Aprenda a usar dados para tomar melhores decisões

Você sabe como você toma decisões e quais motivos te levam a escolher um determinado caminho? Mesmo sem perceber, estamos o tempo todo tomando decisões: que roupa usar num dia chuvoso, que foto curtir, em que mês fazer a festa de casamento. Grandes ou pequenas, essas escolhas são feitas continuamente por dois ritmos no nosso cérebro, que se alternam conforme a complexidade do dilema. 

Antes, vamos entender o que é uma tomada de decisão: é qualquer situação que você tenha que escolher entre duas ou mais opções para executar alguma ação. Pode ser desde coisas simples, como decidir qual roupa vestir, quanto mais complexas, como aquelas que envolvem nosso futuro profissional, por exemplo. 

O livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, escrito pelo Ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002, o psicólogo israelense Daniel Kahneman, diferencia os dois modos tomar decisões. O primeiro, quando o cérebro toma a decisão de forma automática e inconsciente, quase instantânea e sem pensar muito, é chamado de sistema 1. Já o sistema 2 é quando, antes de decidir, pensamos devagar, consciente, com esforço – por isso, geralmente está relacionado a decisões mais complexas.

Quando tomamos decisões de forma inconsciente, podemos cometer erros ou até mesmo agir com algum pré-julgamento. Mas tem como prestarmos atenção nas nossas decisões e escolhermos por processos sistemáticos de tomada de decisão – isso significa seguir algum método para que você possa saber o que está sendo levado em consideração quando você tem que fazer uma escolha.

Um desses métodos para tomar decisão de forma sistemática é a lógica analítica –  entender qual objetivo que está ligado à decisão que temos que tomar, quais perguntas devem ser feitas para alcançarmos esse objetivo e, principalmente, quais os dados necessários para responder as perguntas que levantamos. Assim, você deixa de tomar decisões com base no achismo e passa a ter a habilidade de tomar decisões orientadas por dados. 

Tomar decisões com base em dados nos ajuda não apenas a tomar melhores decisões na vida pessoal ou profissional, como também auxilia a resolver problemas complexos, ter mais assertividade e rapidez nas escolhas, além de minimizar riscos que possam trazer impacto negativo para nossa vida, para uma empresa ou para uma organização.

Como tomar boas decisões com base em dados:

No episódio 5 da série Habilidados, Rogério e Chai apresentam os dois processos decisórios que acontecem dentro de nós e nos mostram como tomar melhores decisões na vida pessoal e profissional. Assista e saiba mais:

O SGB criou uma ferramenta de autoavaliação de fluência em dados inédita no Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, você descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor no assunto. Ao finalizar, receberá por email uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem. Faça o teste clicando aqui

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Como o Big Data Analytics tem auxiliado empresas a analisar seus dados?
O que são as competências digitais e qual a importância nas empresas?
Eleições no Brasil: qual história os dados ajudam a contar?
Segurança de dados no dia a dia: saiba como se proteger

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support