Blog

16
maio

De olho no lab: saiba como selecionamos as 50 iniciativas participantes

Por: Bibiana Beck
selecao lab

 Planilha recebida pelos avaliadores

386 inscritos.
290 pré-selecionados.
180 desafios recebidos.
50 selecionados.

A lógica é inversamente proporcional: conforme os números caem, o desafio aumenta. Mas empreender com propósito é isso, ninguém disse que ia ser fácil. Não à toa, nomeamos carinhosamente esta etapa do Lab de entrega dos desafios. 

O desafio nada mais é que um aprofundamento no problema a ser resolvido. Esse contato mais direto é feito por metodologias como Design Thinking, Mapa da Empatia, Entrevistas de Validação e Mapa de Stakeholders. Quer conhecer estas ferramentas? Nós já falamos delas aqui. Recebemos 180 desafios, que deixa a gente bem feliz, pensando que HÁ 180 IDEIAS QUE MUDEM O MUNDO QUERENDO SAIR DO PAPEL.

Mas e aí SGB, o que vocês fazem para afunilar 180 boas ideias em 50 selecionadas? Apresentamo-lhes (tchãnãnãã) o processo de seleção. A seleção é feita por avaliadores internos e externos. Os primeiros, compostos pela equipe SGB, recebem 15 ideias por pessoa. Sim, um trabalho mega colaborativo. 🙂 Já os avaliadores externos são 29 pessoas da nossa rede, acionadas e que fazem com o maior amor do mundo. Nosso muito obrigada! ♥ A Bá fala aqui nos bastidores um pouquinho do processo:

 

Cada uma das 180 ideias é avaliada por no mínimo uma pessoa da equipe e uma da rede. Ficou curioso pra saber sobre o desafio? A gente abre ele aqui! Vem conhecê-lo de pertinho:
1 MAPA DA EMPATIA

Aos candidatos foi solicitado descrever seu público-alvo (quem é, o que pensa e sente, o que vê, o que escuta, o que fala e faz, suas dores e fraquezas e seus anseios e interesses) e sua relação com o problema identificado.

Critério avaliado: A profundidade que o candidato descreve seu público alvo.

2 ENTREVISTAS

Os candidatos foram orientados a realizar entrevistas em profundidade com indivíduos e/ou representantes de organizações de forma a entender melhor seu público alvo. Solicitamos um mínimo de 8 entrevistas (se o usuário é pessoa física) e 3 (se é pessoa jurídica). Solicitamos que o candidato explique o processo realizado para as entrevistas.

Critério Avaliado: O esforço empenhado pelo candidato na coleta de informações segundo o número de entrevistas realizadas e a qualidade do processo de entrevistas.

3 MOBILIZAÇÃO DA REDE

Aos candidatos foi solicitado descrever a maneira como buscaram mobilizar suas redes de contatos para ajudá-los no desenvolvimento da ideia.

Critério Avaliado: Esforço e resultado dos candidatos na busca por pessoas capazes de apoiá-los.

4 IMPACTO SOCIAL

Aos candidatos foi solicitado descrever a maneira com que sua ideia/projeto impacta o público alvo e como se conecta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Critério Avaliado: Profundidade da descrição e entendimento do impacto social gerado.

5 USO DA TECNOLOGIA

Aos candidatos foi solicitado descrever a maneira como utilizará a tecnologia em sua iniciativa. Aqui queremos saber se o candidato tem uma visão de uso de tecnologia para viabilizar seu projeto.

Critério Avaliado: Profundidade da descrição e entendimento do uso da tecnologia.

6 MAPA DE STAKEHOLDERS

Aos candidatos foi solicitado listar e descrever as pessoas e organizações envolvidos com seu público alvo e a maneira como se articulam e influenciam.

Critério Avaliado: A profundidade que o candidato descreve seus stakeholders e a interação entre eles.

7 DIFERENCIAL NO MERCADO

Aos candidatos foi solicitado que mapeiem outras soluções que resolvem o problema social abordado e como pretendem aprender com essas soluções e de que forma se diferenciam delas.

Critério Avaliado:  Conhecimento de outras soluções que atuam no problema e entendimento de seu diferencial com relação a elas.

8 COMENTÁRIOS

Aqui, os avaliadores fazem comentários livres e gerais sobre a ideia 🙂

Tem algum comentário a respeito do processo de seleção do SGB Lab? Qualquer crítica e sugestão são bem vindas! Fala com a gente no sgb@socialgoodbrasil.org.br 🙂

 


Comentários


Você poderá gostar também de...