Blog

26
out

Ilha da Inovação: Florianópolis ganha laboratório inédito para uso de dados e tecnologias exponenciais em iniciativas sociais

Por: Cintya

Lançamento será durante o festival Social Good Brasil, que abre com painel de Andrew Means, que vai falar como os dados podem ajudar a resolver problemas da sociedade

Em 2018 Florianópolis vai contar com um laboratório inédito no país para uso de dados e tecnologias exponenciais para solução de problemas da sociedade. O lançamento da iniciativa será durante o Festival Social Good Brasil, que acontece na sexta (27) e sábado (28), no Centro de Inovação ACATE Primavera.

A inspiração é o projeto Data for Good, idealizado pelo norte-americano Andrew Means. O movimento funciona como uma comunidade global composta por centenas de profissionais ligados a projetos sociais que estudam e aplicam dados públicos em projetos de impacto em suas comunidades.

Andrew-Means-ed

Andrew fará o painel de abertura do Social Good Brasil e vai mostrar como decidiu investir em usar dados e sua expertise para solucionar problemas históricos da sociedade como por exemplo o tráfico de pessoas no mundo. Andrew também organiza conferências de Data for Good, a principal delas na Universidade de Stanford no Vale do Silício. 

Lost Without Data from Data Analysts for Social Good on Vimeo.

Ele é apaixonado por aumentar a eficiência e a efetividade do trabalho social, e tem usado o estudo de dados para isso. Acredita que nosso mundo tem cada vez mais problemas sérios — e menos tempo e dinheiro disponíveis para resolvê-los — e por isso precisamos de novas ferramentas e muita gente conectada e interessada em causar impacto social.

O laboratório de dados e tecnologias exponenciais para inovação social em Florianópolis será operacionalizado pelo Social Good Brasil e terá parceiros multinacionais como IBM e SAP, a empresa catarinense de big data Neoway,  a Resultados Digitais, a incubadora de educação em tecnologia Exosphere e a Data Science Brigade, que atua com soluções de análise de dados e machine learning.  “Cada vez mais Florianópolis se destaca como a capital da inovação social”, afirma Fernanda Bornhausen Sá, presidente voluntária do Social Good Brasil.

Acompanhe online o painel do Andrew e toda a a programação do evento!


Comentários


Você poderá gostar também de...