Comece agora

Saúde

Seu projeto Social Good
não está aqui?

Envie pra gente
cvv

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Como Vai Você? – Apoio emocional a quem precisa !

Escute quem precisa!  Doe seu tempo e atenção para pessoas em situação de risco que precisam conversar. Seu apoio emocional pode salvar vidas.

Ação

CVV – Centro de Valorização da Vida

O que é?

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Como funciona?

Usuários que estão em situações de risco podem entrar em contato com o CVV buscando alguém para conversar e orientação de apoio emocional, fornecida pelos vountários da rede. Além das conversas no telefone, chat e Skype, 24h por dia todos os dias o portal agora é integrado ao Facebook.

Objetivos

Oferecer suporte emocional online 24h para pessoas em situação de risco

Quem pode participar?

Qualquer um com mais de 18 anos e 4h semanais disponíveis.

Como posso me engajar?

Você pode se cadastrar no site do CVV na aba “voluntário”, além de pessoas para conversar são necessários voluntários especialistas na divulgação, captação de recursos ou tecnologias. Nesse caso, o contato é pelo e-mail central@cvv.org.br. Você deve atender um curso gratuito de preparação para estar apto a atender o público nas conversas de apoio emocional, sejam elas online ou presenciais.

Idealizador

Utilidade Pública Federal

saude

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

No Dia Mundial da Saúde, conheça 6 projetos que já participaram do SGB LAB

Sete de Abril. Neste mesmo dia, há 68 anos, a ONU fundamentava uma agência que futuramente seria especializada em saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS).  O conceito de bem-estar é definido então, por “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

 Desde então, temas relacionados à saúde e bem-estar vêm sendo pauta de discussões que não só permeiam doenças mas como sua prevenção, tendo em vista saneamento básico, alimentação, moradia e entre outros.
Nós do Social Good Brasil incentivamos que pessoas e organizações pensem conforme o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, onde a categoria “Saúde de Qualidade” é a terceira das 17 listadas – nós falamos mais delas aqui.
No SGB Lab, ideias que usam as tecnologias para resolver problemas da sociedade ganham auxílio para saírem do papel. Conheça 6 iniciativas que já passaram pelo programa em prol da saúde de qualidade:

LETRAS DE MÉDICO

Projeto que foi segundo lugar no Lab 2015.  Software inovador manuseado pelo médico que, em 40% menos tempo, gera receita médica pautada em design de informação e pictogramas criados e validados para a realidade brasileira, que juntos oferecem 5x mais entendimento ao paciente. Ficou curioso pela história? Assista ao pitch e confira o que a gente falou deles aqui.

 

COR AÇÃO

O projeto pretende usar a tecnologia para estimular a cultura de doação de sangue em Santa Catarina. A plataforma está em desenvolvimento e deve entrar no ar ainda este ano, em forma de game/aplicativo, com foco em empresas que procuram uma ação de responsabilidade social, para incentivar os colaboradores a doarem sangue. Ana Dantas, a idealizadora, foi selecionada para contar a história do Cor Ação no TEDx, programa de nossa parceira Fundação Telefônica. Clique na página para acessar o aplicativo. 

CONEXÃO VIDA

Projeto participante do Lab em 2015. É uma plataforma multifuncional que permite a comunicação permanente e personalidade do paciente , seus cuidadores e equipe que cuida de sua saúde na jornada contra o câncer. Abaixo, assista ao pitch da iniciativa ou clique e acesse a página para saber mais.

 

MAISHA SAÚDE MÓVEL

Leonardo Aguiar e Marisângela Brittes encontraram uma forma de melhorar a saúde da população. Dar voz as doenças silenciosas, desafogando o sistema de saúde através do uso de uma tecnologia simples, eficiente e de baixo custo: a prevenção de doenças crônicas por meio do SMS, com dicas para os pacientes e médicos sobre a manutenção do tratamento. Confira o pitch da iniciativa:

PORTAL SUPERAÇÃO

O Portal SuperAção é uma rede social de referência em saúde pública, que une pacientes e familiares entre si, promovendo solidariedade e apoio mútuo e disponibiliza um inovador sistema de ajuda emocional, informações e contato com o suporte que necessitam. O portal criado por Letícia Borges Taveira e Gabriella Barros Besser, une e fortalece instituições e profissionais promovendo articulação, visibilidade e contato direto com seu público-alvo, impactando em todo o sistema de saúde público e promovendo a colaboração e o bem comum. Começam com Câncer, HIV e Dependência Química. Saiba mais aqui e confira a apresentação:

MAIS SAÚDE

O Mais Saúde foi criado para melhorar o relacionamento entre nutricionista e paciente. Os idealizadores, Thiago Marques, André Marques e Matheus Freitas, perceberam um problema no formato do material que quem consulta nutricionistas recebe: milhares de papéis indicando o que comer. Para resolver isso, criaram uma plataforma com interatividade pelo Facebook e com outros pacientes via crowdsourcing, onde todos poderão compartilhar receitas e experiências.

