Blog

24
out

Consuma mais: mais inteligente, mais consciente, mais compartilhado

Por: Ilana Cardial

A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a Terra é capaz de renovar. Se mantivermos esse padrão de consumo, em menos de 50 anos precisaremos de quase dois planetas para nos acompanhar nesse estilo de vida, conforme aponta a WWF, uma das maiores organizações ambientais independentes. Precisamos mudar nosso comportamento para preservar a existência do planeta em que vivemos.

Um passo para contribuirmos com a sustentabilidade da Terra é através do consumo consciente. Nós causamos impacto no meio-ambiente a todo o tempo. Como o nome já diz, a proposta dessa maneira alternativa de consumo é ter consciência das consequências de nossas ações. Assim, conseguiremos agir a fim de aumentar os impactos positivos e reduzir os negativos.

Mudar a forma de consumo não significa parar de ter acesso aos produtos, mas sim valorizar trocas, reutilizar e repensar quantidades. Será que você precisa mesmo de 2 microondas? E essas todas essas camisetas paradas no guarda-roupa?

A economia colaborativa vem com tudo para a ampliar a ideia do consumo consciente. Algumas de suas vantagens são:

1.Utilizar seus produtos por mais tempo, aumentando sua vida útil

2.Poupar o uso de recursos naturais na produção de novos itens

3.Economizar dinheiro, afinal produtos usados são mais baratos 😉

via GIPHY

Para aproximar nossa rede desse debate e ajudar a criar uma maior consciência em relação aos hábitos de consumo, valorizando a prática colaborativa, a OLX está com a gente como parceiro prata no Festival SGB. A empresa é responsável por uma plataforma online de venda e troca de produtos que conta com cerca de 2 milhões de vendas por mês.

Além disso, contaremos com a presença do Diretor de Marketing e Customer Service da OLX, Pupo Neto, no nosso Festival! O bate-papo acontece na roda de conversa “Consuma mais: mais inteligente, mais consciente, mais compartilhado”.

Qual sua marca no mundo?

Para saber a quantidade de recursos naturais necessários para o seu estilo de vida, foi criada a Calculadora da Pegada Ecológica. Como é sua alimentação? E seu meio de transporte? A energia da sua casa é de fonte renovável? Reflita sobre isso e descubra sua pegada!

Descubra seu papel neste cenário de transformação: Compartilhe, colabore e crie o futuro!

Para saber mais sobre consumo consciente e economia colaborativa, participe do Festival SGB nos dias 27 e 28 de outubro em Floripa. Inscreva-se já!


Comentários


Você poderá gostar também de...