Blog

14
dez

Ideias virando realidade

Por: Mariel Ramos

Depois de três dias de intensa cocriação, elogios, críticas, aprimoramento das iniciativas e uma apresentação da ideia final para um público de mais de 800 pessoas, chegou a hora dos finalistas ganhadores do Festival de Ideias categoria Social Good Brasil colocarem suas ideias em ação.

Cada um dos oito finalistas ganhou um incentivo de R$ 3.125 para começar a tirar sua iniciativa do papel. Karoline Fidelis, da ideia Floripa App’s, irá elaborar um estudo sobre a viabilidade do negócio e as formas de torná-lo sustentável por meio de um plano de negócios: “Queremos desenvolver mais protótipos de interface de possíveis aplicativos que poderão ser construídos no curso. Será elaborado também folders para atrair investidores e palestras nas escolas no período escolar com os potenciais alunos.”

Lembra da ideia Mamãe Cresci, de Leandro Pinheiro? A plataforma que pretende disponibilizar online peças de roupas para troca e compra já está começando a ser realizada. “Vamos buscar parcerias com desenvolvedores e designer para colocar o projeto para rodar.”

A experiência de cocriação durante o Social Good Brasil foi de extrema importância para os participantes. Lara Rangel, criadora do Fair Play Ticket, teve a oportunidade de conhecer gente nova que ofereceu ajuda e elogiou sua iniciativa, mas acima de tudo a aprendeu a trabalhar em grupo com as ideias de todos: “Aprendi principalmente a compartilhar minhas ideias e a contribuir com as dos outros. Isso ajuda a desenvolver melhor a ideia e enxergar coisas que sozinho não via.”. Agora ela está pensando em maneiras de de tentar adaptar a ideia inicial para que seja mais fácil de realizar.

A ideia da cocriação era reunir as ideias dos finalistas e melhorá-las ao longo dos três dias do Seminário até que fossem possíveis de serem executadas, ou o mais próximo disso. O finalista Vinicius Pavei elogia o modelo e afirma que vai levar a experiência para a vida “O modelo de cocriação se mostrou muito eficiente e pode ser aplicado a diversas situações em uma empresa. A participação em si é um grande aprendizado que será levado para a vida toda.”

Quer conhecer melhor cada uma das ideias vendedoras? Veja aqui!


Comentários