Palestrantes Confirmados 2015


  • Alexa headshot bw
    Alexa Clay

    Autora do livro The Misfit Economy

    Uma das maiores especialistas em subcultura e inovação que surge de lugares inesperados. É co-autora do livro A Economia dos Desajustados (The Misfit Economy), livro que será lançado no Brasil no Seminário SGB, e explora a inovação informal e underground. Alexa atua para criar pontes e oportunidades para subculturas desajustadas dentro da economia formal. É fundadora da Wisdom Hackers, uma incubadora para indagações filosóficas e co-fundadora da Liga dos Intraempreendedores, um movimento para criar mudanças de dentro de sistemas efetivos e de grandes organizações. Antes disso, Alexa conduziu pesquisas sobre como dar escala a inovação social na Ashoka e liderou o trabalho sobre intraempreendedorismo na SustainAbility.

    Alexa escreve e aparece em revistas como Fast Company, Forbes, Wired, Dazed and Confused, VICE, Harvard Business Review, The New York Times, e MTV. Ela é comentarista regular em tópicos relacionados a transição econômica, subcultura desajustada, empreendedorismo e intraempreendedorismo social e angústia tecnológica. Alexa tem um bacharelado pela Brown University e um mestrado pela Oxford University. Quando não está operando no mundo como “Alexa”, você poderá encontra-la sob o codinome Amish Futurist, um alterego que traz a indagação socrática para a cena tecnológica.


  • Anderson Giovani
    Anderson Giovani da Silva

    Gerente Executivo do ICom

    Formado em Psicologia pela UFSC, Master in International Studies in Philanthropy and Social Entrepreneurship pela Università di Bologna (ITA) e Mestrado em Administração Pública pela UDESC. É Fellow ELIFP do Center on Philanthropy and Civil Society da City University of New York (EUA). Anderson é estudioso e ativista do investimento social comunitário, é um dos líderes da Rede Iberoamericana de Fundações Comunitárias, gerente executivo do ICom – Instituto Comunitário Grande Florianópolis, diretor financeiro do Social Good Brasil e vice-presidente para desenvolvimento institucional da Associação Saúde Criança Florianópolis.


  • andre-r-tamura-wegov1-300x300
    André Tamura

    Diretor Executivo da WeGov

    Empreendedor público e entusiasta da inovação em governo. Organiza e facilita oficinas e eventos para gestão pública e é gestor da rede brasileira de inovação em governo.


  • Anielle Guedes_Urban3D_PalestranteFalaCriativa
    Anielle Guedes

    Empreendedora, fundou CIS Transporte e Urban3D

    É uma jovem empreendedora de 22 anos, preocupada em criar e desenvolver soluções tecnológicas que tenham foco social, como é o caso da CIS Transporte (mobilidade urbana) e a Urban3D (impressão em 3D para construir moradias de baixo custo), que foi apresentada na ONU em Genebra, em abril e na reunião do G20 em junho de 2015. Estudou Física e Economia na Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Produtos e Cadeias Produtivas Sustentáveis pelo Instituto Europeu de Design e Tecnologias exponenciais, aplicadas aos desafios  globais na Singularity University da Califórnia (EUA).


  • image
    Anna Penido

    Diretora do Instituto Inspirare

    Jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Trabalhou como repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. É fellow Ashoka Empreendedores Sociais.


  • Camila Achutti_1 - Copia
    Camila Achutti

    Fundadora do blog Mulheres na Computação

    Tem 23 anos é Influenciadora digital na FIAP, onde esta liderando projetos como a Semana da Mulher na Tecnologia e a Maratona de Aplicativos. Fundadora do blog Mulheres na Computação e embaixadora do Technovation Challenge Brasil. Formada em Ciência da Computação pelo IME-USP e também mestranda pela mesma instituição, estagiou no Google em Mountain View e decidiu voltar para o Brasil fazer o que ama: mostrar o poder de transformação da tecnologia e empreendedorismo. Seu trabalho como evangelizadora do poder da tecnologia vem sendo reconhecido nacionalmente e internacionalmente por exemplo com a premiação inédita para uma latina no prêmio Women of Vision 2015 – categoria Student.


