Seminário 2015


Seminário Social Good Brasil 2015: CROWD2CROWD – inovação de muitos para muitos.
12 de novembro – Quinta-feira 13h – 19h30
12h – 13h
Credenciamento para o Seminário
13h00 – 13h50
Tecnologia + ​Comportamento Inovador​ + Impacto Social = Social Good
Esta é a equação que dá norte a tudo o que o Social Good Brasil faz. O Seminário SGB não é diferente. Crowd2Crowd é Inovação de muitos para muitos, impulsionada por um novo comportamento, mais colaborativo e guiado por um poder compartilhado, além de tecnologia para gerar impacto social. Como você pode fazer parte dessa revolução?

Painelistas: Carolina de Andrade (SGB), Fernanda Bornhausen Sá (SGB), Lucia Dellagnelo (ICom), Américo Mattar (Fundação Telefônica Vivo), Maria Julia Kurth de Azambuja (Itaú/Cubo) e Cida Franco (Natura).

1º BLOCO: Comportamento Inovador
13h50 – 15h
CROWD2CROWD: UM PAINEL DE MUITOS PARA MUITOS
Vivemos num mundo com problemas complexos, que exigem soluções que possam ser aplicadas a milhões (e até mesmo bilhões) de pessoas). E para isso precisamos pensar diferente, fazer diferente. Novas formas de poder já estão aparecendo na sociedade, marcadas por uma mudança de consciência. Nos relacionamos, trabalhamos, produzimos e consumimos diferente. A inspiração pode vir de todos e servir a todos. Todos podem inovar. E assim, beneficiar a muitos. E temos hoje novas ferramentas ao nosso alcance: as tecnologias estão possibilitando o surgimento de soluções incríveis, de forma exponencial. Muitos podem fazer muito para muitos. Para canalizar as vozes das multidões, o Social Good Brasil convida ao palco do Seminário mestres em comportamento inovador do Brasil e do mundo.

Painelistas confirmados: Alexa Clay (Autora do livro “A Economia dos Desajustados” [The Misfit Economy]) e José Marcelo Zacchi (Navegador da Globo News).

15h – 15h10
Momento surpresa
Atenção para as novidades do Social Good Brasil que serão apresentadas em primeira mão no Seminário.
2º BLOCO: Vários setores, vários modelos
15h10 – 15h55
Pílulas: Inovação Social nas Empresas
Pioneiras, líderes e stakeholders da mudança. Grandes empresas precisam se reinventar e inovar sempre. Trazemos ao palco do Seminário organizações que já entenderam que seu valor para a sociedade vai muito além do lucro e geração de empregos. Quais são os valores que as empresas estão criando para o mundo?

Cases: Natura: Case Movimento Natura – Relações que geram valor compartilhado (por Cida Franco) Fundação Telefônica – Vivo: Inovação e Estratégia em uma Fundação Empresarial (por Américo Mattar) Instituto C&A: Mulheres que Inspiram – Engajamento global, desafios locais para ampliação das causas trabalhadas (Joana Castello Branco) Itaú (por Maria Júlia Tema e painelista a confirmar).

15h55 – 16h55
Momento Conexão
Pausa para aproveitar o que há de melhor no Seminário SGB: as pessoas. Lanchinhos especiais, atividades, ações e um cafézinho especial para interagir, fazer networking e se unir com essa multidão de gente que quer fazer a diferença.
16h55 – 17h45
Empreendedores que estão mudando o Brasil: Finalistas do SGB Lab
Empreender com propósito tem sido cada vez mais a opção e sonho de muitos, e organizações com modelos inovadores estão surgindo. Por isso, o SGB Lab, laboratório de inovação pioneiro para projetos e empreendedores sociais não poderia ficar fora deste bloco. Nosso Lab é uma imersão para pessoas que tem ideias que usam a tecnologia para resolver problemas sociais. Durante quatro meses reúne pessoas do país inteiro para ter acesso a metodologias de ponta e transformar sua ideia em solução: em ação e mudança efetiva (e positiva!) para a sociedade. Os labbers finalistas irão apresentar seu pitch e você participa votando em seu favorito para ajudar a escolher quem receberá o Investimento Semente para levar sua ideia adiante.

