Seminário 2014


Seminário Social Good Brasil 2014: A nova ferramenta de mudança é você.
5 de novembro – Quarta-feira
12h – 19h
12h – 13h
Credenciamento para o Seminário
13h – 13h20
Abertura
13h20 – 14h
Social Good e você como ferramentas de mudança social

Social Good é um termo da cultura digital que significa o uso da tecnologia, novas mídias e do pensamento inovador para o bem social. Mais do que tecnologia, Social Good propõe uma nova postura e comportamento em que você é o protagonista da mudança. Como a tecnologia proporciona que você seja a ferramenta de mudança para um mundo melhor?

Painelistas: Anderson Giovani da Silva (ICom), Fernanda Bornhausen Sá (IVA), Carolina de Andrade (Social Good Brasil), Luis Fernando Guggenberger (Fundação Telefônica), Robert Skinner (Fundação das Nações Unidas) e Simone Gallo (Itaú).

14h – 15h
A nova economia colaborativa: um modelo de pensar, ser e agir em rede
Estamos vivenciando uma transição na economia. Isso significa crises e oportunidades. Hoje, ações baseadas na colaboração estão ganhando cada vez mais espaço. As novas tecnologias servem como ambiente fértil para que a nova geração proponha novos modelos mentais e organizacionais que desafiam as estruturas atuais com alto potencial transformador. Qual o impacto que a colaboração em rede já obteve e qual o seu potencial?

Painelistas: Oswaldo Oliveira (Laboriosa 89), Pablo Handl (Impact Hub São Paulo), Murilo Farah (Benfeitoria) e Lala Deheinzelin (Movimento Crie Futuros).

15h – 15h40
Campanhas digitais e o novo voluntariado: a tecnologia fortalecendo o protagonismo social
O concurso “Ideias que vão longe”, realizado pelo Social Good Brasil, +SocialGood e Instituto Voluntários Online, buscou identificar e reconhecer aqueles usaram as novas mídias para encontrar formas inovadoras de atrair pessoas para sua causa e resolver desafios sociais por meio de campanhas digitais. Nós acreditamos que esta nova forma de enagajamento espontaneo nas redes sociais nos desafia para novos modelos de voluntariado na era digital. Como você pode usar as novas mídias para criar campanhas digitais que engajam milhares de pessoas e com poder de transformação social real?
Painelistas: Renato Guimarães (Together), Gabriel Gomes (Que ônibus passa aqui), JP Amaral (De bike ao trabalho) e Luciana de Camargo Barros (Quimio Oral).
15h40 – 15h50
Lançamento do primeiro documentário Social Good Brasil: Conectados Transformamos
Com o tema “Conectados transformamos: Histórias de quem usa a tecnologia para melhorar o Brasil”, o média-metragem de 52 minutos usa o poder da transmídia para disseminar histórias poderosas e emocionantes de pessoas e organizações brasileiras que foram protagonistas de mudanças aproveitando o poder das novas mídias e tecnologias.
15h50 – 16h
Pílula de Inovação: Movimento Natura
O Movimento Natura é uma plataforma de colaboração, que visa conectar iniciativas socioambientais transformadoras a pessoas que estão dispostas a ajudar. Conheça mais este Movimento que é a cara do Social Good Brasil.
Painelista: Bruna Farinelli (Movimento Natura).
16h – 16h30
Intervalo
16h30 – 17h20
Novas formas de engajamento cívico: o novo cidadão conectado
Muitas pesquisas apontam que os recentes movimentos sociais e manifestações #VemPraRua de 2013 foram impulsionadas e impulsionaram significativamente o uso das redes sociais e plataformas de engajamento cívico. Neste ano de eleições esta discussão está ainda mais presente. Como as novas tecnologias e redes sociais estão dando voz e possibilitando a participação ativa do cidadão nas questões políticas e de interesse público?
Painelistas: Marcio Vasconcelos (Fundação Avina), Juliana Fava (Box 1824), Bruno Aracaty (Colab.re) e Pedro Markun (Transparência Hacker).
17h20 – 17h50
O novo jornalismo fortalecendo a democracia

A sociedade conectada permite que diferentes vozes sejam ouvidas, dando oportunidade de expressão independente de classe social, formação, idade, gênero e cor. O novo jornalismo atua no direito à informação mais plural, permitindo a exposição de diferentes pontos de vista e vontades coletivas, promovendo o fortalecimento da democracia no nosso país.