  • Carolina-de-Andrade54072d58a4ca8.jpg
    Carolina de Andrade

    Diretora executiva do Social Good Brasil

    Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação pela Spru/University of Sussex (Inglaterra) e especialista em Empreendedorismo pela FGV EAESP/BABSON College (EUA). É Diretora Executiva do Social Good Brasil. Foi diretora da aceleradora de negócios sociais Artemisia, onde trabalhou por quatro anos. Atuou como vice-presidente na AIESEC Brasil em 2003/2004. É fellow LEAD (leadership for sustainable development), co-fundadora  de organizações sociais e +SocialGood Advisor.


  • Cida Franco
    Cida Franco

    Diretora de Relacionamento da Natura

    Cida Franco é graduada em Processamento de Dados com especialização em Marketing e Gestão Empresarial. Trabalhou 10 anos no e-commerce do mercado de varejo, foi gerente geral de operações na Americanas.com e no Grupo Pão de Açúcar. Chegou na Natura em 2010, quando assumiu a central de atendimento e fortaleceu a cultura de cliente na empresa, trazendo relevantes inovações para essa área. Há 2 anos é Diretora de Relacionamento, atuando na evolução e gestão de todos os processos de relacionamento e engajamento da força de vendas e de mais de 1, 5 milhões de consultoras de vendas.


  • 804515_10203997796179971_1695680583_n(2)
    Cínthia Rodrigues

    Finalista do SGB Lab 2015 – Idealizadora do Quero na Escola

    Jornalista, mãe e inquieta com a falta de conexão entre a escola e a sociedade criou o Quero na Escola! O canal, finalista do Social Good Brasil Lab 2015, permite a qualquer aluno do País pedir o que quiser aprender além do currículo obrigatório e produz para as pessoas comuns um mapa claro e genuíno de como participar. Em dois meses, centenas de alunos receberam voluntários em suas escolas. Mogiana, se mudou para São Paulo em 2004 para trabalhar no Jornal da Tarde, depois Folha de S.Paulo, Nova Escola, Portal iG e CartaCapital. Em 2012 se tornou mãe de gêmeos e no ano seguinte, ao colocar em prática uma antiga ideologia de colocar os filhos em escola pública, criou o blog Escola Pública.


  • Hackathon
    Cristiano Ferri

    Diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

    Doutor em ciência política e sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Mestre em Políticas Públicas pela Queen Mary College – Universidade de Londres e pesquisador associado do Ash  Center  for  Democratic  Governance  and  Innovation  da  Universidade  de Harvard. Idealizador do Portal e-Democracia de participação social da Câmara dos  Deputados.  Gestor  de  projetos  ligados  à  transparência  2.0,  como  dados abertos  e  Maratona  Hacker  dessa  Casa.  Atualmente  é Diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados.


  • Foto DC (1)
    Diego Calegari

    Diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria Estadual  de Educação de ​​SC

    Diego Calegari é graduado e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enquanto universitário, teve sua trajetória marcada pelo Movimento Empresa Júnior, onde assumiu posições de liderança chegando à Presidência da Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Nessa condição, também foi membro do CONJUVE – Conselho Nacional da Juventude, órgão de discussão e formulação de políticas públicas voltadas para a juventude brasileira, vinculado diretamente à Presidência da República, na cadeira de jovens empresários.

    Enquanto formado, trabalhou nas áreas de educação, tecnologia e gestão, e empreendeu em dois negócios: Voe Gestão de Ideias e Veterana Marketing Universitário, ambas com sede em Florianópolis e atuação nacional.  Sua pesquisa de mestrado resultou no livro “Planejamento e estratégia das escolas: o que leva as escolas a ter alto desempenho”, publicado pela editora Atlas, em co-autoria com o Profº Maurício Fernandes Pereira.

