Blog

17
jun

#DeolhonoLab: Encontro #Sejoga é pura mão na massa

Por: Bibiana Beck

Os 50 labbers selecionados para a quarta edição do SGB Lab se reuniram no primeiro encontro presencial (não lembra quem são? Espia aqui!). Entre os dias 9 e 12 de junho, vindos de 13 estados diferentes, eles venceram o frio de Santa Catarina e deram os primeiros passos para tirar seus projetos de impacto social do papel.

O encontro aconteceu na Cidade Pedra Branca. Foram 4 dias intensos de muita mão na massa e conexão, mergulhando na metodologia de Design Thinking, com o incrível facilitador Edgar Stuber. Equipando-se de ferramentas como persona, diagrama de afinidades, ideação e mapa de empatia, os labbers foram pra rua para um aprendizado na prática! Você pode aprender um pouco mais sobre essas super ferramentas empreendedoras aqui, se inspira no Lab pra tirar seu projeto do papel também!

lab2016

 

Foram feitas visitas em ONGs em comunidades da Palhoça, nos bairros de Frei Damião, Brejaru e Ponte do Imaruim. O objetivo foi, a partir da realidade encontrada, explorar esses conhecimentos na prototipação de soluções que eles apresentariam aos gestores das ONGs. 

Chegado o momento do Pitch, foi a hora de sintetizar tudo que eles haviam vivenciado até então para contribuir para resolver os problemas identificados. As apresentações foram recebidas positivamente pelos gestores, que se entenderam enquanto agentes que enfrentam problemas similares e buscam soluções comuns.

lab2016-2
As vivências puxaram bastante o lado humano e a integração entre os labbers, focando justamente na paixão dessas pessoas por trás das iniciativas. Cada labber pôde também, expor sua ideia em uma cartolina, recebendo feedbacks dos outros participantes ao longo do encontro, incentivando a cooperação e o amadurecimento dessa galera empreendedora.

No último dia, os labbers foram separados em grupos de afinidades, para que pudessem se reconhecer em suas jornadas e colaborar entre si, propor novas ideias para melhor aplicar os conhecimentos às iniciativas, refinando e amadurecendo o entendimento sobre o impacto que gostariam de causar.

 

lab20162

 

Depois de uma imersão de conhecimento, práticas e vivências, é hora de voltar e trabalhar toda essa energia inovadora. E nada melhor que um D-E-S-A-F-I-O para isso! A atividade consiste em desenvolver e aprofundar o entendimento dos próprios labbers sobre como sua iniciativa vai trabalhar no mundo e deve ser entregue dia 03 de Julho. Eles têm muito o que pensar e fazer, novos stakeholders para entrevistar, metodologias para aplicar e poder voltar a campo para refinar o protótipo. 

Em agosto, os times voltam para encarar o próximo passo dessa jornada e a gente não vê a hora de ver o crescimento dessa rede de labbers! Faltam 2 meses ainda, mas já da para ficar por dentro do que vai acontecer no segundo e no terceiro encontro presencial.

Perdeu os Snaps no #deolhonolab? Vale conferir o vídeo feito por nossa querida voluntária Bruna Neto, para sentir um pouquinho de como foi o primeiro encontro presencial. Fica de olho daqui pra frente, que ainda tem muito mais!


Comentários


Você poderá gostar também de...