Comece agora

Mobilidade Urbana

Seu projeto Social Good
não está aqui?

Envie pra gente
logomurmura

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Múrmura

“Acreditamos numa forma mais horizontal, distribuída, transparente e criativa de participação popular. Nascemos como um novo meio de dar voz às pessoas e oferecer a possibilidade de protagonizarem a transformação que querem ver em sua cidade. E de ideia em ideia, vamos criando de maneira colaborativa projetos que façam sentido para todos.”

Ação

Múrmura

O que é?

Uma plataforma de inovação aberta que potencializa a inteligência coletiva para construção de projetos criativos para cidades. Lugar onde microrevoluções urbanas de impacto positivo ganham vida.

Como funciona?

A plataforma funciona através de desafios. Cada desafio entra em uma categoria relacionada à cidade: mobilidade urbana, política, meio ambiente, alimentação, saúde e bem-estar, esporte, tecnologia, digital, espaços públicos, arquitetura, design, etc. Como é uma plataforma colaborativa, depende das pessoas para acontecer.

Existem três modalidades principais de participação para os usuários: como Criador, sugerindo soluções para os desafios propostos na plataforma; Patrono, que contribui financeiramente através do Patreon com valores a partir de U$1 e ajudam a decidir quais desafios entram na plataforma, quais ideias merecem recompensas e como elas serão executadas; além do Fazedor, pessoas que atendem os chamados à ação nos desafios que precisam de energia e habilidades para irem para o mundo real.

Qual o público beneficiado pela iniciativa?

Pessoas que gostam de caminhar pelas calçadas, ir ao parque, andar de bicicleta, levar o cachorro para passear, tomar um suco na praça, comer um sanduíche no banco da rua. Enfim, pessoas urbanas.

Quem pode participar?

Todos podem. Todos devem. O Múrmura acredita que a tarefa de cuidar e construir a cidade em que moramos não é dever só da prefeitura. A participação das pessoas deve ir muito além do voto. Qualquer um pode lançar um desafio: do Zé da fruteira ao CEO da grande corporação. Qualquer um pode mandar uma ideia: do estudante de arquitetura do 1º semestre ao PhD com 60 artigos publicados. Aqui, todos se encontram pelo mesmo motivo: acreditam em cidades melhores através do poder e do conhecimento das pessoas.

Como posso me engajar?

A plataforma deve entrar no ar em poucos dias. Para manter-se informado, cadastre seu e-mail no site e receba as notícias em primeira mão. Já é possível ser Patrono do Múrmura clicando aqui. Em breve, qualquer pessoa poderá colaborar também como Criador e Fazedor.

Idealizador

Gab Gomes

Djengo

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Djengo

Cansado de andar sozinho de carro? O que acha de rachar a gasolina com outras pessoas e fazer novos amigos? Veja o vídeo e saiba como funciona o Djengo.

benfeitoria

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Benfeitoria

No Benfeitoria você pode colaborar com ideias criativas. O objetivo é transformar interesse coletivo em impacto positivo! São vários os projetos cadastrados no site, que contam com a doação de várias pessoas para vivarem realidade. Os projetos ficam no site entre um e três meses e, caso não alcancem a meta estipulada, o dinheiro volta para o doador. Conheça!

Ação

Benfeitoria

O que é?

Um espaço online onde pessoas e instituições se unem para viabilizar projetos de impacto – seja ele cultural, social, ambiental ou econômico.

Como funciona?

O Benfeitoria atua online, através do site, que une financiamento coletivo (crowdfunding) com outras dinâmicas de mobilização de recursos não financeiros (crowdsourcing) e também “onlife”, por meio de cursos e consultorias pagas.

Objetivos

Transformar interesse coletivo em impacto positivo.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa interessada em arrecadar recursos colaborativamente.

Como posso me engajar?