    Atualmente, Calegari trabalha como Diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria Estadual de Educação de ​​SC e é empreendedor do Politize!, start-up de impacto que visa usar a tecnologia para tornar aprender sobre política algo fácil e divertido.


  • Diego Reeberg
    Diego Reeberg

    Sócio-fundador do Catarse

    É adepto voraz do mecenato digital e viciado em Calvino e Saramago gosta de vasculhar coisas bonitas e pessoas talentosas nos cantos empoeirados da internet. É graduado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.


  • EDGARD WELLINGTON HORIZONTAL (1)
    Edgard Gouveia Jr.

    Mestre de cerimônias e idealizador do Play The Call

    Edgard Gouveia Jr é arquiteto, urbanista, pós-graduado em jogos cooperativos e dedica sua vida a mobilizar pessoas para que coloquem a mão na massa com o objetivo de transformar o mundo num lugar melhor. Para que haja engajamento, ele acredita que tudo tem que ser rápido, divertido e sem botar a mão no bolso. “Brincando, todo mundo é empreendedor.”

    É idealizador do Play The Call, uma gincana mundial online que tem tarefas concretas no mundo real e pretende envolver 2 bilhōes de pessoas em quatro anos para restaurar o equilíbrio na Biosfera.


  • fernanda
    Fernanda Bornhausen Sá

    Presidente Voluntária do Social Good Brasil  e Fundadora do Instituto Voluntários em Ação/Portal Voluntários Online 

    Fernanda é empreendedora de negócios e social, com experiência e parcerias multi-setoriais, tendo assumido posições estratégicas em todos os setores. É Presidente voluntária do Social Good Brasil e uma de suas idealizadoras. Também é presidente do  Instituto Voluntários em Ação e idealizadora do Portal Voluntários Online. É fellow do Synergos Institute (NY). É sócia e diretora da Clear Inovação. Foi Secretária de Estado do Desenvolvimento Social e da Família em Santa Catarina. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com MBA em Global Administration pela Universidade Estadual de Santa Catarina e especialização em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser.


  • Graziella Iacocca
    Graziella Iacocca

    Finalista do SGB Lab – Idealizadora do projeto Massacuca

    Designer e mãe, sempre foi adepta do fazer com as próprias mãos. Trabalhou nas editoras Abril, Globo e Trip. Foi diretora de arte das revistas Rolling Stone Brasil, Women’s Health e de diversos títulos customizados para clientes como Natura e Gol Linhas Aéreas. Já fez mais de 50 capas de livros para autores como Mario Prata, Augusto Cury e Maitena e ilustrou um livro sobre crianças e a cidade. Com a chegada da maternidade, passou a pesquisar sobre um brincar mais lúdico e analógico e a fazer atividades em casa. Ao perceber que muitos adultos sentem dificuldade em brincar com filhos pequenos, criou em parceria com uma amiga o Massacuca, uma plataforma gratuita para compartilhar ideias de atividades simples feitas com objetos do dia a dia.


  • Haroldo Machado 3 rosto
    Haroldo Machado Filho

    Co-preside a Força Tarefa no âmbito do Sistema ONU no Brasil sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

    Haroldo Machado Filho é PhD. em Direito Internacional pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais, em Genebra, Suíça. É Assessor Especial sobre Desenvolvimento Sustentável no PNUD/Brasil; negociador do Governo Brasileiro em Conferências das Nações Unidas sobre Mudança do Clima desde 1998. Além disso, é lead author do V relatório do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima – IPCC (Grupo III) e Árbitro (nomeado pelo Governo brasileiro) do Painel de Peritos Ambientais na Corte Permanente de Arbitragem, em Haia, na Holanda. É também ponto focal do PNUD no Brasil sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015 e, atualmente, co-preside a Força Tarefa no âmbito do Sistema ONU no Brasil sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


  • SONY DSC
    Heloísa Neves

    Fab Lab Brasil e WE FAB

    Criadora da WE FAB, uma empresa que tem como base as metodologias makers (colaborativas, abertas e “hands-on”) aplicadas a processos de inovação. Ela vem trabalhando com a disseminação da cultura maker no Brasil desde que se graduou pelo Fab Academy (MIT – Fab Lab Barcelona) em 2012. Desde aí co-criou alguns Fab Labs, deu consultoria para implementar alguns outros, escreveu livros e palestrou sobre o assunto. Na área acadêmica, é doutora pela USP, onde desenvolveu o conceito “Maker Innovation” e é atualmente professora do Insper, onde coordena o Insper Fab Lab.


