Blog

29
abr

De olho no Lab: conheça metodologias para dar o pontapé inicial no seu projeto

Por: Mariel Ramos

Vamos acompanhar o SGB LAB 2016 de pertinho? Aqui surge o DE OLHO NO LAB, um “reality show do bem”, pra você que curte empreendedorismo e inovação social, ficar por dentro do que rola no laboratório mais querido do Brasil! 🙂 Se liga:

Essa semana rolou o primeiro webinário do processo de seleção do SGB Lab 2016 e falamos sobre alguns conceitos básicos que iremos utilizar no decorrer do programa. Depois de tirar dúvidas dos pré-selecionados, é agora que o desafio começa: das 290 iniciativas, 50 delas serão selecionadas para a quarta edição do  SGB LAB. A classificação é feita a partir da entrega de um desafio, para que os participantes tenham maior contato com o problema social que querem resolver, o público afetado e, por fim, a solução que beneficiará os envolvidos. E como é que eles chegarão a essas respostas?

Aí que vem a parte mais legal do laboratório: o conhecimento. E pra ninguém ficar de fora desse movimento de empreender por algo que acredita, disponibilizamos abaixo as ferramentas que os empreendedores  pré-selecionados irão utilizar nesta etapa para aprofundar-se e  entregar o desafio, além de entender melhor o que pretendem realmente fazer. Algumas delas, se recriam – isso é lindo! Agora, as ferramentas utilizadas na primeira fase de seleção do SGB LAB:

1.DESIGN THINKING
infografico_designthinking-2

Ficou interessado em saber mais sobre Design Thinking? A gente tem 10 minutinhos com o Reinhold Steinbeck e Edgard Stuber, facilitadores do primeiro encontro presencial do SGB Lab. Clique e assista ao vídeo gratuito.

2.MAPA DA EMPATIA
mapaempatia

Para e com quem seu projeto atua? O mapa da empatia é uma ferramenta visual com o objetivo de entender quem você atende. Quais os comportamentos, preocupações e rotina do seu público-alvo? A gente já falou detalhadamente nesse post aqui, onde você pode se aprofundar e fazer o download gratuito do mapa.

3.ENTREVISTAS DE VALIDAÇÃO

“Vá para a rua, não há fatos dentro do seu escritório!”. É esse o lema do movimento Startup Enxuta, mas também não saia por aí entrevistando todo mundo que vê pela frente: entenda como o processo funciona neste guia prático. Com exemplos de perguntas para validação do problema e solução, você vai se ambientar e sentir mais preparado para marcar suas entrevistas e correr atrás. Mas atenção: esteja pronto para desconstruir, fale menos e escute mais. 😉

Para quem já passou por estas fases e quer se aprofundar em seu projeto, não faltam Ferramentas para Empreender aqui.  #deolhonolab #realityshowdobem

 

 

 


Comentários


Você poderá gostar também de...