Finalistas do SGB Lab: Cinthia Rodrigues Grecco (Quero na escola), Graziella Iacocca (Massacuca), Marcelo Rebelo de Moraes (Praças), Rogério Malveira Barreto (Letra de Médico), Philippe Magno de Albuquerque Figueiredo (Hands Free) e Ligia Moreira Sena (Cientista que virou mãe). Moderadora: Bárbara Basso (Coordenadora do SGB Lab).

17h45 – 18h30
Inovando em governo: mudando a gestão pública de dentro pra fora.
Em um momento de crise política no Brasil, onde as multidões clamam por um novo modelo de gestão pública, a inovação e o comportamento empreendedor aparecem como alternativa para realizar mudanças efetivas de dentro para fora: “hackear” o sistema para uma administração mais eficiente e participativa. Preparar lideranças políticas mais alinhadas com um novo modelo de poder mais distribuído e democrático é necessário. Quem já está inovando neste ambiente tradicionalmente burocrático?

Painelistas confirmados: Joice Toyota (Vetor Brasil), Cristiano Ferri (Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados) e Roberto Agune (iGov). Moderador: André Tamura (WeGov)

18h30 – 19h20
Economia colaborativa e impacto social: como produzir e consumir diferente pode melhorar o mundo?
Iniciativas baseadas em redes horizontais e participação de uma comunidade. Isso define em poucas palavras o que é economia colaborativa. Um modelo com poder mais distribuído, construído a partir da confiança entre pares, torna cada vez mais difuso os limites entre quem produz e quem consome. São comunidades que se conhecem e interagem em plataformas online, da mesma forma que compartilham espaços de coworking ou fablabs. Economia compartilhada, crowdfunding, o movimento maker, fontes abertas de conhecimento são algumas manifestações desta nova forma de produzir e consumir que acontece de muitos para muitos. Como este novo modelo funciona? A economia colaborativa pode, efetivamente, tornar nossa sociedade mais justa e ajudar a resolver problemas sociais?

Painelistas confirmados: Sophie Reynolds (Nesta UK), Diego Reeberg (Catarse), Heloísa Neves (Fab Lab Brasil e WE FAB) e Lorrana Scarpioni (Bliive). Moderador: Tomás de Lara (Empresas B e GOMA).

19h20 – 19h30
Agradecimentos e encerramento
13 de novembro – Sexta-feira 13h – 19h20
12h – 13h
Credenciamento para o Seminário.
13h00 – 13h50
TECNOLOGIA + COMPORTAMENTO INOVADOR + IMPACTO SOCIAL = SOCIAL GOOD
3º BLOCO: Impacto Social
13h50 – 14h15
Objetivos de desenvolvimento sustentável na luta global por um mundo melhor e mais justo
2015 é um ano de revisão dos Objetivos do Milênio e novos desafios entram em pauta. Para isso, a Organização das Nações Unidas compartilha com o mundo uma agenda global de luta para que nossa existência seja mais sustentável: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Temas como empoderamento feminino, mudanças climáticas e educação estão sendo cada vez mais discutidos e observados. Em uma sociedade conectada e empoderada pela tecnologia surgem novos modelos mentais e organizacionais, que podem ser impulsionados pelo comportamento inovador. Como as tecnologias e a inovação podem ser aliadas para atingir essas metas globais?

Painelistas: Kate Bennett (Kiva) e Haroldo Machado Filho (ONU). Moderadora: Carolina de Andrade (SGB)

14h15 – 14h55
Empoderamento feminino: o que a tecnologia tem a ver com isso?
Oportunidade para encontrar e compartilhar informações, acesso a serviços de educação e saúde, colaboração, interação e maneiras ilimitadas para que possam expressar suas opiniões. Possibilidade para desenvolver e empreender soluções para problemas relevantes, aliado à sensibilidade e capacidade de transformação inerente ao gênero feminino. Coloque estes elementos juntos: tecnologia + empreendedorismo feminino. Isso já está acontecendo e a transformação positiva é inegável. Como podemos dar ainda mais voz a esse movimento e aproveitar o potencial inovador de meninas e mulheres para gerar soluções positivas para problemas da sociedade? Se já são capazes de tanto, imagina quando tivermos igualdade na quantidade de empreendedoras em tecnologia?