  • Joana3
    Joana Castello Branco

    Coordenadora de Comunicação do Instituto C&A

    Mestre em Comunicação e Planejamento Estratégico pela Universidade de Salamanca (Espanha) e especialista em Gestão de Projetos pela Stanford University (Estados Unidos). Com mais de dez anos de experiência, é coordenadora de Comunicação no Instituto C&A, onde é responsável pelos veículos off-line e online a pela comunicação com a imprensa da organização.


  • Alexandre
    João Alexandre de Freitas Neto

    Coordenador Executivo – ASA/SE

    Graduado em Ciências Biológicas, graduando em Engenharia Florestal pela UFS e Técnico em Agricultura pelo IFS. Atualmente na Coordenação Executiva pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA/SE) e Coordenador Executivo pelo Projeto Biodigestor Alternativa Viável para a Agricultura Familiar.


  • image
    Joice Toyota

    Diretora executiva do Vetor Brasil

    Vetor Brasil é uma organização que promove o desenvolvimento de lideranças no setor público. Formada em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e com MBA e mestrado em educação pela universidade de Stanford. Durante a graduação, foi presidente da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo. Após formada, trabalhou em consultoria estratégica por 7 anos, em setores como serviços financeiros, agribusiness, aviação e educação pública (nos estados do Amazonas e de Goiás). Joice também já trabalhou como superintendente da Secretaria de Educação de Goiás e no Teach For America, nos Estados Unidos.


  • Foto JMZ 1
    José Marcelo Zacchi

    Diretor executivo da Associação Casa Fluminense, pesquisador associado do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e apresentador do programa Navegador, na Globo News. Graduado em direito pela Universidade de São Paulo e mestre em administração pública pela Universidade de Harvard, foi diretor do Instituto Pereira Passos (IPP), da Prefeitura do Rio de Janeiro, e fundador, dirigente e membro dos conselhos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto Sou da Paz. Foi ainda assessor especial da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro e assessor e chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ao longo dessas atividades, atuou também como consultor do ONU-HABITAT, BID e Banco Mundial e outras organizações públicas e privadas diversas em projetos sociais, urbanos e de segurança pública no Brasil e na América Latina, e colaborou com publicações variadas e projetos de internet e TV.


  • 1239834_534955856621112_1539923682_n
    Josi Zanette do Canto

    Professora de Geografia na rede estadual e particular de Araranguá/SC e Colaboradora RExLab – Remote Experimentation Laboratory (UFSC)

    Cursando Especialização Educação na Cultura Digital, pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui especialização em metodologia do ensino interdisciplinar, pela FUCAP / SC (2010). Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci / SC (2009). Professora a aproximadamente 12 anos, atualmente é professora de geografia e história do ensino fundamental II e Médio da rede estadual e particular no município de Araranguá/SC. Continuamente busca inovar através da integração das tecnologias digitais com a sala de aula.


  • 20151005110851
    Julia Almeida Oliveira

    Estudante, Jovem Embaixadora da Educação

    Com 15 anos de idade, Julia cursa a segunda série do Ensino Médio, excelente aluna, presidente de sala, medalhas em olimpíadas de astronomia, astronáutica, matemática e em concurso de redação. Pratica esportes e dança.

    Sua experiência lhe proporcionou um destaque na comunidade em que reside, motivo pelo qual foi convidada para participar como Jovem Embaixadora da Educação no projeto Conexão Jovem do Movimento a Indústria pela Educação, esse por sua vez gerido pela FIESC. Os Jovens Embaixadores da Educação tem como foco principal discutir assuntos inerentes ao processo de ensino e aprendizagem dos jovens catarinenses e propor estratégias para o desenvolvimento de projetos inovadores alinhados às demandas atuais e futuras do mundo do trabalho.