 

SE VOCÊ ENXERGA PROBLEMAS SOCIAIS E TÊM IDEIAS PARA RESOLVÊ-LOS, SEU LUGAR É NO SGB LAB. INSCREVA-SE ATÉ 17/04: SGB.ORG.BR/LAB

 

2476 - Letra de Medico

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Letras de médico: empoderando pacientes por uma saúde humanizada

ÁREA DA INICIATIVA: Saúde de qualidade
O QUE É? Um software usado por médicos que gera receita médica inovadora baseada em pictogramas e design de informação para facilitar a informação passada ao paciente
QUANTAS PESSOAS SE INSCREVERAM PARA TIRAR ESSA IDEIA DO PAPEL NO SGB LAB: Duas
ENCONTRE O LETRAS DE MÉDICO: Site e Facebook

SocialGood_20151016__DSC1830

O Rogério da foto é médico. Depois de 6 anos de graduação, percebeu que os pacientes não entendem as orientações médicas e por isso não continuam o tratamento. Você já deve ter passado por essa: nomes estranhos, siglas complicadas, remédios que se sobrepõem. Além é claro, da letra, que vem no nome do projeto que nos traz uma solução: Letras de Médico.

2476 - Letra de Medico

E por falar em linguagem, Rogério Malveira juntou-se à Carla Tenecy, publicitária de formação, para participar do SGB Lab 2015. Os amigos de longa data chegaram apenas com a ideia e encontraram um ambiente inovador para tirá-la do papel. Ao fim do programa, o software já estava testado e a solução também: uma receita médica gerada pelo médico que fica na farmácia e uma outra adaptada à realidade do paciente, porque, afinal, no Lab o foco é no usuário.

letras (2)
letras

Assista ao pitch apresentado por Rogério Malveira:

O Letras de Médico foi um dos 6 finalistas do Lab que apresentaram seus projetos no Seminário Social Good Brasil. Depois de muito trabalho e emoção, ficou em segundo lugarganhou um fundo semente para potencializar suas ações. Assim, segue em frente pela humanização da saúde de forma fácil, efetiva e real no Brasil.

Se assim como eles você enxerga problemas sociais e quer ajudar a resolvê-los, seu lugar é no SGB Lab: laboratório pioneiro no uso de tecnologias para impacto social. As inscrições abrem em março.

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES SOBRE O SGB LAB
Temos que falar sobre isso

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Temos que falar sobre isso

Falar é muito importante. É o primeiro passo para reconhecer um problema, levanta consciência sobre um tema e gera identificação. Pensando nisso, foi criado o Temos que falar sobre isso, uma rede de apoio à maternidade.

Ação

Temos que falar sobre isso

O que é?

Uma plataforma de relatos anônimos de mães que tiveram depressão pós-parto e outros transtornos ligados à saúde mental na materinidade, como distúrbios no período perinatal, dificuldades durante a gravidez, problemas durante a amamentação, perda gestacional, partos traumáticos e violência obstetrícia.

Como funciona?

A proposta é oferecer informação e acolhimento à mães carentes de apoio. O atendimento é feito sem nenhuma burocracia ou comprometimento financeiro.É necessário falar sobre a parte difícil da maternidade, visto que grande parte das mulheres passa por algum tipo de desafio durante este período. E falar é o primeiro passo para curar e dar oportunidades para outras pessoas escutarem e se identificarem, criando identificação e consciência através de uma plataforma digital, entrem em contato com seus sentimentos e procurem ajuda de qualidade em suas regiões.

Objetivos

Apoiar mulheres e ajudá-las a lidar com com suas expectativas em relação a maternidade, que muitas vezes são irreais devido a influência das imagens midiáticas.

Qual o público beneficiado?

O serviço é focado na mulher e no bebê, mas os benefícios se estendem para toda a sociedade.

Quem pode participar?

Profissionais da área da saúde, mulheres que já passaram por dificuldades durante a gravidez e maternidade, além de empresas dispostas a contribuir com o projeto, que possa ampliar sua atuação.

Como posso me engajar?

Qualquer pessoa pode se engajar divulgando o projeto, fazendo chegar a quem precisa de apoio e acolhimento.

Idealizadores

Thais Cimino

logo-CaridadX

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

CaridadX

O CaridadX é um site para ajuda coletiva na internet, onde pessoas podem ajudar outras pessoas com o uso da tecnologia.

Ação

CaridadX

O que é?

