Blog

22
nov

Festival SGB: mutirão reúne voluntários e parceiros na comunidade Saco Grande

Por: Ana Paula Santos

O Conselho de Moradores do bairro Saco Grande fica ao lado da casa do SGB – Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis. A COMOSG é uma referência para a comunidade local, atende 235 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com oficinas e apoio pedagógico no contra-turno escolar. São desenvolvidas atividades ligadas a esporte música e cidadania.

_MG_1192

Em 2016, no Festival Social Good Brasil, foi a primeira vez que conseguimos reunir tanta gente boa num lugar só para colocar a mão na massa num mutirão pra deixar algo especial para a comunidade. Em parceria com as super organizações Atados, Brotei, Manobras do Bem e Armário Coletivo, conseguimos reunir cerca de 60 pessoas que participaram ativamente da ação.

Antes do Festival, foram identificadas algumas necessidades de melhoria para o espaço do COMOSG e a partir desta demanda muitos materiais foram mobilizados previamente e durante o mutirão pela Atados, organizações parceiras e participantes da ação.

O resultado do mutirão foi a revitalização do parquinho das crianças, construção de móveis para a praça do COMOSG, implementação de uma horta, pintura da fachada e grafite em uma das paredes, intervenção com grafite na pista de skate, corte da grama e limpeza do terreno. 

Talyta Bastos já havia participado do Seminário em 2015 mas foi no Festival que ela se envolveu pela 1ª vez numa ação voluntária na comunidade. Ela via o bairro no caminho de casa todos os dias, mas não se dava conta do que havia lá. “Participar da ação fez com que eu tivesse um novo olhar para o voluntariado e a importância com o próximo. Foi muito legal fazer parte da mudança do bairro. Seja pintando a sede, construindo a horta ou revitalizando o parquinho, poder transformar algo que pra eles demora tanto foi engrandecedor. E conhecer pessoas de diferentes cidades também agrega novas experiências”, conta.

_MG_0037

Além dos organizadores, também tivemos o apoio de Weber Pinturas, Colégio Guroo, ACIC, Sítio Florbela, Comcap, TV Vento Sul, Meu copo eco, Red Bull Amaphiko, além de pessoas que ajudaram com algumas doações dos materiais.

O mutirão foi parte do Festival SGB, realizado no dia 05/11. Participaram da ação os inscritos para a atividade, voluntários mobilizados pelos parceiros, pessoas da comunidade do Saco Grande, adolescentes e crianças atendidos pelo COMOSG.

Agradecemos de coração a todos que participaram! Vocês fizeram a diferença. <3 Confira abaixo algumas fotos!

_MG_1041
_MG_0122
_MG_0031
_MG_1070
_MG_1108
_MG_0069
_MG_1173
_MG_1138

Comentários


Você poderá gostar também de...