Como funciona


 
 

O Social Good Brasil está atento ao pedido dos mais de 26 milhões de jovens brasileiros que buscam fazer algo pelo coletivo no dia-dia que esteja alinhado a um propósito maior e impacto social mas que não sabem por onde começar ou ter ações concretas.*

 

*Dados: Box 1824 O Sonho Brasileiro e O Sonho Brasileiro na Política.

Nesse contexto nasce um programa inédito no Brasil, uma Aceleradora de Protagonismo Social, inspirada em aceleradoras de negócios e modelos de inovação, mas com foco nas pessoas como protagonistas para desenvolver seu potencial humano e criativo.

O QUE É O AGENTE SGB?

É uma Aceleradora de Protagonismo Social, inspirada em aceleradoras de negócios e modelos de inovação, mas com foco nas pessoas como protagonistas para o compartilhamento, colaboração e criação de iniciativas sociais por todo o Brasil.

OBJETIVO

Sensibilizar e aumentar o engajamento dessa nova geração na transformação social para contribuir com os objetivos globais (www.globalgoals.org/pt/) de erradicação da pobreza, de combate a desigualdade, injustiça e de contenção das mudanças climáticas.

FORMATO

O Programa ASGB será realizado uma parte online e outra presencial, terá duas edições por ano (uma no 1 e outra no 2 semestre), com duração de 8 semanas cada, incluindo conteúdos sobre as principais tendências de inovação social existentes e experiências práticas de mão na massa em causas sociais que vão inspirar e transferir de forma original e disruptiva algumas das tendências que estão mudando a forma de criar impacto social no mundo.

Serão realizados 2 encontros presenciais (no início e no fim do programa) organizados pelos Fellows SGB em suas cidades, onde cada núcleo poderá receber em média 20 Agentes SGB.

* As datas oficiais das edições serão lançadas em breve

PILARES
pilares

* Todas as iniciativas apoiadas ou criadas serão categorizadas entre os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), permitindo ser visível a contribuição dos agentes para tais objetivos globais.

FORMAÇÃO

O Agente Social Good Brasil trará uma soma das duas possibilidades de relacionamento com o público:

ONLINE

O canal online permitirá o acesso, democratização, criação, escala e ampliação das diferentes vozes criando um ambiente (Plataforma EAD) para a troca de conhecimento sobre o campo social, as tecnologias e as diferentes possibilidades de atuação nesse campo. Como? com curadoria de conteúdos em diferentes formatos, espaço para interação e troca, bate papo com referências na área sobre os principais temas de negócios sociais, nova economia, liderança inovadora e formas de engajamento com o propósito de proporcionar mais clareza, skills, ferramentas e conhecimento sobre inovação social.

PRESENCIAL

Os encontros presenciais de abertura e encerramento do programa promovem uma conexão mais profunda entre as pessoas, fortalecendo os relacionamentos, a troca e o sentimento de pertencimento e de grupo, possibilitando os participantes criarem uma rede de apoio mútuo, colaboração e cocriação e aumentando a proposta de valor do projeto como um todo.

Já a experiência prática de mão na massa será focada em formas inovadoras e de alto impacto de atuação social, oportunizando criar ou apoiar iniciativas de impacto social, como por exemplo, criar microrrevoluções na sua cidade ou intervenções urbanas por meio de mutirões ou flashmobs, ser voluntário ou mentor de iniciativas sociais existentes, como ONGs, movimentos ou coletivos. A atuação é feita em equipes, os resultados são compartilhados e o feedback entre os participantes faz parte da metodologia.

Se interessou?

 Então deixe seu contato para a gente te manter informado sobre TUDO o que vai rolar no Agente Social Good Brasil o/