Blog

25
ago

5 livros para estudar, entender e amar inovação social

Por: Bibiana Beck

Verdadeiro ou falso: ser bem sucedido é sinônimo de ter um bom salário e ganhar muito dinheiro, independente da satisfação que lhe causa e da marca que você deixa no mundo. Optando você por uma ou outra resposta, vem com a gente, não pare de ler este texto. Vamos falar sobre referências para entender inovação social: um conceito que têm quebrado alguns paradigmas que se estenderam por anos (séculos, para sermos exatos) e colocando um sentido maior à palavra propósito e redefinindo os conceitos de sucesso.

Por exemplo, durante muito tempo era suficiente uma empresa dedicar-se ao propósito de gerar lucro. Assim como para muitos profissionais era suficiente receber seu salário em dia e conseguir pagar as contas. Bom, é verdade que os negócios e as pessoas ainda dependem do dinheiro, ele é fundamental para a sustentabilidade e sobrevivência. Mas ele não precisa ser sua razão de existência. Existem formas mais satisfatórias de produzir e viver em sociedade (e de quebra ainda produzir uma sociedade melhor pra todo mundo).

inovacao social

É neste contexto que surge a inovação social, pensando em novas soluções: mais efetivas, eficientes, sustentáveis e/ou justas do que as já existentes. Dentro do domínio da inovação social, ganhar só é ganhar quando todos os envolvidos ganham. As relações são benéficas e mútuas, criando uma ponte que nos leva de “coisas como são” até as coisas que as pessoas realmente precisam.

Para fazer esta travessia, um novo modelo mental precisa surgir em nós: o comportamento inovador. Precisamos estar alinhados com uma forma nova e mais colaborativa de usar as tecnologias para agir em rede e buscar lideranças compartilhadas com o compromisso de solucionar problemas urgentes da sociedade.

Para ajudar você a desenvolver este comportamento e encontrar o seu espaço neste universo promissor, o SGB separou algumas dicas de leitura sobre inovação social. São livros testados e aprovados pela nossa equipe. Como o tema é relativamente novo, alguns títulos estão disponíveis apenas em inglês (por enquanto), mas deixamos como referência.

SGB - The Power of SI1- The power of social innovation – How Civic Entrepreneurs Ignite Community Networks for Good, de Stephen Goldsmith

O livro apresenta ferramentas para empreendedores, executivos, fundações e pessoas que querem inovar. Traz dicas caprichadas para levar sua ideia ao maior número de pessoas e obter o melhor resultado. A pesquisa de Goldsmith encoraja a mudança e foca na construção de redes e boas parcerias para engajar pessoas e expandir oportunidades.

 

SGB - Confianca Criativa2 – Confiança Criativa – Libere Sua Criatividade e Implemente Suas Ideias  de Tom Kelley e David Kelley

Inovação e criatividade são reconhecidas como elementos importantes para sucesso e liderança. Mas engana-se quem acha que estas são características reservadas a poucos. Na verdade, são como músculos: quanto mais você usa, mais fortes ficam. Confiança criativa nos dá a coragem de fazer a diferença e nos inspira, lembrando que todos temos muitas ideias para oferecer ao mundo. Os autores tratam a criatividade como uma abordagem proativa na busca por soluções. E estas soluções podem ser para problemas sociais, por exemplo. 😉

SGB - innovators_dna3 – The Innovator’s DNA: Mastering the Five Skills of Disruptive Innovators, de Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen

O livro aborda o que se sabe sobre inovação disruptiva e leva o conceito até o nível do indivíduo. Como podemos desenvolver as habilidades necessárias para ir de ideia até impacto? Os autores identificaram comportamentos de algumas das pessoas consideradas as mais inovadoras do mundo: associar, questionar, observar, fazer networking e experimentar. Depois de ajudá-lo a dominar estas competências, o livro traz dicas para gerar ideias, colaborar para implementá-las e construir habilidades de inovação onde quer que você esteja.

4 – Desenvolvimento como liberdade, de Amartya SenSGB - Desenvolvimento como liberdade

Onde está o valor próprio da vida humana? Esta foi a pergunta que levou o Nobel de Economia Amartya Sen a questionar a relação direta entre renda, consumo e satisfação. Sua convicção é que o bem-estar mora em erradicar os males sociais que privam as pessoas de viverem minimamente bem. A falta de acesso a serviços básicos como saúde, saneamento e educação, compartilham uma mesma natureza: são variedades de privação de liberdade. É um livro fundamental para entender a situação econômica de países pobres ou em desenvolvimento – como o Brasil.

SGB How to Change the world5 – How to change the world – Social entrepreneurs and the power of new ideas, de David Bornstein

Livremente traduzido para “Como mudar o mundo”, traz perfis e trajetórias de empreendedores sociais do mundo todo, inclusive do Brasil. O livro é uma busca de excelência para iniciativas sociais, unindo histórias pessoas, anedotas e análises. Leitores vão descobrir como apenas uma pessoa é capaz de fazer uma diferença substancial no mundo.

 

 

BÔNUS: Artigo “Entendendo o ‘novo poder’”, de Jeremy Heimans e Henry Timms

escala de participação

Este artigo publicado na Harvard Business Review fala sobre como o centro de poder está se deslocando de poucas para muitas mãos. Esta transição entre o “velho poder” – burocrático, autoritário e vertical – para o “novo poder” está ganhando força com a crescente capacidade e desejo de ir além do consumo passivo de ideias e bens. Este “novo poder” traz em si colaboração, compartilhamento e o poder das multidões. Com ele surge um novo conjunto de valores e formas de participar de processos de decisão e da construção do mundo que queremos.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que elas sejam úteis na busca pelo seu propósito! Inovação social é algo que nos move e acreditamos que cada vez mais cresce o número de pessoas protagonistas que deseham transformar o mundo para melhor. No programa de Fellowship do SGB queremos apoiar pessoas dispostas a multiplicar estes conceitos e movimentar ainda mais gente pela resolução de problemas da sociedade.


Comentários


Você poderá gostar também de...