CaridadX é um site de crowdfunding para a caridade (ajuda coletiva). Hoje em dia o movimento de crowdfunding tem crescido no mundo todo, tendo sido utilizado principalmente para o financiamento de ideias e projetos inovadores através de pessoas que compartilham de seu propósito. Tem foco principalmente em pessoas com problemas de saúde e que precisam de ajuda para bancar tratamento em hospitais.

Como funciona

Se você ou alguém que você conhece está precisando de ajuda financeira para cobrir despesas médicas ou de outro tipo, é possível criar uma causa na plataforma do CaridadX. É fácil, grátis e pode mudar a vida de uma pessoa. Depois é só divulgar nas redes sociais. Também é possível ajudar a causas já disponíveis no site.

Objetivo

Ajudar pessoas a custearem seus tratamentos médicos através do uso da internet.

Qual o público beneficiado?

Pessoas com problemas de saúde que precisam de ajuda para bancar tratamentos e hospitais.

Quem pode participar?

Todos podem (e devem) participar!

Como posso me engajar?

A forma mais fácil é ajudando as Causas que já existem no site. Mas é possível colaborar também criando Causas para outras pessoas no site, e até mesmo, caso seja desejado, se juntar à equipe do projeto para fazer a diferença para pessoas em necessidade.

Idealizadores

Visionnaire Informática S.A. e Sergio Mainetti Jr., José Carlos de Lara Jr., Glauco Furstenberger e Luma Bonette.

procuramed

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

ProcuraMed

Tecnologia se uniu a área da saúde para ajudar você a localizar médicos e atestar a qualificação dos profissionais e serviços de saúde no Brasil.

Ação

ProcuraMed

O que é?

É um portal na internet que pretende prestar um serviço social para a localização de médicos e qualificação da saúde no Brasil.

Como funciona

Parte da plataforma é um buscador para encontrar médicos, com filtros por especializade e localização, abrangendo todo o Brasil. O ProcuraMed também é um veículo de divulgação de informações ligadas a saúde, que podem ser úteis para o público e os médicos. Também contam com um blog com artigos sobre saúde e vida saudável, publicados também nas redes sociais. Trabalham de forma independente e sem qualquer vínculo corporativo. Uma nova versão da plataforma deve ser lançada em breve e ficará ainda mais completa e inovadora.

Objetivos

Ajudar a melhorar a saúde no Brasil, disponibilizando dados com mais transparência e a criação de ferramentas online que tornem as vidas de médicos e pacientes mais fáceis.

Qual o público beneficiado?

Todas as pessoas que possuem conexão com a internet e usam os serviços de saúde no Brasil. O cliente secundário é o médico que recebe pacientes melhor informados e assertivos, que selecionaram o médico a partir de seus interesses e formação.

Quem pode participar?

A nova versão do site irá incluir uma iniciativa de crowdsourcing, para envolver o público e estimular a contribuição com o banco de dados de médicos. Em uma escala macro, o ProcuraMed também está interessado em desenvolver parcerias com outras organizações, sites e empresas de TI que estejam verdadeiramente interessados na melhoria da saúde coletiva.

Como posso me engajar?

Cadastrando suas experiências com médicos no site, ajudando de forma coletiva a manter o site atualizado. O público também pode interagir no fórum do site e aproveitar os conteúdos do blog. Também é possível se engajar ajudando a aumentar o público do site, compartilhando a iniciativa com sua rede.

Idealizador

David Harsany e Paulo Francisco de Andrade Silva

scrn-wokamon-1

Gostou do projeto e quer fazer parte desta iniciativa?

Comece agora

Wokamon

Quando a questão é sair do sedentarismo, motivação é bem-vinda, né? Pensando em tirar crianças e adultos do sofá, foi criado o Wakamon.

Ação

Wokamon

O que é?

O Wokamon é um aplicativo para iOS que que combina a função de um pedômetro com um aninal de estimação virtual. A cada passo que você dá, ajuda a alimentar seu amigo Wokamon.

Como funciona

Leve seu Wokamon com você em todos os lugares para que ele possa contar seus passos com precisão. Basta ativar o aplicativo. Enquanto você anda, você gasta calorias – que viram comida para o pet virtual, que cresce e muda de forma. Ele também é um game, você pode jogar e ganhar pontos para desbloquear novas formas de Wokamon, que são colecionáveis. Você também pode compartilhar e comparar seus resultados com os seus amigos. Uma bela forma de  interagir e incentivar quem está perto de você a ser mais saudável.

Objetivos

Estimular as pessoas a fazerem exercício de uma forma lúdica e divertida.

Qual o público beneficiado?

Crianças e adultos que encontram dificuldade em encontrar motivação para fazer exercícios.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que utulize dispositivos móveis com sistema operacional iOS.

Idealizadores

Mars Zhu e Hazim Abdul Hamid