Novidades sobre Social Good Brasil Lab

Quem tem acompanhado nossas postagens mais de perto sabe como o ritmo de atividades tem se intensificado a cada mês. Não é diferente com o planejamento do Social Good Brasil Lab, nosso laboratório de startups sociais, que está de vento em popa com a programação de suas atividades.

Como já explicamos em um post anterior, o Lab está sendo desenhado para ser um espaço de prototipagem e teste de ideias sensacionais que utilizem o poder das tecnologias para melhorias sociais. Neste processo de desenho, a validação do próprio Lab é importantíssima, e há algum tempo conversas inspiradoras vêm sendo feitas com parceiros, mentores e possíveis públicos-alvo.

 

  Conversa com Eric Santos   Conversa com Guta Orofino

Nossas últimas conversas de mentoria foram com o Eric Santos (foto à esquerda), CEO da empresa Resultados Digitais de marketing digital; e com a Guta Orofino (foto à direita), consultora estrategista em inovação, Design Thinking e modelos de negócio na INOVA@SC. O Eric nos deu ótimas dicas sobre o andamento da metodologia, e reforçou o conceito de MVPs (mínimo produto viável), que não são versões enxutas do seu produto, mas formas de validar o conceito do seu negócio, que podem ser bem criativas e diferentes de como será o produto no final.

A Guta contribuiu bastante com a estruturação e lógica das etapas do Business Model Canvas, e sugeriu o uso de duas ferramentas para serem utilizadas no início do processo, de modo a clarear a quem as ideias entregarão valor e qual valor é esse. Essas ferramentas são o quadro da proposta de valor e o mapa de empatia, disponíveis no site BMGen para download.

Encontro de Cocriação LabAlém dessas conversas, tivemos um momento sensacional de cocriação da metodologia com nossos parceiros. Isso mesmo! Juntamos todos em uma grande sala para perguntá-los:”se você fosse fazer o Lab, como faria?”

O resultado foi riquíssimo pela variedade e qualidade das expertises dos convidados, o que gerou um grande borbulhar de ideias que são de extrema valia para o Laboratório. Esta experiência consolidou que de agora em diante iniciaremos nossos novos projetos do programa Social Good Brasil cocriando com os parceiros e público-alvo, pois o resultado é incrível! Fica aqui o nosso agradecimento público aos participantes! =)

Mas e então? Quais são os próximos passos? A nossa equipe se ocupará nos próximos dias de compilar todas estas ideias e sugestões, fechar a metodologia e divulgar tudo explicadinho por aqui. Está curioso? Nós também! Fique atento e acompanhe os próximos passos do Social Good Brasil Lab – um laboratório para tirar ideias do papel.