Painelistas:  Tomás de Lara (O Sujeito), Amanda Rahra (ÉNóis) e Andrea Dip (Agência Pública)

17h50 – 18h50
Protagonismo e resgate da criatividade

Criatividade não é uma capacidade reservada a poucas pessoas, mas um atributo inerente a todos os seres humanos. A partir da crença de que todos temos o poder de sermos extremamente criativos em nossas profissões, seja qual for nossa área  de atuação. Para isso há metodologias e princípios que resgatam a criatividade e que empoderam as pessoas para buscar soluções inovadoras em seu dia-a-dia e também para problemas mais complexos que encontramos na nossa sociedade. Dessa forma, indivíduos e comunidades ficam mais aptas para inovar e fazer a diferença. Dayna Cunningham e Reinhold Steinbeck, representantes das renomadas instituições de ensino MIT e Universidade de Stanford, respectivamente, irão nos desafiar a pensar diferente.

Painelistas: Reinhold Steinbeck (IntoActions/Universidade de Stanford), Dayna Cunningham (MIT Colab) e Robert Skinner (Fundação das Nações Unidas).

18h50 – 19h
Agradecimentos e encerramento
6 de novembro – Quinta-feira
9h30 – 19h
9h30 – 12h
Oficina gratuita*: Coloque suas ideias em Movimento com Empreendedoras Sociais
A oficina oferecida pelo Movimento Natura combina colaboração, inovação e metodologias do Social Good Brasil Lab para solucionar desafios reais de Empreendedoras Sociais de várias partes do Brasil integrantes do Movimento Natura. Excelente oportunidade de desenhar ideias e soluções replicáveis em colaboração com especialistas e empreendedoras que estão transformando nosso país. Oficina oferecida no foyer do Teatro Ademir Rosa CIC (Digital Media Lounge).
Facilitadora: Bruna Farinelli (Movimento Natura).
*Vagas limitadas, inscrições separadas do Seminário. Clique aqui para participar.
10h30 – 12h
Apresentação gratuita*: Estréia exclusiva do Documentário ‘Conectados Transformamos’
O Documentário Conectados Transformamos apresenta 6 histórias de iniciativas sociais que usam a tecnologia como ferramenta de mudança. São histórias transformadoras de todo o Brasil e que irão emocioná-lo e ajudá-lo a pensar na construção de novas iniciativas. Convidamos você para assistir ao Documentário em primeira mão e participar de um debate com os idealizadores e personagens. O Documentário será transmitido no Cinema do CIC.
Facilitadores e Convidados: Ana Paula Santos, Coordenadora do Documentário; Bruno Nichel, Projeto Integrar; Pedro de Oliveira, Teto Brasil; e Marcelo Michelson, Conexão Pais & Filhos.
*Vagas limitadas, inscrições separadas do Seminário. Clique aqui para participar.
12h – 13h
Credenciamento para o Seminário
13h – 13h20
Abertura
13h20 – 14h
Iniciativas finalistas do Social Good Brasil Lab 2014

O SGB Lab é uma laboratório de quatro meses que apoia iniciativas que utilizam tecnologia, as novas mídias e o pensamento inovador para resolver problemas sociais por meio de um verdadeiro ambiente de inovação com base em co-criação, mentoria e metodologias de ponta. A edição 2014 aconteceu em Florianópolis e São Paulo e contou com a participação de 55 iniciativas. Seis delas foram selecionadas para se apresentar no Seminário com a meta de conquistar adesão do público. Três delas serão premiadas com capital de investimento semente, com base neste critério e outros.

Painelistas: Guilherme Sarkis (SGB), Andressa Trivelli (SGB), os seis finalistas do Social Good Brasil Lab e e representantes do Centro Ruth Cardoso e Sebrae.

14h – 15h
Empreendedorismo + tecnologia + inovação social: um giro pelo mundo

O empreendedorismo como conhecemos está passando por transformação. Entram em cena novos agentes: investidores de startups, laboratórios, incubadoras, aceleradoras – programas cada vez mais ousados, que oferecem ambientes de inovação com espaço para tentativa e erro além de acesso a redes e metodologias de ponta que aplicam empatia e construção com o usuário para desenvolver soluções efetivas. Como criar tais ambientes realmente transformando em prática o discurso da inovação e a nossa forma de fazer negócios?