  • Kate Bennett
    Kate Bennett

    Gerente de portfólio no Kiva

    Antes de trabalhar para o Kiva, Kate viveu em Quito, no Equador, trabalhando com gestão ambiental e implementando parcerias no hemisfério sul como consultora da USAID. Depois de concluir seu bacharelado em Economia Política, História Pós-colonial e Desenvolvimento na New York University, ela buscou um entendimento prático de ferramentas efetivas para desenvolvimento por meio de trabalho com organizações comprometidas com mudanças sociais em Nova York e uma ONG de base na Guatemala. Kate trabalhou antes para a Kiva como Kiva Fellow no Equador e Peru, o que fomentou seu comprometimento com microfinanças como a uma ferramenta para reduzir a pobreza.

     


  • FullSizeRender
    Kim Farrell

    Gerente de Marketing de Produto no Google 

    Possui graduação em Governo e Estudos Latino Americanos pela Harvard University e seu foco de pesquisa foi o impacto da globalização e de megaeventos esportivos mundiais no desenvolvimento do Brasil. Trabalhou no Google por quatro anos, no escritório central da empresa na Califórnia e atualmente está localizada no escritório em São Paulo. Atuando com a equipe de Marketing, o foco de Kim é em reputação de marca e em projetos de impacto social. Ela liderou o Desafio de Impacto Social Google” no Brasil em 2014, iniciativa que premiou com R$ 7 milhões 10 organizações sem fins lucrativos brasileiras que buscam resolver problemas sociais usando tecnologia. Kim também liderou o #ProudToPlay, uma campanha no YouTube promovendo os direitos LGBT nos esportes e o Doodles (animações feitas a partir da marca do Google em momentos comemorativos) durante a Copa do Mundo de 2014.


  • Foto-Leo-2-570x570
    Leonardo Aguiar

    Médico cirurgião plástico, fundador da Laduo Co criação em Saúde e Sócio Co-fundador da Mirach | Business Integrality

    Um médico que utiliza o design thinking para co-criar a saúde de seus pacientes, cirurgião plástico formado pelo Instituto Ivo Pitanguy, e especialista em Inovacão e Futurismo pela Singularity University/NASA, FutureMed 2013 Alumnus, fundador da Laduo Co criação em Saúde e da Maisha Saúde Móvel, negócio social participante do SGB Lab em 2014, Co-fundador do núcleo de Inovação da ACIB e do Movimento Inova Blumenau e Sócio Co-fundador da Mirach | Business Integrality empresa com o propósito de gerar impacto global através de empresas integrais, transformando idéias e empresas em Negócios Exponenciais.


  • 12179397_1215940731756531_1631470757_n
    Ligia Moreira Sena

    Finalista SGB Lab 2015 – Idealizadora do Cientista que virou mãe

    Ligia é bióloga, mestre e doutora em Ciências, concluindo um segundo doutorado em Saúde Coletiva, feminista e mãe da Clara, nascida em 2010. Depois do nascimento da filha, mudou de carreira para se dedicar a trabalhar com mulheres mães. Em 2010, criou o blog Cientista Que Virou Mãe, que se transformou na primeira plataforma brasileira de informação produzida exclusivamente por mulheres mães, sem o patrocínio de grandes corporações e financiada diretamente pelas leitoras (e leitores, por que não?). É co-autora do documentário popular “Violência Obstétrica – A voz das brasileiras” e do livro “Educar sem violência – Criando filhos sem palmadas” (Ed. Papirus).


