Blog

06
jun

#Deolhonolab: conheça os participantes do SGB LAB 2016

Por: Mariel Ramos

A internet nos proporciona milhões de informações e, recentemente, milhões de listas. Desde “15 sentimentos que você tinha em relação ao seu bichinho virtual”  a “10 coisas que você pode fazer pela política em sua vida”.

Uma lista é uma lista, mas uma lista de pessoas incríveis que querem mudar o mundo, faz a gente ter mais esperança nesse mundo não é mesmo? Conheça os 50 líderes de ideias de impacto social que vamos receber na quarta edição do SGB Lab 2016.

Estamos ansiosos para conhecê-los pessoalmente nesta semana, pois o primeiro encontro presencial finalmente chegou. E você pode acompanhar os bastidores de tudo que vai rolar nos dias 9,10,11 e 12 no Snapchat do SGB @socialgoodbr

 Com vocês, a lista mais querida do ano:

 

ODS #2: ERRADICAÇÃO DA FOME

Representante: Alcione Pereira – São Paulo (SP)Alcione Pereira Silva

Ideia SGB Lab: A “Connecting Food” é um marketplace que prolonga a vida econômica e social dos alimentos. Os interessados podem comprar “excessos de estoques”, produtos “feios” ou com curto prazo de validade com ótimos descontos. Todos economizam e ainda contribuem para a redução das perdas de alimentos.

 

Daiana Censi LeripioRepresentante: Daiana Censi – Balneário Camboriú (SC)

Ideia SGB Lab: O Sumá foi criado para incentivar a adoção de boas práticas por gestores e fornecedores da alimentação escolar, de forma a proporcionar o consumo de alimentos saudáveis, rastreados, produzidos por agricultores familiares e compatíveis com a segurança alimentar e nutricional.

 

Gustavo Henrique Amaral Monteiro Rocha

Representante: Gustavo Rocha – Goianira (GO)

Ideia SGB Lab: A iniciativa é o fornecimento de chocolates e biscoitos nutritivos e saborosos, desenvolvidos e manipulados com extratos vegetais, complementados nutricionalmente com vitaminas e minerais essenciais ao organismo infantil. Além disso, visa-se atuar em projetos de reeducação alimentar.

 

ODS #3 SAÚDE DE QUALIDADE
Eliana Akemi Miadaira

Representante: Eliana Akemi – São Paulo (SP)

Ideia SGB Lab: O projeto divulgará vagas disponíveis para tratamento odontológico em faculdades públicas e particulares, cursos de aperfeiçoamento e especialização, pesquisas. Há grande potencial de escala, pois além dos tratamentos odontológicos, podemos divulgar também as vagas de tratamentos médicos e estéticos.

 

Representante: Gilson Lopes – Teresina (PI)Gilson Lopes de Souza Junior

Ideia SGB Lab: Nossa iniciativa visa a melhoria da qualidade de vida dos cadeirantes, aumentando a autonomia e conforto dos mesmos, temos o produto mínimo: suspensão articulada e serviço de manutenção para cadeira de rodas. Produto final a feitura de uma roda para possibilitar o deslocamento em diferentes ângulos.

 

Representante: Giovanni Santoro – Florianópolis (SC)Giovanni Santoro Junior

Ideia SGB Lab: O SOS Fácil é um aplicativo móvel que ajuda a população na busca dos Pronto Atendimentos próximos com base na localização e especialidade médica. Além disso, conta com o botão Emergência que avisa aos contatos predefinidos que o usuário está em situação de emergência e informa sua localização.

 

Roberto Vasconcelos NovaesRepresentante: Roberto Novaes – Belo Horizonte (MG)

Ideia SGB Lab: Trata-se de um software para a automação do monitoramento do Aedes por ovitrampas. Permite: o gerenciamento dos dados geográficos das ovitrampas; a contagem dos ovos das ovitrampas por meio de visão computacional; a geração de mapas e relatórios sobre a população do Aedes.

 

Vívian ScaggianteRepresentante: Vívian Furquim Scaggiante – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: Portal de informação sobre gestação, parto e pós-parto com: vídeos, artigos e cursos; listas de fotógrafos, doulas e grupos de apoio; ferramenta de doações coletivas para os serviços de fotografia de parto e doulagem; redes colaborativas de fotógrafos e doulas com informação para os membros.