Painelistas: Carolina de Andrade (SGB), Julián Ugarte (Socialab), Emeline Paat-Dahsltron (Singularity University) e Michael Wray (GSBI, St. Clara University).

15h – 16h
Tecnologia e impacto: o caso da educação

No Seminário SGB 2013, debatemos sobre a educação que a nova geração deseja. A tecnologia e as novas mídias são as ferramentas ideais para fazer o desejo se realizar. Com a premissa de que há necessidade e demanda para inovar nos processos de ensino e aprendizagem, cresce no Brasil iniciativas inovadoras que aplicam novas tecnologias assim como investimento no campo da educação. Quais experiências já podem servir de exemplo e inspiração e qual deve ser o próximo passo para o desenvolvimento de um ecossistema de educação inovadora no Brasil?

Painelistas: Lucia Dellagnelo (Secretária Desenvolvimento Sustentável SC), Mila Gonçalves (Fundação Telefônica), Tatiana Klix (Porvir/Instituto Inspirare), Alais Ávila (Instituto C&A) e Flavia Goulart (Fundação Lemann).

16h – 16h30
Intervalo
16h30 – 17h30
Organizações sociais inovadoras: o terceiro setor se reinventando

O movimento de inovação chega também no terceiro setor, que está incorporando novos princípios, metodologias, ferramentas, novas mídias e tecnologias para ampliar o impacto social positivo que já realiza. Quais princípios e metodologias já estão sendo aplicadas no terceiro setor? E como as organizações sociais estão aproveitando a tecnologia, uma tendência sem volta, para maximizar seu impacto social?

Painelistas: Patricia Santim (Fundação Telefônica), Pedro Oliveira (Teto) and Marcelle Medeiros (Fundação Laço Rosa).

17h30 – 18h40
Tecnologia e novas mídias permitindo escalar a solução de problemas sociais

Acreditamos na teoria da abundância e de que é possível encarar problemas de alta complexidade e escala, principalmente contando com as novas tecnologias e novas mídias como aliadas. Aaron Britt da IDEO.org traz sua experiência com story telling e disseminação do design centrado no ser humano através das mídias sociais em escala global. E também Sartaj Anand, empreendedor indiano conselheiro de diversas redes mundiais e que sonha em impactar 1 bilhão de pessoas ao longo de sua vida.

Painelistas: Aaron Britt (Ideo.org) e Sartaj Anand (Egomonk).

18h40 – 19h
Anúncio dos ganhadores do SGB Lab 2014 e encerramento oficial
19h30 – 22h
Oficina gratuita*: Projetando o Amanhã
A oficina oferecida pela Fundação Telefônica Vivo abordará os princípios de construção de visão do futuro e como podemos utiliza-los para apoiar e guiar as ações do dia a dia de uma organização. Por meio de exercícios práticos, exemplos e diálogos facilitados os participantes irão experienciar novas formas de (co)criar e construir cenários futuros. É uma oficina para todos aqueles que buscam novas formas de se orientar e orientar pessoas e equipes para criação de valor futuro. Oficina oferecida no foyer do Teatro Ademir Rosa CIC (Digital Media Lounge).
Facilitadores: André Coutinho e Anderson Penha da Empresa Symnetics
*Vagas limitadas, inscrições separadas do Seminário. Clique aqui para participar.

5 e 6

novembro

Seminário SGB 2014

Florianópolis

Inscreva-se
no seminário 2014

Inscrições encerradas

Inscreva-se

Informações importantes

1) Para quem vem de outras cidades, fizemos uma lista com sugestões de hotéis e alguns possuem valor especial para participantes do seminário. Espie a lista! 2) O evento terá gestão sustentável de resíduos e ações relacionadas. Participe também e faça sua parte! (Vá de ônibus, dê ou pegue carona, use o Copo Eco que entregaremos no credenciamento e muito mais).

 

Oficinas

Conheça a programação das oficinas da Fundação Telefônica e do Movimento Natura

Oficinas gratuitas Seminário SGB