Blog

20
abr

5 problemas globais e como você pode tirar proveito deles

Por: Ilana Cardial

*Por Grant Schreiber

Estamos no meio de uma mudança sísmica de como organizamos nossas sociedades, administramos nossos negócios e vivemos as nossas vidas. Se vamos ou não nos beneficiar desta mudança é você quem decide.

Você pode transformar a quantidade de riscos interconectados que enfrentamos em oportunidades. Junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Global Opportunity Report anual destaca passos concretos para alcançar as aspirações globais para um mundo sustentável e resiliente. Abaixo, estão 15 soluções para cinco dos problemas mais urgentes que nós enfrentamos agora, além de ideias sobre como você pode começar um novo negócio a partir deles.

 

Problema: Perda de biodiversidade do Oceano

Mares descontrolados – a maioria dos mares altos é território comum. Ninguém o possui e ninguém o protege. Três bilhões de pessoas dependem de proteínas de peixe, mas a biodiversidade do oceano global está sofrendo devido à poluição da terra e do mar.

Oportunidades:

Fechando o ciclo – Fechar o ciclo é uma chance para parar de alimentar em excesso os nutrientes marítimos que estão matando os oceanos lentamente, além de ser uma oportunidade para reutilizar e reciclar recursos valiosos. É a economia circular do oceano.

Economia de oceano regenerativa – Desenvolver maneiras de usar os oceanos que apoiem a biodiversidade é uma oportunidade para criar resiliência e valor a longo prazo para a sociedade e os negócios.

Oceano inteligente – Os oceanos do mundo são a última fronteira desconhecida, que está caindo lentamente para que se tornem oceanos inteligentes, isso nos permitirá fazer as escolhas certas para o desenvolvimento sustentável no espaço oceânico.

Problema: Resistência à medicina que salva vidas

Estamos entrando em uma era pós-antibiótica — onde infecções comuns e lesões menores podem matar pessoas porque os remédios não funcionam mais. Os antibióticos estão na carne que comemos, em nossa água potável e é usado em excesso pelos médicos. Basicamente, está em todos os lugares.

Oportunidades:

Os alimentos sem antibióticos – Embora ainda seja um nicho no mercado de alimentos, o aumento da consciência dos consumidores está pavimentando o caminho para um mercado crescente na comida sem antibióticos.

Modelo de negócio novo para antibióticos – Uma mistura de abordagens inovadoras para pesquisa e desenvolvimento, novas formas de mecanismo de financiamento e ferramentas reguladoras podem ajudar a trazer antibióticos novos para o mercado. Esse é um modelo de negócio totalmente novo.

Tratamento de precisão – Novas ferramentas de diagnóstico podem ajudar médicos prescrever antibióticos de espectro estreito, que só atacam as bactérias ruins. O diagnóstico feito com mais rigor dá suporte para um tratamento de precisão, que diminua o uso excessivo de antibióticos.

Problema: Emissões de transportes

Sete a cada oito cidadãos que vivem nas cidades respiram o ar que não satisfaz os níveis seguros da OMS (Organização Mundial da Saúde). O transporte é o principal culpado, entretanto, as sociedades precisam da mobilidade de pessoas e mercadorias para funcionar e desenvolver.

Oportunidades:

Mobilidade flexível – Um sistema de transporte flexível proporciona opções quanto a tempo de viagem, formas de transporte e provedores de serviços. Hoje o transporte diário de muitas pessoas estão determinadas por investimentos anteriores – por exemplo, o carro.

Transporte público – A economia de transporte colaborativo é uma oportunidade para pegar carona e transportar coisas juntos, o que irá reduzir o congestionamento e a poluição do ar pelas emissões.

Cidades com menos transporte – Imagine viver em uma cidade onde todas as suas atividades podem ser feitas à pé, de bicicleta ou com um sistema de transportes bem conectado. Uma cidade com menos transporte é esse lugar.

Problema: Uma geração desperdiçada

Os jovens de mundo estão ingressando nas fileiras dos desempregados. Cerca de um quarto da juventude do planeta não está nem trabalhando, nem estudando. O crescimento do desemprego é uma realidade global para a próxima geração.

Oportunidades:

Empresários do futuro – O pensamento convencional vê o empreendedorismo como uma alternativa para o mundo do corporativismo convencional, mas reunir os dois mundos através de incubadoras de empresas é uma oportunidade para o aumento de empregos.

Mercado de trabalho digital – Oportunidade e talento não estão distribuídos uniformemente. A tecnologia digital pode trazer empregos para jovens marginalizados nos lugares mais remotos do mundo.

Fechar a lacuna de competências – Educação flexível é essencial para um mercado de trabalho que está em processo de mudança, dando aos jovens a capacidade para aprender habilidades gerais ou como aprender mais quando necessário.

Problema: Crise de alimento global

Hoje há comida suficiente para todos no planeta, mas 795 milhões de pessoas ainda vão para a cama com fome todos os dias. De 30 a 50% de toda produção de alimentos nunca atinge um estômago humano. Em 2050, o mundo terá que alimentar nove bilhões de pessoas – em um mundo mais quente e com rendimentos mais baixos.

Oportunidades

Dietas novas – Uma transição de dieta global que inclui colocar mais produtos locais e maior variedade de proteínas em nossos pratos é uma oportunidade para colocar as pessoas, o planeta e a nossa prosperidade comum em uma vida saudável.

Agricultura inteligente – Vasta disseminação de instrumentos tecnológicos avançados por um preço acessível significa que, tanto os grandes, quanto os pequenos agricultores têm ferramentas novas e precisas para produzir mais com menos.

Reduzir o desperdício de alimentos – Das nossas fazendas às mesas de jantar, boa parte da comida que colhemos jamais é comida. Reduzir o desperdício de comida é uma oportunidade para inovar ao longo da cadeia de valores.

Este resumo é do Global Opportunity Network 2016.

*Texto publicado originalmente no Real Leaders.


Comentários


Você poderá gostar também de...