COMO FAZER A INSCRIÇÃO:

O que é a Aceleradora de Protagonismo Social?

Acreditamos que as pessoas têm muito poder de transformação na sociedade. Muita gente está afim de de causar hoje mudanças para o amanhã — mas ainda não sabem por onde começar. A gente quer te dar todo o apoio e as ferramentas certas para você começar a fazer isso já. Por isso, criamos a Aceleradora de Protagonismo Social do Social Good Brasil. Nos moldes de uma Aceleradora de Negócios, fornecemos as ferramentas e as metodologias para potencializar o impacto de quem quer ser um protagonista de mudanças sociais em todo o Brasil. A aceleradora estimula a inovação social diretamente no ser humano, transmitindo o conhecimento de pessoa para pessoa.

O que é ser um Fellow SGB?

O Fellow já é uma liderança conectada com inovação social. Ele passa pelo nosso treinamento imersivo, focado em auto-conhecimento e desenvolvimento, novas tendências em inovação social e facilitação de eventos e experiências de mão na massa. Também participa ativamente do Festival SGB, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro deste ano. Depois, ele aplica o aprendizado realizando as Jornadas do Agente SGB

Qual o perfil do Fellow SGB?

O Fellow é uma pessoa comunicativa, cabeça aberta, interessada em conhecer muita gente boa na nossa rede. Ele já têm contato com o universo da inovação social e quer potencializar seu impacto. Também pode ser um líder local, com um grande desejo de fazer ainda mais por uma causa ou pela sua comunidade, ou apenas querer trabalhar em uma área que te deixe realmente satisfeito e ajude as pessoas e o nosso planeta. O mais importante é ter a vontade de ser protagonista de sua vida e de mudanças significativas para o mundo.

Assista ao webinário para tirar dúvidas:

O que você ganha em ser um Fellow SGB?

Ser Fellow significa investir seu tempo em construir algo com propósito.

Aprendizado e desenvolvimento pessoal

Você vai receber um treinamento imersivo em Florianópolis e participar ativamente do Festival SGB. Serão dias de aprendizado sobre autodesenvolvimento, mobilização social e liderança. Depois, a capacitação continua online, através de mentorias e dos nossos toolkits.  Você vai ter acesso a conteúdos e conversas com pessoas referências na área de inovação social.

Expansão da sua rede

Você vai fazer parte da rede incrível que o SGB formou em 5 anos de trabalho. Junto com a gente e com os outros Fellows, você vai ser um protagonista no ecossistema de inovação social e representar o Social Good Brasil na sua cidade.

Conexão com seu propósito social

Dedique seu tempo àquilo que você realmente acredita! Você vai fazer parte da mudança positiva no seu entorno, realizando uma iniciativa de impacto  em sua cidade, por exemplo.

Qual é o papel do Fellow SGB?

Fazer acontecer as Jornadas do Agente

Após passar pelo nosso treinamento, é hora de ir para a rua! A gente dá o apoio para que cada Fellow realize, em sua cidade, uma série de eventos inspiradores e workshops de mão na massa para trazer mais gente de todo o Brasil para causar impacto social. Esses eventos são as Jornadas do Agente – e quem participa de tudo vira Agente SGB.

Ser realizador de eventos e encontros presenciais na sua cidade

Inspirando um comportamento + protagonista e inovador em prol da transformação positiva da sociedade.

Mobilizar pessoas interessadas para participar do programa a cada edição

Desenvolvendo todo o seu poder de promover engajamento e mobilização :)

Ser a ponte entre o SGB e o grupo de agentes que você mobiliza

Você será nosso representante potencializador de inovação social

Rede de Fellows SGB 2016

 

Alonso Neto

Administrador

Propõe projetos de inovação com base em inteligência coletiva por meio de processos cocriativos. Graduado em Administração pela UFU, pós-graduado em Marketing pela USP e com formação em Fluxonomia 4D. Embaixador Bliive e Fellow Social Good Brasil.

Marcela Milano

Empreendedora social

Depois de uma temporada morando na Irlanda e com uma experiência profissional toda voltada ao segundo setor, decidiu que era a hora de empreender com propósito. Em 2015 fundou o Linyon, uma escola de integração para migrantes e refugiados, para prepará-los e conectá-los, ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. Em julho de 2016, foi uma speaker convidada do TEDx Maringá.

Bruno Martins Rizardi

Designer Gráfico

Acredita no empoderamento e na inclusão de pessoas e comunidades por meio de inovação social e do desenvolvimento sustentável.

José Ronaldo dos Santos Souza Filho

Empreendedor e atleta

Na minha trajetória sempre busquei por experiências diferentes para me desenvolver e tornar Campina um lugar melhor para se conviver. Isso envolve trazer projetos de impacto social que deram certo fora, mas que ainda não chegaram aqui. Quero transmitir esse pensamento para despertar nos campinenses a vontade de fazer de Campina Grande uma cidade ainda maior.

