17
out

O caminho do insight

Essa é uma pergunta complicada: como ter um insight? Como desenvolver uma ideia?

O que podemos dizer de cara é que uma ideia é como grama no jardim: se você não a regar, não cresce. As ideias precisam sair da sua cabeça e ganhar estímulos externos – ou uma “regada” se você preferir.

Aproveitamos esse gráfico gerado pela equipe do jornal Diário Catarinense – com informações de nosso palestrante Bruno Ayres – listamos abaixo os 4 principais passo para transformar seu insight em uma ideia, e depois em uma realidade. Especialmente ideias Social Good. 😉

Busque identificar, na sociedade, uma oportunidade de ação, uma situação que combine um problema com a possibilidade de resolvê-lo.

Em seguida compartilhe a sua ideia com pessoas-chave. Fale sobre ela com especialistas no assunto e também com pessoas que conhecem o problema a fundo, por exemplo, os moradores antigos de determinada comunidade.

Da maneira mais simples e barata, teste sua ideia, veja como as pessoas reagem. O chamado “mínimo produto viável” pode, por exemplo, ser uma imagem no Facebook.

Espalhe a sua ideia e una as pessoas à sua causa. Uma ferramenta poderosa é, novamente a rede social na internet.

Bom, você já sabe como desenvolver a ideia. Agora é hora de tirá-la da gaveta! Aproveite e use o Festival de Ideias para isso!


Comentários