 

ODS #4 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

 

Allan KolodzieiskiRepresentante: Allan Kolodzieiski – Curitiba (PR)

Ideia SGB Lab: Para Todo Mundo Ver é um projeto que visa dar o acesso a educação a toda pessoa cega ou deficiente visual. Ser cego não é barreira para nada.

 

 

francisco marcelino almeida de araujoRepresentante: Francisco de Araujo – Teresina (PI)

Ideia SGB Lab: É uma iniciativa sem fins lucrativos, que se destaca por ser um projeto de robótica educacional focado em alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino com o objetivo de difundir a robótica como conteúdo inclusivo e instrutivo na grade curricular desses alunos.

 

 

Giano Silva FreitasRepresentante: Giano Freitas – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: A população está isolado do legislativo. Raramente acessa um portal de transparência e quando acessa sua vontade é sair dele, pois sua interface e linguagem sao nada amigáveis. O LegislAÇÃO vem para proporcionar uma super experiência democrática informando por meio de animações em totens eletrônicos

 

Representante: Josephine Bourgois – São Paulo (SP)Josephine Bourgois

Ideia SGB Lab: O projeto visa oferecer oportunidades únicas para jovens encontrarem a sua voz, conviverem com o diferente e melhorarem o domínio do português, por meio de oficinas de escrita criativa, com turmas mistas (escolas públicas e privadas) e do uso de tecnologia simples e inovadora em ambientes criativos.

 

Karla Susiane dos Santos PereiraRepresentante: Karla Pereira – Manaus (AM)

Ideia SGB Lab: A iniciativa visa incluir alunos, analfabetos funcionais, em uma ambiente virtual com atividades diárias do dia a dia humano, permitindo que esses alunos associem as disciplinas de sala de aula à tomada de decisões na vida real. Cada cenário é personalizado com base no desempenho do aluno no jogo.

 

Kawoana Trautman ViannaRepresentante: Kawoana Vianna – São Leopoldo (RS)

Ideia SGB Lab: O Cientista Beta é uma iniciativa que visa aproximar os jovens da ciência, utilizando uma visão empreendedora e protagonista. Queremos que todo jovem sinta-se motivado e seja capacitado a resolver os problemas que vê no mundo por meio dos projetos científicos.

 

Robson Valdir MafraRepresentante: Robson Mafra – Joinville (SC)

Ideia SGB Lab: Nós vamos resolver o problema de comunicação em LIBRAS no Brasil. Temos como objetivo centralizar todos os dicionários e glossários de LIBRAS existentes e ser uma plataforma colaborativa, onde os intérpretes possam consultar, solicitar, compartilhar e votar nos sinais.

 


thiagoRepresentante:
Thiago Geremias de Oliveira -Florianópolis(SC)

Ideia SGB Lab: Esteja mais preparado para o mundo com os cursos de português e matemática do Pleno, onde é possível aprender de forma divertida e viciante sem pagar nada por isso. No Pleno as aulas são divididas em pequenos pedaços para você fazer onde e quando quiser, ganhe pontos e jogue com os seus amigos.

 

 

 

ODS #5 IGUALDADE DE GÊNERO

 

Júlia Machado PintoRepresentante: Júlia Machado – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: As Anitas estão engajadas em tratar da equidade de gênero na área da tecnologia. Para colocar o assunto na pauta de discussão da sociedade e contribuir para aumentar a representatividade feminina do setor tecnológico, atuamos em 3 frentes: Educação, Conexão e Empoderamento.

 

 

Representante: Raquel de Camargo – Juquitiba (SP) Raquel de Camargo

Ideia SGB Lab: Plataforma virtual voltado à formação de lideranças comunitárias de mulheres mães sobre maternidade, primeira infância e cidadania, visando o empoderamento feminino e geração de renda, potencializando o engajamento político social e comunitário das mulheres.

 

Valéria RuizRepresentante: Valéria Ruiz – Goiânia (GO)

Ideia SGB Lab: O Bem Separadas é um negócio social que dá apoio e acolhimento pra mulher durante e pós separação. Utiliza tecnologia como site, redes sociais e tem encontros presencias. Colabora com o processo de superação, oportunizando que a mulher tenha auto conhecimento; orientações necessárias nas questões.

