Lab

Portfólio de inovações

Conheça os projetos participantes das edições anteriores do Social Good Brasil Lab.

  • Conectando Gerações
    Conectando Gerações

    A plataforma Conectando Gerações, idealizada por Mórris Litvak Jr., visa viabilizar a troca intergeracional entre as pessoas, aproximando voluntários de todas as idades a idosos lúcidos, através de conversas em tempo real via internet, promovendo a prevenção dos males da idade pela (re)inclusão social dos idosos e gerando trocas de experiências incríveis, de qualquer lugar!

  • Recomenda-ae
    Recomenda.ae

    Representado no Lab por Priscila Machado e Oberdan Bitencourt, o Recomenda.ae é uma plataforma que serve como canal de comunicação entre consumidores e prestadores de serviços, como diaristas, encanadores e eletricistas. Facilita que os profissionais sejam encontrados e aumentando a confiabilidade através da recomendação.

  • Alinha
    Alinha

    Degradantes, cruéis e análogas à escravidão são três características predominantes das condições de trabalho do setor têxtil. Profundamente incomodadas com esta realidade, eles se dedicam à criação da Alinha. A Alinha é uma plataforma de aceleração e match. Por meio de instituições parceiras aceleram oficinas de costura (formalização, infra estrutura, qualidade da peça costurada, microcrédito para novas máquinas), quando “maduras” tornam a oficina de costura visível e ideal para o mercado (confecções, fornecedores, marcas independentes e etc) contratá-las. Alinha foi o projeto vencedor do SGB Lab 2014 e é uma iniciativa de Monyse Almeida e Dariele Santos. O site ainda está em construção.

  • 100pepinos
    100pepinos

    100pepinos tem o propósito de aumentar a qualidade das reformas habitacionais que são feitas sob as formas de autogestão e autoconstrução. A forma de colaborar com isso é atuar com o ‘dono da casa’, que perde dinheiro, sofre com atrasos e se frustra com um processo que deveria ser muito positivo: ter a casa melhor e mais bonita. 100pepinos desenvolve conteúdo técnico descomplicado – uma forma de oferecer assistência técnica para quem está encarando uma reforma e não quer perder o sono. O projeto foi representado no Fabiana Dias Moreira e Kátia Sartorelli Veríssimo.

  • A-Banca
    A Banca

    A Banca é uma organização que usa a cultura hip-hop como forma de socialização, diversão e renda. A iniciativa representada por Kapoth MC no SGB Lab irá criar um espaço on-line, como uma rádio web, que fortaleça na rede uma programação construída coletivamente e com a temática do empreendedorismo juvenil, servindo para expandir o impacto social e divulgar as ações d’A Banca.

  • Audarium
    Audarium

    O Projeto Audarium, de Iuri Honda Ferreira e Michel Henrique Grahl, busca inovar no setor de produtos para a terceira idade, com foco na proteção e prevenção de acidentes. O primeiro produto desenvolvido foi o protótipo do Protetor de Fêmur e Bacia, cuja finalidade é prevenir fraturas na eventualidade de uma queda, além de promover maior independência e confiança para a pessoa idosa e sua família. Esse é o primeiro de vários projetos de aperfeiçoamento de produtos voltados para a terceira idade, focando na inserção de novas tecnologias, melhoria da qualidade e diminuição dos custos, que são elevados no mercado atual. O site da iniciativa ainda está em construção.

  • 943313_471749766239729_827662456_n-483x362
    BeGood

    O projeto de Priscila Morgante Bohlsen, Rafael Prada Tsukayama e Bruno Duarte é a primeira rede de crowdfunding do Brasil para quem não visa arrecadar dinheiro. E, sim, ajuda mútua! O que os move são pequenos projetos/ações e pessoas com causas relevantes para a sua própria comunidade. Cada usuário movimenta sua rede de amigos em torno de uma pequena ação através do BeGood. Desta forma desperta a vontade de ação social até mesmo em pessoas que nunca se imaginaram agentes sociais.

  • camaru
    Camaru Social

    A Camarú combina um modelo de negócio sustentável com a busca de impacto significativo, conectando pessoas através de pequenos empréstimos para impulsionar empreendedoras locais que farão a venda de um banheiro inovador e de baixo custo, atendendo um público de 7 milhões de brasileiros sem acesso a banheiro. Os usuários do banheiro serão capacitados com programas de saúde e manejo dos resíduos que serão tratados e comercializados pela Camarú, projeto de Rodrigo Silva Ferreira e Lucas Lucchesi.

  • casa-redencao
    Casa Redenção

    A Casa Redenção é o 1º Centro Integrado de Inovação Social da região metropolitana do Rio de Janeiro, em São Gonçalo. É um ambiente transdisciplinar, experimental e público para co-criação de soluções para problemas sociais estruturais da cidade. O projeto criado por Fellipe dos Anjos Pereira e Thiago Souza é uma agência de design, prototipação e implementação de experiências educacionais, culturais e empreendedoras aplicadas ao desenvolvimento comunitário e à resolução de problemas urbanos recorrentes. É um modelo de projeto social híbrido: escola de criatividade + living lab + social coworking.

  • circule
    Circulê

    Representado no SGB Lab por Maria Augusta Ribas e Paola Gulin, o Circulê é uma rede que dissemina leituras transformadoras, com 3 principais frentes de atuação: clube de assinatura de livros que transformam: uma assinatura mensal de livros indicados por diferentes curadores, junto com uma revistinha com informações complementares à leitura; eventos que inspiram a leitura: clubes de leitura, contações de história, rodas de leitura e outros eventos interativos; e pontos de Troca: para disseminar uma economia alternativa, temos pontos de troca de livros marcantes.

  • Doa-Nota
    Doanota

    Doanota é uma tecnologia desenvolvida para auxiliar as Organizações na arrecadação de recursos através do programa de Notas Fiscais Paulista. O diferencial é que os usuários não precisam mais digitar a nota, basta tirar uma foto do cupom fiscal e um sistema de inteligência virtual faz o reconhecimento dos dados, valida e integra com Secretaria da Fazenda. O projeto criado por Rogério da Rosa Fernandes torna a captação de cupons 70% mais rápida e segura. Uma solução escalável que garante maior eficiência e possibilita novas formas de arrecadação.

  • Dream-NGO
    Dream’NGO

    O Dream’NGO, criado por Leandro “Malhado” Proença Junior, empodera ONGs e empreendedores sociais a realizarem seus sonhos por meio do marketing digital. Combatem o problema da invisibilidade no terceiro setor utilizando tecnologias antes restritas somente a grandes organizações. Para isso, criam um processo de formação simplificado, adaptado e de baixo custo para a implementação do marketing digital. O objetivos é que os clientes aumentem a captação de recursos online, potencializem seus impacto e melhorem a transparência. A escala é impactar o Brasil inteiro nos próximos anos.