Se você tem um projeto com esse perfil e quer arrecadar recursos de forma colaborativa, envie para o Benfeitoria. Se ainda não tem, mas se identifica com a proposta e com os valores que estão por trás da plataforma, siga o Facebook e ajude a disseminar esse movimento colaborativo!

caronetas

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Caronetas: rede social promove caronas pela internet

Que tal ir de carona para o trabalho? Com o Caronetas é possível! Sua empresa pode se cadastrar e inscrever os funcionários. A partir daí, os interessados divulgam seus trajetos diários e vão juntos ao trabalho, economizando tempo, gasolina e colaborando com o meio ambiente. As caronas podem ocorrer entre usuários de grupos corporativos ou em redes sociais – em ambos os casos, o usuário é convidado a compartilhar as despesas da viagem,seja ela uma viagem única ou de rotina. Confira!

Ação

Caronetas

O que é?

Site de caronas que integra colaboradores de empresas e centros empresariais de forma segura, prática e gratuita.

Como funciona?

O caroneteiro (passageiro) cria seu trajeto, compra a moeda virtual Caronetas (Ct$) e a utiliza para pagar o caronista (motorista) a cada viagem. Com isso ao mesmo tempo que o passageiro ganha flexibilidade para utilizar vários motoristas ao longo do dia, com a facilidade do pagamento digital, o caronista (motorista) acumula em sua conta o valor correspondente e pode trocá-los por produtos e serviços em lojas parceiras ou por vale-presente.

Objetivos

Reduzir substancialmente a quantidade de veículos em trânsito, melhorando assim, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente

Quem pode participar?

O site é aberto a todos os colaboradores das empresas do país.

Como posso me engajar?

Se você deseja contribuir com a mobilidade urbana da sua cidade, cadastre-se no Caroneta e convide sua empresa e seus colegas de trabalho para participar! Você também pode cadastrar por redes sociais como Facebook e descobrir usuários que fazem o mesmo percurso. 😉

Idealizador

Marcio Nigro.

waze

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Waze

O Waze é um aplicativo colaborativo no qual você manda informações sobre o tráfego, congestionamentos e perigos na rua. Quando o usuário coloca o seu trajeto, o aplicativo já informa quais problemas poderá encontrar no caminho e mostra opções para outras rotas. O Waze tem integração com Foursquare, Twitter e Facebook, assim você pode convidar os seus amigos para a rede e criar grupos de direção, para quem está em busca de caronas. Os mapas de algumas cidades podem não ser tão precisos, mas para grandes centros urbanos não há muitos problemas.

Ação

Waze

O que é?

Aplicativo colaborativo gratuito disponível para smartphones com sistema Android, iOs e Windows Phone.

Como funciona?

Depois de digitarem um endereço de destino, os usuários apenas dirigem com o aplicativo ligado e podem contribuir com informações por onde trafegam compartilhando alertas sobre acidentes, perigos, polícia e outros eventos ao longo do percurso, ajudando outros usuários da mesma área com informações atualizadas sobre o que está acontecendo ao redor.

Objetivos

Ajudar a criar comunidades locais que trabalham juntas para melhorar o percurso diário de quem opta por andar de carro na cidade.

Quem pode participar?

Todos os motoristas interessados em contribuir com a mobilidade urbana em suas cidades.

Como posso me engajar?

Baixe o aplicativo, divulgue aos seus amigos e contribua com a mobilidade urbana da sua cidade!

Idealizador

Uri Levine, presidente e fundador do Waze.

conecta

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Ajude Florianópolis se divertindo!

Conheça o game social Conecta! Criado por jovens que se reuniram no Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) para engajar outros jovens na transformação da cidade, são diferentes desafios que, ao serem resolvidos, alteram o desenho do mapa. Quanto mais você progride no jogo, mais pontos ganha e melhor a cidade fica! Você pode contribuir com a saúde, o meio ambiente e outras questões sociais. Há questionários para testar os seus conhecimentos! Depois é só levar seu aprendizado para fazer a diferença!

Ação

Conecta

O que é?

Game social disponível no Facebook que promove o engajamento de jovens nos desafios e projetos sociais de Florianópolis.

Como funciona

O game tem vários desafios que precisam ser resolvidos, quanto mais o usuário avançar no game, ganha mais pontos e melhora a cidade!

Objetivos

Engajar jovens na transformação da cidade.

Quem pode participar?

Pessoas que queiram fazer a diferença na cidade e que gostem de games.

Como posso me engajar?

Acesse ao game no Facebook e comece a jogar! Se gostar, compartilhe com seus amigos! 😉

Idealizadores

Jovens de Florianópolis.