Comece agora

Economia criativa

Seu projeto Social Good
não está aqui?

Envie pra gente
Presente Consciente

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Presente Consciente

Uma forma de comemorar aquela ocasião especial fazendo o bem

Ação

Presente Consciente

O que é?

Um site de presentes em forma de doações. Ele propõe uma nova forma de presentear, que estimula o consumo consciente, a ação social, a sustentabilidade, o presentear com mais significado e a redução das tralhas que vamos acumulando por aí.

Como funciona

Ao realizar uma festa você escolhe 1 ou 2 instituições para ajudar com os presentes que ganhar. Seus convidados podem entrar no site a qualquer hora para comprar um FeliciCard para você. O site conta com duas opções, sendo com 100% ou 50% do valor convertido para doação.

Objetivo

Estimular o consumo consciente.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode colaborar, basta ter acesso à internet!

Como posso me engajar?

As pessoas podem se engajar fazendo uma Festa Consciente (ou seja, pedindo aos convidados vales-doação para a instituição de sua escolha, ao invés de presentes convencionais) ou então comprando um vale-doação de presente para alguém, onde a pessoa que receber é quem escolhe a instituição a ser beneficiada com o valor.

Idealizadores

Tamara Rothstein e Ana Clara Schulman

logo-CaridadX

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

CaridadX

O CaridadX é um site para ajuda coletiva na internet, onde pessoas podem ajudar outras pessoas com o uso da tecnologia.

Ação

CaridadX

O que é?

CaridadX é um site de crowdfunding para a caridade (ajuda coletiva). Hoje em dia o movimento de crowdfunding tem crescido no mundo todo, tendo sido utilizado principalmente para o financiamento de ideias e projetos inovadores através de pessoas que compartilham de seu propósito. Tem foco principalmente em pessoas com problemas de saúde e que precisam de ajuda para bancar tratamento em hospitais.

Como funciona

Se você ou alguém que você conhece está precisando de ajuda financeira para cobrir despesas médicas ou de outro tipo, é possível criar uma causa na plataforma do CaridadX. É fácil, grátis e pode mudar a vida de uma pessoa. Depois é só divulgar nas redes sociais. Também é possível ajudar a causas já disponíveis no site.

Objetivo

Ajudar pessoas a custearem seus tratamentos médicos através do uso da internet.

Qual o público beneficiado?

Pessoas com problemas de saúde que precisam de ajuda para bancar tratamentos e hospitais.

Quem pode participar?

Todos podem (e devem) participar!

Como posso me engajar?

A forma mais fácil é ajudando as Causas que já existem no site. Mas é possível colaborar também criando Causas para outras pessoas no site, e até mesmo, caso seja desejado, se juntar à equipe do projeto para fazer a diferença para pessoas em necessidade.

Idealizadores

Visionnaire Informática S.A. e Sergio Mainetti Jr., José Carlos de Lara Jr., Glauco Furstenberger e Luma Bonette.

BookCrossing-Logo-900

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Bookcrossing

Deixe os livros ganharem leitores, não poeira nos armários. Faça parte da rede mundial que liberta livros.

Ação

Bookcrossing

O que é?

O Bookcrossing é uma rede que incentiva as trocas informais de livros em lugares públicos, seguindo a proposta de bibliotecas livres. Depois de ler um livro que você quer passar adiante, pode “libertá-lo” e ainda conseguir acompanhar a viagem que ele vai fazer. O projeto começou nos Estados Unidos em 2001 e desde então mais de 10 milhões de livros estão circulando por aí, em mais de 130 países.

Como funciona

Depois de ler um livro, você cadastra um código no site e o deixa num ponto de ônibus, no banco da praça ou em pontos fixos do Bookcrossing que funcionam em locais como cafés e padarias. A brincadeira é poder acompanhar a trajetória do livro, porque quem encontrou pode informar o código novamente no site dando sua nova localização e começando o ciclo de novo. No site você também encontra os pontos fixos do projeto e todos os passos pra iniciar esse movimento em qualquer lugar.

Objetivo

Promover a leitura, a troca e o consumo colaborativo de livros.

Quem pode participar?

Todo mundo que gosta de ler e quer que mais pessoas leiam!

Como posso me engajar?

Acesse o site, cadastre seus livros e comece a libertá-los por aí. Você também pode divulgar a ideia e estimular a criação de pontos de Bookcrossing em locais públicos como escolas, universidades, terminais de ônibus, restaurantes, etc.

Idealizadores

Heather Pedersen

369259-0-Bookshare (2)

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Bookshare: Onde o acesso é melhor que a posse

Já pensou se fosse possível trocar livros de uma forma interativa, em uma rede social feita especialmente pra isso? Olha que legal: já é! Conheça o Bookshare. 🙂

Ação

Bookshare

O que é?

O Bookshare é um portal interativo e amigável, em forma de rede social, que permite cadastrar e emprestar seus livros e pedir outros emprestados, fazendo os livros circularem mais e serem lidos gratuitamente por mais pessoas. O sistema controla os empréstimos enviando alertas para todos os envolvidos sobre os prazos de devolução.

