Canvas do Modelo de Negócio (Business Model Canvas)

O que é:

Um modelo de negócio descreve a lógica pela qual uma organização cria, entrega e captura valor, seja ele econômico, social, ambiental ou qualquer outro tipo de valor. A sua construção é parte essencial para o desenvolvimento estratégico e operacional de qualquer organização.

O Canvas do Modelo de Negócio (em inglês, Business Model Canvas) é uma ferramenta que ajuda empreendedores e gestores a descrever, desenhar, desafiar, inventar e pivotar o modelo de negócio de sua organização. Co-criado por 470 profissionais de 45 países, o canvas permite sintetizar o modelo de negócio de forma visual e de fácil compreensão.

Como funciona:

O canvas é composto por 9 blocos:

dfff

Do meio para a direita são explicitadas a criação, entrega e captura de valor, com os blocos:

(1)   os segmentos de clientes

(2)   a proposta de valor

(3)   os canais de distribuição

(4)   o relacionamento com clientes

(5)   as fontes de receita do negócio;

No lado esquerdo é explicitado aquilo que é preciso para que o lado direito aconteça, descrevendo as necessidades:

(6)   as principais atividades

(7)   os recursos-chave

(8)   as parcerias

(9)   a estrutura de custos.

Online ou impresso, o preenchimento do canvas é simples. Se impresso, o preencha com post-its, para que possam ser facilmente modificados ao longo do tempo, pois tudo não passa de uma série de hipóteses que precisam ser testadas. Há várias versões online, tais como a da parceria entre a Semente Negócios e a Jungle.it.

Uma das coisas mais importantes é “pensar com as mãos”, ou seja, com base nas perguntas-guia, descrever o que se imagina para cada um dos blocos – riscar, rabiscar, voltar atrás e fazer mais de uma vez. A sequência recomendada segue a ordem de apresentação, mas seguramente vais avançar e retroceder constantemente entre os blocos até chegar às versões mais avançadas. “Mais avançadas” não é figura de linguagem. Não há, necessariamente, uma versão “final” do canvas, pois um de seus propósitos é ser uma ferramenta dinâmica e de constante atualização.

Estágio da ideia em que pode ser usado:

O canvas pode ser utilizado desde o momento de concepção da organização ou de uma de suas linhas de negócio, sendo atualizado ao longo do tempo, à medida que as hipóteses listadas começam a ser testadas e validadas. Também é uma ótima ferramenta para planejamentos estratégicos.

Referências e autores:

A principal referência é Alex Osterwalder, autor do livro Business Model Generation, onde explica o canvas, entre outras ferramentas bastante interessantes para empreendedores e gestores.

Baixe o canvas

Links interessantes:

http://alexosterwalder.com/

http://www.businessmodelgeneration.com/

http://jungleit.com.br/canvas/