Blog

05
nov

Campanhas digitais com impacto real

Por: Mariel Ramos
IMG_2840

Texto de Janine Silva, do Portal Voluntários Online.

Fazer com que o ativismo digital cause um impacto concreto na sociedade. É isso o que os convidados do painel “Campanhas digitais e o novo voluntariado: a tecnologia fortalecendo o protagonismo social” discutiram no Seminário Social Good Brasil 2014. E nossos três painelistas entendem bastante do assunto! São os finalistas do concurso “Ideias que vão longe”, que conseguiram usar as redes sociais para criar campanhas digitais que ajudaram a mudar o mundo.

Luciana de Camargo Barros, do Instituto Oncoguia, criou a campanha Pela Inclusão da Quimio Oral e usou as mídias sociais para engajar pessoas do país inteiro na criação de um Projeto de Lei que incluísse a quimioterapia oral em domicílio como um dos procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. A conquista veio no final de 2013, quando a lei foi sancionada. “Eu sou completamente apaixonada pelo que faço. No dia-a-dia, as perguntas, ligações, são de pessoas que estão num momento difícil. Saber que ajudo alguém num momento tão difícil, faz valer a pena.”

Um dos fundadores do Bike Anjo, JP Amaral disse que “em cima de uma bicicleta, a cidade mudou junto comigo”. E a tecnologia foi usada para amplificar esse impacto até o ponto em que perderam o controle. Materiais como as cartilhas usadas no projeto De bike ao trabalho passaram a ser reproduzidos no Brasil inteiro sem que ele soubesse. Mas JP não se importa não: “é a parte mais legal de ser uma rede que faz acontecer”.

O vencedor do nosso concurso, Gabriel Gomes, do Que ônibus passa aqui?, acredita que ter feito desse um projeto de construção colaborativa garantiu que a iniciativa desse certo. Diversas pessoas puderam ajudar, dando ideias ou colaborando financeiramente através de uma plataforma de crowndfunding. E o que ele aprendeu com esse trabalho? A entender como usar o conhecimento que tem para ajudar na criação de uma cidade criativa (e humana!) e que ideias simples funcionam: “a gente é que complica elas”.

Esse foi o terceiro painel do Seminário, que acontece até amanhã, dia 6, e está disponível para acompanhar online no link assista.socialgoodbrasil.org.br. Vem com a gente para o #socialgoodbr.

Ficou interessado em conferir na íntegra o painel? Em breve iremos disponibilizar todas as palestras do Seminário no nosso canal do Youtube. Fique ligado! ;)

IMG_2761
IMG_2837
IMG_2807

Comentários