Painelista confirmada: Anielle Guedes (Urban 3D) e Camila Achutti (Blog Mulheres na Computação). Moderadora: Fernanda Bornhausen Sá (SGB). Insider: Sam Shiraishi (Blog “A Vida Como a Vida Quer”)

14h55 – 15h35
O poder do coletivo para mudar a trajetória do clima
As mudanças climáticas afetam as nossas vidas das mais diversas maneiras, mesmo que a gente não se dê conta disso. O Brasil vive, por exemplo, uma crise dupla de água e energia, potencializada pela mudança nos regime das chuvas. Com isso, temos tido menos água em várias regiões do país. Água que falta tanto para bebermos, como para encher as hidrelétricas, principal fonte de energia do país. Resultado? Racionamento e contas de água e luz cada vez mais altas. A crise da água em São Paulo também fez muita gente sentir na pele nossa dependência dos recursos naturais e como sua escassez é capaz de mudar nossa vida: para pior. Todos nós temos o poder de provocar mudanças positivas ao nosso redor. Juntos, estas mudanças atingem escala global. O Seminário SGB acontece às vésperas da COP21, cúpula da ONU que vai tomar decisões importantes para combater as mudanças climáticas. Ótima oportunidade de levantar a questão: como é possível trazer este tema das mudanças climáticas para o cotidiano das pessoas, mobilizando-as e usando a inteligência coletiva resultante por um mundo melhor?

Painelista confirmada: Nicole Figueiredo Oliveira (350.org) e João Alexandre de Freitas Neto (ASA/SE). Moderador: Renato Guimarães (Together e Greenpeace)

15h35 – 16h20
Repensando educação para um novo mundo
Como a inovação pode se manifestar na educação? Os alunos do novo século, superconectados, pedem por sistemas e modelos educacionais mais adequados em conteúdo, método e gestão. Ao mesmo tempo, tecnologia aplicada à educação abre novas possibilidades com ferramentas para desenvolver plenamente as potencialidades das crianças e jovens. O que falta para a mudança que queremos ver chegar às salas de aula?

Convidada: Anna Penido (Instituto Inspirare). Questionadores confirmados: Diego Calegari (Secretaria Estadual de Educação de ​​SC), Julia Almeida Oliveira (Estudante e Jovem Embaixadora da Educação), Pauline Ataide (Integradora do Núcleo de Tecnologias em Educação) e Josi Zanette do Canto (Professora da rede estadual de educação de SC e RExLab). Moderadora: Lúcia Dellagnelo (IIEB – Iniciativa para Inovação na Educação Brasileira).

