – Rio de Janeiro/RJ

IDEIA #SGBLAB: Açaí com Design é um aplicativo para resolução de problemas em favelas utilizando o exercício de “Design Thinking em 90 Minutos”. Ele controla as etapas do exercício e dá dicas de como realizá-las. Ao final do exercício a solução é subida na plataforma e a ideia pode, então, ser compartilhada.

 

Vanessa Mota de Oliveira – São Luis/MAVanessa Oliveira

 IDEIA #SGBLAB: Uma plataforma educativa online que visa conectar o aluno do Ensino Médio a universitários e profissionais de diversas áreas acadêmicas. Através de vídeos, palestras e outros recursos virtuais visa inspirar o jovem a tomar a decisão vocacional correta para o futuro.

 

Fique de olho aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais para acompanhar o desenvolvimento destas ideias, que ao final de quatro meses de imersão serão soluções eficazes para promover impacto positivo na nossa sociedade.

Não vemos a hora de começar a colocar a mão na massa com essa galera, fazendo uso de metodologias de ponta, como Design Thinking e Start Up Enxuta, e começar a escrever muitas histórias incríveis. 🙂


Comentários


Você poderá gostar também de...