Daniel Isfer Zardo

Engenheiro Ambiental

Considerado líder mundial em sustentabilidade pelo PNUMA (Programa da ONU para o Meio Ambiente) em 2010, recebendo o título de Jovem Embaixador Ambiental Global. Engenheiro Ambiental, cursou parte de Máster em Energia e Meio Ambiente na França. Daniel têm se especializado em inovação social, metodologias educacionais, economia criativa, desenvolvimento sustentável, negócios sociais, liderança transformadora, artes do mar. Foi vencedor do primeiro Startup Weekend Education de Curitiba. Atualmente é diretor de inovação e estratégia de negócio da ABIS, onde trabalha na construção de seu ideal por um mundo mais justo e melhor.

Tatiana Bittencourt

Fundadora do Café com Propósito

Atuou por mais de 12 anos em uma indústria multinacional, onde transitou por diversas áreas. Quando se tornou mãe, começou a questionar o seu papel na transformação que desejava para o mundo, foi quando decidiu mudar de carreira para fazer algo mais alinhado com seus valores pessoais. Após uma jornada de autoconhecimento, hoje empreende seu próprio negócio, um café vegano localizado em Londrina/PR, chamado Café com Propósito. Acredita que a revolução que almejamos, começa com cada um de nós, inclusive com o nosso prato!

Maíra Machado Rodrigues

Gerente de eventos incríveis do Impact Hub Floripa

Tenho 24 anos e fiz Relações Internacionais na UFSC, onde tive estágios, me politizei, lutei pelo direito das mulheres e viajei pelo mundo - além de alguns mochilões por ai, ensinei inglês para crianças na Indonésia e depois aprendi muito em um intercâmbio acadêmico para a França. Há um ano e meio me tornei de gerente de eventos incríveis do Impact Hub Floripa e comecei a respirar um outro universo - o do empreendedorismo de impacto, da inovação social e dos eventos inspiradores. Fui mentora de empresários juniores, ajudei a organizar o TEDx Floripa, os Meet ups do Startup SC, as Hub Escolas e acompanho a criação de um ecossistema movido pela sede de melhorias na saúde, educação, mobilidade, etc. Cercada de bons exemplos, a inquietação começou a coçar e o fellow apareceu para eu poder saciar essa sede de participar mais e mais desse movimento.

Marcelo Rocha

Empreendedor social

O DJ Bola, foi homenageado pelo TRIP TRANSFORMADORES por ter sido um dos protagonistas do movimento que tirou o Jardim Ângela da lista de lugares mais violentos do mundo, triste posição que o bairro ocupou ao longo dos anos 90. Em 2000, criou no local a A Banca, uma produtora musical, cultural e social que utiliza a música e a cultura Hip Hop como ferramentas de inclusão Cultural-Social-Econômica para jovens em situação de vulnerabilidade social. A Banca vem engajando os jovens para participarem de debates culturais e ações de conscientização política, educação e saúde. Geriu projetos aprovados no Municipal, Estado e Governo Federal inclusive projetos aprovados em Lei de Incentivos Fiscais como a Lei Rouanet e ICMS.

Pedro Vaz

Co-criador do Meraqui, do Parallelo e da Enactus UFMG

Apaixonado por processos colaborativos, organizações auto-gestionadas e co-criação de iniciativas com potencial transformador. Já atuou como consultor de empresas nascentes de base tecnológica e como Embaixador do Movimento CHOICE, facilitando workshops sobre Negócios de Impacto Social. É graduando em Relações Econômicas Internacionais pela UFMG.

André Luiz Silva Schuindt

Educador social

Coach e Mentor Certificado pelo Instituto Holos, tive contato com o tema de negócios sociais em 2012, mas só agora em 2016 que voltou ao meu coração, pois quero começar um Instituto Social e desenvolver projetos nessa área aqui em nossa região (São Pedro da Aldeia / RJ), que está tão carente de iniciativas como essa do Social Good e muito mais.

Guilherme Viegas

Co-fundador da Pulsar

Co-fundador da Pulsar, uma empresa em rede que trabalha com educação empreendedora e autoconhecimento para jovens. É integrante do programa Jovens RAPS, foi presidente da Net Impact Porto Alegre, ex-membro da AIESEC e do Movimento CHOICE. Possui bastante experiência prática no desenho e facilitação de ambientes de aprendizagem em grupos e tem um jeito único de trabalhar com isto que mistura Art of Hosting, Dragon Dreaming, Comunicação Não Violenta, e algumas outras práticas.

Rogério Malveira

Médico e Empreendedor Social

Fez de tudo um pouco durante a faculdade: De Laboratório de Genética a Monitorias de Psiquiatria. Mas foi na palhaçoterapia e na Diretoria Nacional de Direitos Humanos e Paz em uma ONG de estudantes de medicina (IFMSA Brazil) que descobriu a vontade de querer causar impacto. Em 2013 encontrou o empreendedorismo social ao ser semifinalista do Prêmio Jovens Inspiradores, não largando mais. Vendo a dificuldade dos pacientes de entenderem e aderirem ao tratamento, estudou por 3 anos sobre Health Literacy (entendimento em saúde) e criou um novo modelo de receita médica. Isso culminou na co-fundação da Luneta Saúde: Negócio social pioneiro de saúde que desenvolve soluções tecnológicas que otimizam o trabalho médico e facilitam a compreensão do paciente sobre tratamento e doenças, objetivando diminuição de gastos em saúde.

