Blog

24
nov

Um Festival sustentável

Por: Ana Paula Santos

Um evento do porte do Festival SGB pode gerar impactos ambientais negativos. Pensando nisso, fizemos uma parceria com a Empresa Junior de Engenharia Sanitária e Ambiental (EJESAM) para desenvolver ações sustentáveis que pudessem minimizar esse passivo. Também contamos com a parcerias da Brotei e do  Meu Copo Eco.

Antes do evento, foi realizada uma campanha nas redes sociais incentivando o uso de transporte coletivo e caronas. 

Já no Festival, todos os participantes receberam um copo Eco, o evento não usou copos descartáveis.

FW__0424

Também teve o gerenciamento de resíduos: entrega de cartilha e orientação presencial para o pessoal da limpeza e fornecedores de alimentos e uso de lixeiras espalhadas e sinalizadas para separação correta dos resíduos do evento. Durante os 2 dias de evento, foram gerados 104,80 kg de resíduos, sendo 48,90 kg de recicláveis, 46,10 kg de rejeitos e 9,80 kg de orgânicos compostáveis. 

Os resíduos recicláveis foram para a Associação de Catadores Recicla Floripa, localizado no alto da Caieira. Já os resíduos orgânicos foram para a compostagem através da vermicompostagem (compostagem por minhocas) com o apoio da Brotei. E os rejeitos foram para o aterro sanitário de Biguaçu.

FW__0434

Para a neutralização de gases de efeito estufa, foi feito um inventário com a apuração da quantidade emitida em toda a cadeia do evento, em um raio de 100km, nos aspectos de energia e resíduos. Confira um vídeo feito pela EJESAM explicando um pouco sobre a ação.

As emissões foram compensadas no dia 19 de novembro por meio do plantio de mudas de árvores nativas em uma Unidade de Conservação no município de Florianópolis, localizada no Parque do Morro da Cruz. A ação só aconteceu graças a uma parceria com o Primavera Garden, que fez a doação de: 10 guaritás; 10 ingás mirim; 10 ipês amarelos; 10 ipês brancos; 10 araçás amarelos e 10 pitangas.

WhatsApp Image 2016-11-19 at 12.58.48 (1)
WhatsApp Image 2016-11-19 at 12.56.06

Gostou das iniciativas sustentáveis? A EJESAM, por exemplo, além de tornar eventos mais sustentáveis também trabalha com Projetos de Captação da água da chuva, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Tratamento de Efluente. Confira as páginas das empresas envolvidas para conhecê-las melhor. 😉


Comentários


Você poderá gostar também de...