  • Lorrana
    Lorrana Scarpioni

    CEO do Bliive

    Além de fundadora da plataforma Bliive, é Global Agenda Council in Creative Economy e Global Shaper pelo Fórum Econômico Mundial . Considerada um dos 10 brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos pelo Prêmios MIT Technology Review Innovators under 35, também é ganhadora do Prêmio Jovens Inspiradores 2013 e foi escolhida pela Revista ProXXima como terceiro profissional mais inovador em marketing e comunicação de 2014. Advogada e Relações Públicas, estudou Direitos Humanos e História das Ideias Políticas na Universidade de Lisboa, Portugal. Como empreendedora social, desenvolveu projetos sociais em saúde da mulher e redução da pobreza, trabalhando hoje com sharing economy e inovação social. Atualmente lidera a operação do Bliive no Reino Unido, através da iniciativa do UK Trade and Investment, Sirius Programme.


  • Lucia001
    Lucia Dellagnelo

    Coordenadora da iieb – Iniciativa para Inovação na Educação Brasileira 

    Lucia é Doutora em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade e Mestre em Educação Internacional pela Universidade de Harvard. Fundou o ICom – Institututo Comunitário Grande Florianópolis e é consultora de organizações nacionais e internacionais na área de educação e desenvolvimento comunitário. É ex-Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e atualmente coordena a iieb – Iniciativa para Inovação na Educação.


  • Gerentes e Equipe Fundação Telefônica
    Luis Fernando Guggenberger

    Gerente de Inovação Social e Voluntariado da Fundação Telefônica-Vivo

    Luis é netweaver e autodidata sobre Redes Sociais e Inovação. Publicitário e Relações Públicas, atua em organizações não governamentais nas áreas social, pedagógica e de desenvolvimento institucional há mais de 15 anos. Atualmente, é Gerente de Inovação Social e Voluntariado na Fundação Telefônica Vivo. Seu Programa de Voluntariado mobiliza mais de quatro mil e 500 colaboradores a cada ano em ações que vêm sendo potencializadas pelo atual contexto de rede e pela conectividade, prova disso é seu programa pioneiro de Voluntariado Digital.


  • foto perfil
    Marcelo Rebelo

    Finalista do SGB Lab 2015 – Idealizador do Projeto Praças

    Apaixonado por espaços públicos. É o idealizador do Projeto Praças e também Secretário Executivo do Conselho Brasileiro de Lideranças em Placemaking. É Urbanista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduando em Planejamento e Gestão de Cidades pela USP Cidades.

    Anteriormente trabalhou na Prefeitura de São Paulo com Habitação de Interesse Social e Urbanização de Favelas, onde coordenou o Projeto Heliópolis e participou de consultoria na cidade de Durban, África do Sul. Foi também coordenador do curso de pós-graduação “Habitação e Cidade” pela Escola da Cidade.


  • 1ae3f53 (1)
    Maria Júlia Kurth de Azambuja

    Uma das responsáveis pelo projeto Cubo Coworking Itaú

    Formada em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem vivência internacional em países como Canadá, Estados Unidos e Portugal, além de formação em escolas como Hyper Island, University of Arts London e Istituto Europeo di Design (IED). Atualmente trabalha no Itaú Unibanco em projetos ligados a inovação, eficiência e inteligência de mercado. E é uma das responsáveis pelo projeto Cubo Coworking Itaú, que visa fomentar o ecossistema de empreendedorismo tecnológico no Brasil.


  • 998108_655404404512328_737037163_n
    Maria Sylvia Aparecida de Oliveira

    Presidenta do Geledés – Instituto da Mulher Negra

    Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-Graduada em Direito Empresarial e em Direito Tributário pela Faculdade Metropolitanas Unidas-FMU. Militante e ativista de Movimento Negro e de Mulheres Negras, sócia efetiva e Presidenta do Geledès-Instituto da Mulher Negra-2015/2018 Vice-presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB/SP e Membro da Comissão de Igualdade Racial-OAB/SP-2013/2015. Advogada voluntária do Depto. Jurídico Instituto do Negro Padre Batista, Promotora Legal Popular, Coordenadora do Curso Promotoras Legais Populares no Hospital e Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha em São Paulo e Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Patrícia Galvão em São Paulo.


