12
maio

Da vontade de mudança à transformação: o caminho do protagonista

Passamos muito tempo do nosso dia vendo e ouvindo  histórias. No instagram, os amigos parecem estar com as vidas perfeitas. buscando seu propósito alinhado com gestão de tempo e financeira as web-celebridades que ganham estimulando mudanças de comportamento. Nos vídeos, assistimos a vários TED Talks e nos emocionamos com as narrativas de superação e comportamento inovador.

pequenos1

Nos sentimos próximos de quem está ali compartilhando um pouco de suas vidas conosco, nos emocionamos com suas conquistas, invejamos as pessoas pela sua genialidade aparente.  Ficamos com aquele sentimento de: e eu? O que eu tenho feito para transformar meu cotidiano? Por que é tão difícil sair do lugar?

É sempre bom colocarmos nas nossas mentes que cada mudança, mesmo que pequena, gera um impacto significativo a longo prazo. Precisamos, primeiramente, tomar consciência de que nós somos responsáveis por nossa ações e, por assim dizer, protagonistas das decisões que tomamos.

Ou seja, você não precisa definitivamente parar de comprar roupas para não estimular o trabalho escravo, mas sim procurar informações sobre o que consome.  A indústria da moda é a segunda que mais polui no mundo, atrás apenas da petrolífera. Então por que não dar preferência às pequenas confecções locais e divulgar para sua rede as boas opções que encontrar. Com certeza, você não será a única pessoa buscando opções mais sustentáveis de vestuário na sua cidade.

Se o que você precisa é de inspirações, busque relatos reais de quem começou aos poucos. Esta pode ser a faísca necessária para parar a procrastinação e começar um novo projeto.

Procure fazer o exercício de constantemente avaliar como está sua saúde física e mental, nossas relações com amigos, família, colegas de trabalho e com o ambiente onde vivemos. É necessário olhar para dentro e para fora, perceber o que pode e deve ser mudado para melhorar.

E quando você encontrar pontos que precisam ser melhorados em você, nas suas relações com outras pessoas ou com sua cidade, não desanime! Apenas reclamar é um comportamento tóxico que não vai te ajudar em nada. Com calma, é preciso desconstruir e analisar: por que não está certo? O que depende exclusivamente de mim? O que preciso e posso melhorar com outras pessoas?

pequenos3

Também não é preciso esperar que algo dê errado para começar pensar diferente. Grandes inovações começam quando alguém consegue olhar diferente para algo que era feito da mesma maneira há anos. Viajar, ler, ou explorar lugares diferentes da sua própria cidade podem ser uma boa maneira de renovar o olhar.

Lembre-se ainda que comunicação é fundamental: procure ter clareza quando explica seus problemas para os outros,  e também se esforce para entender as demandas deles. Uma boa comunicação funciona como peça chave para ser protagonista, liderar projetos e reunir boas pessoas perto de você!

Se estamos em um bom equilíbrio entre todas essas variáveis, nossa maneira de encarar os problemas da vida também será mais sensata e equilibrada. Encarar que nada é definitivo e que mudanças significam a vida acontecendo em seu ritmo natural. Assim, ao invés de olhar para um problema e ver uma adversidade, você pode ver uma tela em branco, pronta para ser preenchida com novas formas, contornos e nuances que vão enriquecer e valorizar o ambiente onde você vive. Isso é inovar e crescer!

Durante este texto, falamos muitas vezes a palavra você. Não é falta de edição, não. É porque acreditamos que você, como indivíduo, tem um enorme poder de mudar e impactar a nossa sociedade. Você pode ser protagonista de coisas incríveis. Já pensou nisso?

Faça parte da Aceleradora de Protagonismo Social do SGB

 


Comentários