 

ODS #8 EMPREGOS DIGNOS E CRESCIMENTO ECONÔMICO

 

Fernanda de Mello GossRepresentante: Fernanda Goss – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: Realização de sonhos profissionais de pessoas privadas de liberdade, unindo-os aos anseios do mercado, através de uma plataforma para profissionalização, capacitação e colocação destas pessoas, transformando em sucesso profissional trajetórias marcadas pela falta de oportunidades.

 

Lucas Oliveira PortellaRepresentante: Lucas Portella – Rio de Janeiro (RJ)

Ideia SGB Lab: Uma plataforma (software) que facilita o autofinanciamento de um grupo para alcançar objetivos compartilhados, sejam individuais ou comunitários. Fomenta também o intercâmbio de conhecimentos e produtos de forma economicamente sustentável, a transparência, gerando fortalecimento da comunidade.

 

Mariana Sieber Cantelli CabralRepresentante: Mariana Sieber – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: Nosso propósito é favorecer o crescimento sustentável de iniciativas de mães empreendedoras. Através da curadoria e comercialização de produtos infantis; oferecendo cursos de desenvolvimento da empreendedora com baixo-custo; e, dando consultoria para espaços kids-friendly em estabelecimentos.

 

Roberta Guimarães de SouzaRepresentante: Roberta Guimarães – Serra (ES)

Ideia SGB Lab: Imagine hospedar-se com índios na Bahia ou pescar com ribeirinhos na Amazônia? São exemplos do “turismo de imersão”, um convite ao mergulho nas culturas visitadas. Através de uma plataforma virtual, conectamos guias locais aos viajantes que desejem viver experiências diferenciadas ou de nicho.

 

ODS #9 INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

 

Daniel CardosoRepresentante: Daniel Cardoso – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: É uma plataforma online que conecta pessoas, organizações e poderes públicos para a construção de cidades melhores e mais humanas. Nossa tecnologia integra ferramentas de redes sociais corporativas a mapas online, criando o ambiente ideal para a gestão colaborativa das cidades e comunidades.

 

Representante: Henrique Laino – São Paulo (SP)Henrique Krigner Laino

Ideia SGB Lab: Ajudar jovens eleitores a entenderem os dados públicos como ferramenta importante para assegurar sua participação no processo de tomada de decisão e funcionamento da cidade. Usaremos tecnologia já adotadas por este público para se aproximar dele, transformando dados em informação relevante.

 

Representante:  Vitor Rodrigues – Porto Alegre (RS)

Vitor Hugo Bruxel RodriguesIdeia SGB Lab: O Go Good acompanha a rotina de atividade física dos colaboradores e os recompensa com créditos que são destinados para projetos sociais de sua escolha e de suas empresas. Incentivamos pessoas a se exercitar e fazer o bem, tornando as empresas mais produtivas e responsáveis sem aumento de custos.

 

ODS #10 REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

 

Carolina Becker PeçanhaRepresentante: Carolina Becker – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: O Programa de Interação Social com Imigrantes pretende oferecer ações pontuais como feiras gastronômicas e ações continuadas, como cursos de português pagos pelos contratantes dos haitianos e dos sírios e cursos de dança, culinária, língua estrangeira ministrados pelos imigrantes para brasileiros.

 

Bruno José da Silva BatistaRepresentante: Bruno Batista – Dourados (MS)

Ideia SGB Lab:  O Guim é uma app ligada a uma plataforma de interpretes LIBRAS. Empresas, principalmente pequenas e médias, tem dificuldade ao vender para esse grupo por não terem interpretes. O Guim buscará mudar esse paradigma, tornando atendimentos mais acessíveis com interpretes LIBRAS atuando via app.

 

Francisco Elvis Alves RochaRepresentante: Francisco Rocha – Fortaleza (CE)

Ideia SGB Lab: Olhares Daqui pra nós é uma iniciativa social que realiza intervenções comunitárias utilizando como ferramentas o cinema, novas mídias e tecnologias sociais, para promover o empoderando de jovens artistas de bairro periféricos, a fim de gerar a reflexão que a história de sua comunidade é construída.