16h20 – 17h20
Momento Conexão
Um novo dia, uma nova oportunidade de conhecer pessoas e ter conversas significativas. Inspiração e gente interessante não vai faltar. Momento de dar aquela esticada nas pernas e aproveitar um lanchinho gostoso com essa multidão que, como você, também acredita no poder da inovação para um mundo melhor.
4º BLOCO: Escala
17h20 – 17h35
Não tem idade para começar a melhorar o mundo: Pílula Play The Call
A gente cansa de ouvir que as crianças são o futuro do planeta. Mas a gente não precisa esperar elas crescerem para que elas comecem a ter impacto positivo no ambiente que as cerca. De forma lúdica e sensível, as crianças podem ser agentes de mudança, principalmente a medida que são capazes de sensibilizar quem tem um olhar mais viciado sobre os problemas da nossa sociedade: os adultos. O Play The Call é uma gincana global que quer mobilizar 2 bilhões de pessoas. E a mobilização começa com crianças e jovens trabalhando em rede. Como as nossas crianças podem contribuir para um mundo melhor? Painelista: Edgard Gouveia Júnior (PTC)
17h35 – 17h55
Novo filme SGB
Em 2015 o Social Good Brasil está produzindo um novo documentário. O filme, em fase de pós-produção, apresenta quatro dos nomes brasileiros mais relevantes no universo dos negócios sociais que, através de um uso inovador da tecnologia, tem se destacado mundialmente em questões como economia colaborativa, participação cidadã, novos modelos educacionais e acessibilidade. Os personagens representam um movimento contemporâneo e global de empresas que buscam não apenas o lucro, mas uma nova perspectiva para nossa sociedade. Pessoas que participaram da construção deste projeto e acreditam no poder do audiovisual para inspirar uma multidão de pessoas sobem ao palco do Seminário para um bate-papo. Painelistas: Ronaldo Tenório (Hand Talk), Carol Gesser e Will Martins (Diretores) e Luciane Pinheiro (Tractebel Energia). Moderadora: Ana Paula Santos (SGB).
17h55 – 18h10
Entrega do Investimento Semente do SGB Lab
Depois de assistir à pílula sobre o documentário do SGB, o clima de empreendedorismo social continua. Os seis finalistas do SGB Lab vão apresentar seus pitches no primeiro dia de evento. Este será o momento de revelar quais foram os mais votados pelo público e com melhor desempenho ao longo de todo o processo. Os três com melhor resultado irão receber um fundo semente para levar suas iniciativas adiante, ampliando sua atuação e assim ganhando escala.
18h10 – 18h40
Escalando impacto positivo no mundo com organizações que pensam e agem exponencialmente
Precisamos de soluções capazes de resolver os grandes problemas que a humanidade enfrenta, numa escala que possa mudar efetivamente a realidade de muitos. As tecnologias se apresentam como grandes ferramentas para se chegar lá, e alinhadas a um comportamento inovador e exponencial, acreditamos que sejam capazes de resolver os problemas da nossa sociedade e nos levar à uma realidade de abundância. Como as inovações disruptivas e esse momento de economia em transição já influenciam e ainda influenciarão as organizações e seus modelos em busca de maior impacto na sociedade? Em quais tendências de futuro precisamos estar atentos e como podemos construir modelos organizacionais orientados por novos indicadores que permitam engajamento efetivo, modelos que contam com multidões e resultado em escala exponencial?

Painelistas confirmados: Leonardo Aguiar (Laduo e Mirach) e Luis Fernando Guggenberguer (Fundação Telefônica – Vivo).

18h40 – 19h15
Inovação e tecnologia potencializando resultados de organizações sociais
A inclusão social e a redução das desigualdades é um grande desafio e o papel das organizações sociais é fundamental. Observamos que uma nova forma de poder mais distribuído e compartilhado está em ascensão. O terceiro setor pode (e deve) utilizar este novo mindset para maximizar o impacto de suas ações. As novas lideranças e as tecnologias servem de apoio para atender a mais pessoas e apoiar melhor quem tanto precisa. Como a tecnologia, as novas mídias e o comportamento inovador podem aumentar a escala das ações socias de ONGs? Trazemos o Google.org para nos ajudar a responder esta pergunta e contar mais sobre o Desafio de Impacto Social, que no ano passado doou R$7 milhões para organizações sociais brasileiras.

Painelistas: Kim Farrell (Google.org) e Maria Sylvia Aparecida de Oliveira (Geledés – Instituto da Mulher Negra). Moderador: Anderson Giovani da Silva (ICom).

19h15 – 19h20
Encerramento: “Estou inspirado. E agora?
Atenção aos chamados de ação para a rede do Social Good Brasil.
*Programação sujeita a alterações.
14 de novembro – Sábado – Seminário em Ação
13h – 17h30
Dia de colocar a mão na massa em oficinas inovadoras e divertidas com os parceiros do SGB: Confira a programação completa e inscreva-se.

12 e 13

novembro

Seminário SGB 2015

Florianópolis

Informações importantes

Seminário em Ação:

Além dos dias 12 e 13 de novembro, preparamos um terceiro dia mão na massa, que acontecerá no sábado, 14 de novembro. A programação inclui oficinas mão na massa. Confira e inscreva-se gratuitamente.

Festa oficial do Seminário SGB:

A conexão vai além do Teatro CIC. O happy hour oficial do Seminário SGB acontecerá na quinta-feira, dia 12, na Lagoa da Conceição, a partir das 20h. Confira o evento no Facebook.

Precisa de carona? Hospedagem?

A gente incentiva a colaboração entre os participantes. Temos uma planilha de caronas e hospedagem na casa de participantes. Preencha os dados e participe.

Dicas de hospedagem em hotéis:

Confira nosso post com dicas de onde se hospedar em Florianópolis.