  • foto fundo bege
    Nicole Figueiredo de Oliveira

    Diretora da equipe da 350.org no Brasil

    Consultora brasileira e especialista nas áreas de Mudanças Climáticas, Direito e Sustentabilidade Internacional. Ela possui dois mestrados em Direito Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade para a Paz das Nações Unidas na Costa Rica, e da Universidade de Innsbruck, na Áustria. Nicole tem uma ampla gama de experiências profissionais, tendo servido como consultora de mudanças climáticas para as organizações não-governamentais internacionais, como a Humane Society International, a maior organização de proteção dos animais no mundo. Ela é diretora da equipe da 350.org no Brasil, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Iraí, do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas e várias outras comissões de proteção ambiental. Também é coordenadora nacional da Coalizão Não Fracking Brasil. Ela possui um bacharelado em Direito (Universidade Mackenzie, Brasil).


  • Pauline Ataide
    Pauline Ataide

    Integradora do Núcleo de Tecnologias em Educação (NTE)

    Licenciada e Bacharel em Química pela UNISUL – Tubarão SC e especialista em Mídias em Educação pela UFSC, professa efetiva no Quadro do Magistério de Santa Catarina.  Por 15 anos trabalhei com Currículo Integrado, voltado à formação Profissional em escola Técnica.  Atualmente lotada no Instituto Estadual de Educação – IEE em Florianópolis, com o cargo de Integradora do Núcleo de Tecnologias em Educação (NTE) – NTE Florianópolis, onde faz o atendimento à 42 Unidades Escolares localizadas em Florianópolis, fomentando as Inovações e Aplicabilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) aplicadas à Educação.


  • FullSizeRender (7)
    Philippe Magno

    Finalista SGB Lab 2015 – Co-fundador do Hands Free

    Phlippe Magno é Gestor de Marketing, especialista em Marketing Educacional e autor do livro Humanizar, o Cuidado pela Vida. PH, como é mais conhecido, também é piloto privado de aeronaves e foi no Aeroclube que conheceu seus sócios Sérgio Maymone e Filipe Silva, fundadores do Instituto HandsFree Tecnologias Assistivas, finalistas do SGB Lab 2015.

    Anteriormente, já foi Analista de Marketing na Faculdade Pernambucana de Saúde, Gestor de Marketing do Instituto Brasileiro de Gestão em Marketing, Diretor Comercial da Atrativa Produções e Eventos e hoje é Diretor de Comunicação do Instituto HandsFree, um trabalho social que se tornou seu projeto de vida.

  • Renato1
    Renato Guimarães

     Gerente de Mobilização do Greenpeace Brasil Co-Fundador da Together

    A Together é uma agência dedicada a promover transformação social pela mobilização e engajamento de pessoas, empresas e organizações em causas de impacto social. Renato tem acumulados mais de 20 anos de trabalho em comunicação estratégica, campanhas e advocacy nas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Humanitários em organizações como a IFC – International Finance Corporation, o braço de investimento privado do Banco Mundial, Purpose, Greenpeace, Oxfam GB, Instituto Akatu.

    É jornalista com mestrado em relações internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy. Tem pós-graduação em Comunicação Corporativa pela Universidad de Lima, Peru, além de ser fellow do Center on Philanthropy and Civil Society da City University of New York. Foi sócio fundador da consultoria especializada em sustentabilidade Gestão Origami e participou da fundação da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade. É palestrante na área de sustentabilidade, mídias sociais e movimentos sociais. É co-autor do livro “Sustentabilidade – O Futuro no Presente” e autor do livro “Cooling Up – The interconnected public sphere and the “science” of climate denial”. É colaborador do BrasilPost, versão brasileira do HuffingtonPost.


  • Roberto Agune
    Roberto Agune

    Coordenador da Unidade de Inovação da  Subsecretaria de Parcerias e Inovação  da Secretaria de Governo do Estado de  São Paulo

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973). Trabalha há 38 anos no Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é coordenador da Unidade de Inovação da Subsecretaria de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.