 

Matheus Ian de OliveiraRepresentante: Matheus de Oliveira – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: Iniciativa que visa mobilizar ativos, fomentar o trabalho em rede das ONGs e otimizar as doações às instituições cadastradas, de forma efetiva e inteligente, a fim de caracterizar a prática do Investimento Social Privado em Florianópolis e promover trabalho e causas apoiadas por estas organizações.

 

Sandro Vieira WiggersRepresentante: Sandro Wiggers – Joinville (SC)

Ideia SGB Lab: A Listen é uma plataforma mobile de baixo custo que faz teste audiométrico no usuário, identifica a sua perda auditiva e, automaticamente, adequa o áudio emitido pelo dispositivo ao seu nível de perda de audição, entregando ao público-alvo inclusão social, digital e melhor qualidade de vida.

 

Sansara Buriti Rufino de Souza LangdonRepresentante: Sansara Buriti – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: Transborda é uma plataforma digital brasileira sobre cultura e imigração contemporânea. Uma rede de correspondentes imigrantes produz conteúdo em vídeo, texto, áudio e foto, com o objetivo de quebrar esteriótipos e promover intercâmbio cultural. O público viabiliza o projeto.

 

Taís Beserra GarciaRepresentante: Taís Garcia – Jundiaí (SP)

Ideia SGB Lab: Informar, gerar conteúdo e aproximar a classe baixa do turismo através de um portal mobile: destinos, ensinar a viajar, vender online excursões, área restrita para controle dos organizadores, clube de viagem com facilidade de pagamento. Início em Jundiaí com notícias locais para atrair interesse.

 

 

ODS #11 CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

 

Caroline LuizRepresentante: Caroline Luiz – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: Desenvolver uma plataforma Web e aplicativo com informações sobre o controle sustentável de doenças agrícolas e prestar serviço de consultoria fitossanitária para o agricultor. Assim, pretendemos reduzir a aplicação de agrotóxicos e melhorar a qualidade do alimento para o consumidor final.

 

José de Mendonça Furtado NetoRepresentante: José de Mendonça – Campinas (SP)

Ideia SGB Lab: Rumo ao Zero é uma plataforma multi-usuário, parte do Programa Bairro Lixo Zero. Focada na comunidade local, sua base de dados geolocalizada facilita a comunicação, a sensibilização e educação, a circulação de informação e conhecimento, e novos negócios criativos e sustentáveis.

 

Maiquel Douglas SilveiraRepresentante: Maiquel Silveira – Marau (RS)

Ideia SGB Lab: A minha iniciativa vai oferecer acesso a projetos arquitetônicos de qualidade as pessoas de baixa renda, fazendo isso através de aplicativo com geolocalização levando o usuário a profissional mais próximo. Democratizando a arquitetura, tornado as habitações mais seguras e o uso de recurso mais racional.

 

Marcela Jendiroba BittencourtRepresentante: Marcela Bittencourt – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: Plataforma que conecta locatários e proprietários de locações informais, aumentando a segurança, dando mais estrutura, democratizando e facilitando o acesso a informações referentes ao processo de locação, proprietário e imóvel, criando um sistema de cheque de reputação e credibilidade das partes.

 

Victor CarneiroRepresentante: Victor Carneiro – Brasília (DF)

Ideia SGB Lab: A MobMilhas é um programa de benefícios para usuários de transportes coletivos, que visa converter o deslocamento realizado em ônibus ou metrô em pontos, a serem trocados na aquisição de produtos e serviços, promovendo a inclusão social e contribuindo para a melhoria na mobilidade urbana.

 

 

ODS #12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

 

Adriana RossaRepresentante: Adriana Rossa – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: A Closetnanet cria oportunidades para você ganhar dinheiro e contribuir com obras sociais. Na plataforma Closetnanet você vende, compra, aluga e/ou doa roupas, calcados e acessórios (novos, usados ou customizados) incentivando o consumo sustentável.

 

 

Bruna Charifker VogelRepresentante: Bruna Charifker – São Paulo (SP)

Ideia SGB Lab: Contribuir para um maior e melhor reaproveitamento dos resíduos têxteis gerados pelas indústrias de pequeno porte de São Paulo. Ajudar a conectar, fortalecer, incentivar e multiplicar o eosistema de projetos e negócios sociais. Aproximar esse dois polos e mostrar o que de fato é feito com o resíduo.