Renato Guimarães

Gerente de Engajamento do Greenpeace Brasil

trabalha há muitos anos com temas relacionados a sustentabilidade e mobilização social para causas de impacto. Já trabalhou no Banco Mundial, Oxfam GB, Instituto Akatu, Ashoka, foi co-fundador das consultorias Gestão Origami e Together. Atualmente é Gerente de Engajamento do Greenpeace Brasil.

Tati Fukamati

Idealizadora do projeto “A Revolução da Empatia”

É especialista em empatia, sustentabilidade e inovação social. É idealizadora do projeto “A Revolução da Empatia”, que promove palestras, workshops e eventos sobre empatia como competência do futuro e ferramenta de transformação (de empresas e da sociedade como um todo). Acredita que restaurar a empatia nas pessoas pode nos ajudar a construir um mundo mais conectado, colaborativo, sustentável, justo e pacífico. Para todos!   É também sócia da Humans, agência de comunicação e publicidade baseada na empatia e na criação de relações humanas, e colaboradora da NELIS, rede global de profissionais de sustentabilidade. Trabalhou por anos na Amana-Key, empresa de consultoria e educação executiva fundada por Oscar Motomura, onde coordenava projetos de sustentabilidade e parcerias com instituições internacionais, além de contribuir em projetos de consultoria, educação e marketing. É bióloga e neurocientista de formação, além de possuir certificados em negócios sociais, inovação social e mobilização de pessoas.

Alonso Neto

Administrador

leia a bio

Alonso Neto

Administrador

Marcela Milano

Empreendedora social

leia a bio

Marcela Milano

Empreendedora social

Bruno Martins Rizardi

Designer Gráfico

leia a bio

Bruno Martins Rizardi

Designer Gráfico

José Ronaldo dos Santos Souza Filho

Empreendedor e atleta

leia a bio

José Ronaldo dos Santos Souza Filho

Empreendedor e atleta

Daniel Isfer Zardo

Engenheiro Ambiental

leia a bio

Daniel Isfer Zardo

Engenheiro Ambiental

Tatiana Bittencourt

Fundadora do Café com Propósito

leia a bio

Tatiana Bittencourt

Fundadora do Café com Propósito

Maíra Machado Rodrigues

Gerente de eventos incríveis do Impact Hub Floripa

leia a bio

Maíra Machado Rodrigues

Gerente de eventos incríveis do Impact Hub Floripa

Marcelo Rocha

Empreendedor social

leia a bio

Marcelo Rocha

Empreendedor social

Pedro Vaz

Co-criador do Meraqui, do Parallelo e da Enactus UFMG

leia a bio

Pedro Vaz

Co-criador do Meraqui, do Parallelo e da Enactus UFMG

André Luiz Silva Schuindt

Educador social

leia a bio

André Luiz Silva Schuindt

Educador social

Guilherme Viegas

Co-fundador da Pulsar

leia a bio

Guilherme Viegas

Co-fundador da Pulsar

Rogério Malveira

Médico e Empreendedor Social

leia a bio

Rogério Malveira

Médico e Empreendedor Social

Renato Guimarães

Gerente de Engajamento do Greenpeace Brasil

leia a bio

Renato Guimarães

Gerente de Engajamento do Greenpeace Brasil

Tati Fukamati

Idealizadora do projeto “A Revolução da Empatia”

leia a bio

Tati Fukamati

Idealizadora do projeto “A Revolução da Empatia”

Cronograma 2017

11/04 até 27/04 | Capacitação dos Fellows 2016

28/04 até 05/05 | Mentorias de Planejamento

Maio até Agosto | Ações dos Fellows - captação de Agentes 

13/06 até 31/07 | Abertura de inscrições para novos Fellows 2017

05/07 às 16h | Webinário tira dúvidas

01/08 até 14/08 | Pré-seleção de Fellows  2017

15/08 | Anúncio dos pré-selecionados e lançamento do desafio para Fellows 2017

 

31/08 | Entrega do desafio por parte dos Fellows 2017

01/09 a 12/09 Setembro | Banca de Seleção para os Fellows 2017

15/09 | Anúncio dos Fellows 2017 selecionados 

18/09 às 16h | Webinário de lançamento

26 e 28/10 | Capacitação dos Fellows 2017

28/10 | Participação no Festival - Fellows 2016 e 2017


Iniciativa

icom
iva

Parceiro Prata

Apoio

goforgood

Parceiros Master

telefonica
cea-logo

Parceiro Sênior

engie

Parceiros de Conteúdo

manifesto55
shoot the shit
Untitled-1