  • Rogerio Moreira
    Rogério Malveira Barreto

    Finalista do SGB Lab 2015 – Idealizador do Letras de Médico

    Na ingenuidade dos 17, Rogério foi parar na Faculdade de Medicina sem imaginar que lá ia encontrar os parafusos que o faltavam. Curioso e inquieto de nascença, já fez de tudo um pouco: Desde seleção de vôlei no colégio até laboratório de genética na faculdade, passando por monitoria de psiquiatria e liga de patologia. Mas foi quando virou palhaçoterapeuta em hospital e foi Diretor Nacional de Direitos Humanos e Paz por 2 anos em uma ONG de estudantes de medicina que as coisas clarearam e descobriu-se fascinado por causar impacto. Ao ser semifinalista do Prêmio Jovens Inspiradores em 2013, deparou-se com o empreendedorismo social e nunca mais largou, chegando no Social Good Brasil Lab. Cearense com orgulho e apaixonado por jogos de tabuleiros, atualmente cursa o último semestre de Medicina na Universidade Federal do Ceará.


  • Ronaldo
    Ronaldo Tenório

    CEO da Hand Talk

    Publicitário e especialista em comunicação estratégica, com experiência de mais de 10 anos em Comunicação Marketing. Co-fundador e Diretor Executivo da Hand Talk, que teve seu aplicativo eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Em 2014 foi eleito pela Folha de São Paulo o Empreendedor Social de Futuro no Brasil.


  • Sam
    Sam Shiraishi

    Jornalista e empreendedora

    Sam (@samegui) é mãe de Enzo (15), Giorgio (12) e de Manuela (2). Jornalista e empreendedora, é blogueira no A vida quer e fundadora do grupo Mães (e pais) com filhos no Facebook e no Google+. É voluntária desde os 8 anos, atualmente como embaixadora do movimento Social Good Brasil. Uso de tecnologias para o bem social e a cidadania, educação e saúde da família, além dos cuidados com o bebê e desafios dos pais de adolescentes são seus assuntos frequentes. Acompanhe-a também no Mãe com filhos.


  • image (21)
    Sophie Reynolds

    Pesquisadora da Nesta UK

    Nesta é a principal fundação de inovação no Reino Unido. Lá, Sophie orienta dois estudos da Comissão Europeia de Projetos. O TRANSITION, um projeto de pesquisa que busca aprender e compartilhar uma melhor prática europeia de incubação e inovação social, e o projeto Social Innovation Europe (Inovação Social Europa). Ela colaborou com pesquisas da Nesta em economia colaborativa, inovação social e inovação governamental, além disso apresentou o setor público de inovação para agêncnias nacionais e internacionais como para a “UK Government”, “The OECD” e a “UNDG”. Sophie é a Editora Executiva e Curadora da “Lab Notes” – um informativo mensal que traz ferramentas interessantes assim como notícias dos inovadores do setor público do mundo inteiro.


  • Tomás de Lara
    Tomás de Lara

    Co-líder do Sistema B Brasil, Co-fundador da Goma e dos Hubs Global Shapers de Porto Alegre e Rio de Janeiro

    Empreendedor social, tecelão de redes por vocação, e consultor de negócios conscientes, Tomás é co-líder do Sistema B Brasil (movimento de Empresas B), co-fundador da Goma, ecossistema colaborativo de empreendedores sociais e dos Hubs de Global Shapers de Porto Alegre e Rio de Janeiro. Administrador de empresas com master em comunicação digital, especialista em economia colaborativa e sustentável, Tomás também atua como Conselheiro do Instituto Coca-Cola Brasil e professor em cursos de inovação social no Brasil. No início de 2013 foi convidado ao encontro anual do Fórum Econômico Mundial em Davos na Suiça, para falar sobre tecnologias para inovação social e financiamento coletivo. Recentemente tem focado seu trabalho e estudos na catálise de novos negócios baseados em uma economia mais consciente, e na mudança de um pensamento EGOcêntrico e competitivo, para um pensamento ECOcêntrico e colaborativo.


Conheça a programação completa

Programação