 

Miguel Harinton Leiria NetoRepresentante: Miguel Leiria – Joinville (SC)

Ideia SGB Lab: A iniciativa consiste no desenvolvimento de um aplicativo que contemple receitas gastronômicas, dicas e orientações em relação ao consumo responsável e ao combate ao desperdício de alimentos. A intenção é de somar as experiências já vivenciadas no Projeto Sabor de Sobra e ampliá-las por meio digital.

 

Paula Ferreira LeiteRepresentante: Paula Ferreira – São Paulo (SP)

Ideia SGB Lab: Somos uma rede de relacionamento e mapeamento colaborativo de produtos e serviços sustentáveis, que empodera indivíduos na participação ativa da construção de uma nova forma de consumo.

 

 

 

Versão 2Representante: Paulo Lamim – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: A Novo Status é uma solução web altamente escalável, que ajuda pessoas a encontrarem um estilo de vida orientado por propósito e valores, visando a tomada de decisões de consumo mais conscientes, e a conexão e compartilhamento de histórias de vida cheias de realização e em harmonia com a natureza.

 

Taiana Messias VanzellottiRepresentante: Taiana Vanzellotti – Porto Alegre (RS)

Ideia SGB Lab: Plataforma e aplicativo interativos para Consumo Consciente com método de avaliação de ciclo de vida que considera impacto social e ambiental e posicionamento da empresa, mais blog informativo para dividir experiências de uso do produto e um e-commerce para produtos sustentáveis.

 

ODS #15 VIDA SOBRE A TERRA

 

Joaquín Páez Rivero

Representante: Joaquín Páez – Rio de Janeiro (RJ)

Ideia SGB Lab: NossaUC.com é uma plataforma online que viabilizará a gestão de UCs de forma colaborativa facilitando a captação recursos e a burocracia para agilizar o trabalho de ONGs, grupos de pesquisa ou coletivos que tenham como objetivo melhorar as condições socioambientais das UCs.

 

 

ODS #16 PAZ E JUSTIÇA

Ana Letícia KnuthRepresentante: Ana Letícia Knuth – Gaspar (SC)

Ideia SGB Lab: O aplicativo objetiva auxiliar os eleitores quanto à escolha de seus candidatos por meio da comparação de suas respostas para questões “chaves”. A correlação entre as respostas resultará um ranking de afinidade com os candidatos, apontando quais se aproximam mais das ideias e opiniões do eleitor.


Bárbara Silva DinizRepresentante:
Bárbara Diniz – Brasília (DF)

Ideia SGB Lab: Projeto que fomenta práticas de democratização da escola por meio de formação de mediadores sociais na comunidade escolar; instituição de núcleo de mediação de conflitos; mapeamento da rede psicossocial, de proteção e comunitária local e sua aproximação à escola e à comunidade e animação social.

 

Bruno Lemos GuerraRepresentante: Bruno Lemos – São Paulo (SP)

Ideia SGB Lab: Levamos advogados particulares especialistas de qualidade a pessoas carentes, usando financiamento coletivo para custear as causas. Assim, damos uma defesa real à pessoa carente, um cliente socialmente relevante ao advogado e uma maneira simples, fácil e não onerosa para pessoas que querem ajudar.

 

Rodrigo Dias JavornikRepresentante: Rodrigo Dias Javornik – São José (SC)

Ideia SGB Lab: Milk Box é um sistema de monitoramento colaborativo de pessoas. Com ele você pode compartilhar seus trajetos com familiares e informa-los se está tudo bem. No caso de um desaparecimento contamos com uma rede de amigos e familiares para ajudar a encontra-lo.

 

Rodrigo-Dias-JavornikRepresentante: Gianluca Tillmann Moser – Florianópolis (SC)

Ideia SGB Lab: O projeto irá emitir pareceres sobre PL’s que tramitam na ALESC. Cada parecer passará por avaliação objetiva e serão emitidos por estudantes e professores. Uma vez que todos os pareceres de um Projeto de Lei estejam completos, serão disponibilizados em um site para o apreço da população.

Fique #deolhonolab e não perca as cenas dos próximos capítulos: bit.ly/deolhonolab

 

 

 

 

 


Comentários


Você poderá gostar também de...