Como funciona

No seu perfil, você cria seu próprio espaço literário, monta uma estante de livros e forma sua rede, adicionando pessoas para participar. É possível também participar de grupos literários, escrever resenhas e controlar seus livros, indicando os favoritos, quais deseja ler, os que emprestou e os que pretende emprestar.

Objetivo

Unir fãs da literatura, compartilhar opiniões sobre livros, divulgar lançamentos e transformar o mundo numa grande biblioteca!

Quem pode participar?

Leitores e adeptos do consumo colaborativo, com idade a partir de 13 anos.

Como posso me engajar?

Acesse o site, faça seu cadastro, registre os livros e comece a compartilhar.

Idealizadores

Ismael Pereira dos Santos

de baixo para cima

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

De baixo para cima

A combinação entre criatividade, inteligência de rede e desejo de transformação criaram uma nova economia: a economia criativa. De baixo para cima é uma plataforma que reúne reflexões a respeito destas mudanças ocorridas nos últimos anos. A link Social Good Brasil Gabriela Augustini é uma das organizadoras.

Ação

De baixo para cima

O que é?

De baixo para cima é um livro lançado pela editora Aeroplano que se desdobra em um produto digital. A plataforma é um livro aberto, superadaptado à internet, que usa hipertexto para permitir uma navegação personalizada e criativa. Reúne ensaios, artigos, depoimentos e casos que trazem novos pontos de vista sobre cultura, inovação e suas interfaces com a economia criativa.

Como funciona

O projeto tem como foco o contexto das redes distribuídas e popularização das tecnologias. Por isso, é fundamentalmente marcada pela ideia de compartilhamento, colaboração e construção horizontal de saber. Todos os conteúdos do livro estão disponíveis de forma gratuita e interativa na internet, contrariando os modelos convencionais, que seguem uma lógica muito mais centralizadora.

 

Objetivos

Reunir informações e popularizar reflexões sobre economia criativa.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa conectada a internet que tenha interesse em entender melhor as transformações relacionadas à Economia Criativa.

Como posso me engajar?

Acessando os conteúdos e compartilhando a plataforma com sua rede de contatos e pessoas que tem interesse pela temática.

Idealizadores

Gabriela Agustini e Eliane Costa

Doabox

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Doabox

Já imaginou uma ferramenta que facilite doações e trocas entre pessoas de todo o Brasil? O idealizador do Doabox não só imaginou: realizou. 🙂

Ação

Doabox

O que é?

Doabox é uma rede de consumo consciente, onde as pessoas doam e recebem coisas entre si. A comunicação acontece através de uma plataforma na internet.

Como funciona

Os interessados devem cadastrar o que desejam doar – só serão aceitos produtos em bom estado. Depos é só aguardar alguém entrar em contato. Quem recebe fica responsável por buscar o pagar o correio. As pessoas podem receber o mesmo número de itens que doaram, e só quem doa pode receber. Ou seja: quanto mais você doa, mas você recebe.

Objetivos

Estimular o consumo consiente através de trocas e doações.

Quem pode participar?

Todas as pessoas. Qualquer um pode se cadastrar para doar e receber produtos sem custo algum.

Como posso me engajar?

Qualquer pessoa pode contribuir com a iniciativa, seja divulgando, prestando algum serviço, fazendo doaçoes para ajudar a custear a manutenção do site… Contribuições são bem-vindas. Além disso, todos os usuários do site já estão contribuindo por uma economia mais justa e sustentável.

Idealizador

Mauro Cristiano Mattedi

tamo-junto_logo

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Tamo Junto – Apoio para microempreendedores

É um microempreendedor? Você não está mais sozinho! Tamo Junto é uma iniciativa da Aliança Empreendedora para apoiar pequenos negócios a se desenvolverem.

Ação

Tamo Junto

O que é?

Uma plataforma online que serve de ponto de encontro de pessoas e organizações. Quer oferecer aos microempreendedores brasileiros mais oportunidades de crescimento pessoal e para o seu negócio através de conteúdos, serviços e eventos.

Como funciona

Através da plataforma, microempreendedores podem acessar conteúdos que vão ajudá-lo a desenvolver o pensamento empreendedor e dar uma força para os negócios. Se você não sabe por onde começar, o site oferece um diagnóstico que permite descobrir quais áreas de empresa precisam se desenvolver mais. Caso você já sabe qual área quer melhorar, é só se cadastrar e fazer uma busca simples. Além disso, pessoas e organizações que querem ajudar os negócios a se desenvolverem, podem cadastrar e organizar eventos para reunir pessoas através da plataforma.

Objetivos

Apoiar empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócio inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores. ampliando acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos.

Qual o público beneficiado?

Diretamente, os microempreendedores. Mas a sociedade como um todo é beneficiada com mais oportunidades e a economia aquecida. 🙂

Quem pode participar?

Microempreendedores e organizações dispostas a apoiá-los através de informações, networking e eventos.

Como posso me engajar?

Cadastre-se no site como microempreendedor e apoiador. Aproveite e compartilhe a iniciativa com amigos e colegas que podem se interessar!

Idealizador

Aliança Empreendedora