6 ferramentas para organizar sua vida pessoal e profissional

Você já sentiu que tudo está uma bagunça e nem sabe por onde começar a organizar vida pessoal e profissional?

Esse parece ser um sentimento comum, mas o mais importante é encontrar soluções práticas e fáceis para vencer a desorganização! 

Vivemos no mundo digital, na Era dos dados, por isso, é importante aprender como otimizar o tempo. Uma das maneiras é aproveitar todas as ferramentas disponíveis para nos ajudar a encontrar as melhores soluções e tomar as melhores decisões

Para te auxiliar nesse processo, aqui vão algumas dicas de ferramentas que podem ser usadas para organizar a rotina, projetos, ideias e tarefas do dia a dia. 

Ah, e é bom dizer que as ferramentas foram testadas e aprovadas pela nossa equipe do Social Good Brasil. Todas são gratuitas e possuem planos pro que dá acesso a funcionalidades melhores. 

Por que organizar sua vida pessoal e profissional é  tão importante?

Parece uma pergunta boba, mas a verdade é que na correria do cotidiano, tendemos a deixar a organização de falar e fazer o que precisa ser feito de qualquer jeito.

As oito horas regulares de trabalho parecem que passam em um minuto, e muita coisa fica para depois. Por isso, organizar a vida pessoal e profissional é uma forma de não perder o controle, em casa e no trabalho. 

Todos nós somos bombardeados de informações 24 horas por dia, seja nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens ou qualquer outro dispositivo.

Com isso, a pressão para que você dê conta de tudo também aumenta. Com certeza alguém já reclamou por você não ter respondido uma mensagem ou estar com a caixa de e-mail cheia.

Mas nessas horas é importante saber o que é prioridade e dizer não pode se tornar inevitável.

No que diz respeito ao trabalho, até mesmo a escolha da profissão pode ter influência nisso. Por isso, pense bem antes de começar um projeto. 

Como organizar sua vida pessoal e profissional?

Ter uma agenda lotada pode contribuir para a bagunça, já que a tendência é acharmos que estamos tão sem tempo que não podemos parar nem por um minuto. 

Mas na verdade, se você realmente quer organizar vida pessoal e profissional, vai precisar parar um pouco para ver onde você  está e onde deseja chegar.

Alguns pontos que podem te ajudar na organização do dia a dia em casa e no trabalho:

  • Defina suas prioridades;
  • Tenha metas e objetivos;
  • Pense em estratégias que possam te ajudar a resolver as tarefas diárias, semanais, e etc.;
  • Tenha um plano de ação para determinar qual método será usado para realizar a estratégia definida. Por exemplo, descubra seu horário mais produtivo para realizar as tarefas que precisam de mais tempo e concentração.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a organização, confira quais as ferramentas que podem te ajudar a organizar a vida pessoal e profissional!

Trello 

Essa é uma ferramenta muito conhecida para organização pessoal e profissional! Ela é usada por criadores de conteúdo, empreendedores e em organizações. Por aqui, somos fãs!

O Trello foi idealizado a partir da metodologia japonesa “Kanban” que utiliza sistemas de organização ágeis. As possibilidades são infinitas: é possível criar tarefas com checklists, dividi-las entre os membros de uma equipe, ou até mesmo separar as tarefas por: fazer, fazendo e feito, por exemplo.

E você pode acompanhar suas atividades pelo destoktop ou  aplicativo no celular! 

Notion 

O Notion com certeza é o queridinho da equipe de Comunicação do SGB. Aqui nós usamos a ferramenta para organizar o calendário editorial e os conteúdos que vão para as redes sociais. 

Usamos as seguintes categorias: nome das redes sociais, status da criação, texto da legenda, conteúdo do post e até mesmo as artes. Também é possível conectar com outros sites para otimização de trabalho, como Slack e Airtable.

Slack 

O futuro do trabalho trouxe a expansão do home office para a maioria das empresas e por isso também surge a necessidade de ferramentas para organizar a comunicação,, além de humanizar as relações. 

O Slack é um aplicativo de mensagens para organizações que facilita a interação e agrupamento de trabalhos dentro dos setores, sem precisar utilizar outras ferramentas de uso pessoal para tratar de assuntos de trabalho. 

Nele é possível criar os chamados “canais” de comunicação, organizar diferentes assuntos,  adicionar as pessoas responsáveis pelos projetos. E ainda mandar mensagens diretas para as pessoas adicionadas na organização. 

Também é possível ter um histórico das conversas, facilitando a busca por informações e arquivos. 

Airtable 

O Airtable é usado no SGB como um grande “baú” de dados. Com um design clean e amigável, fácil de aprender, é possível armazenar dados na nuvem e executar todo fluxo de dados em uma só ferramenta. 

Você pode organizar as informações de cada fluxo de trabalho em uma base. Cada base é composta de tabelas, uma para cada grupo de informações semelhantes que você descreveu em seu fluxo de trabalho. Por exemplo, você pode ter tabelas para projetos, ativos e clientes. Além disso, também é possível compartilhar com toda a equipe, entre outras coisas.

Google Drive 

As ferramentas da Google já são muito conhecidas pela maioria das pessoas, mas será que você sabe utilizá-las da melhor maneira possível para organizar vida pessoal e profissional? 

O Drive é um local de armazenamento de arquivos – fotos e vídeos, documentos, planilhas e apresentações que ficam salvos na nuvem. 

No SGB, usamos como uma grande biblioteca virtual. Com as pastas divididas entre os setores da organização, como Comunidade, Institucional, Comunicação e entre outros. Com isso, é possível compartilhar entre diversos emails e pessoas, de dentro e fora da organização, para que consigam acessar e editar os arquivos. 

Com essa ferramenta, você pode projetar o seu ano dividindo em categorias como: trabalho, finanças (e aqui é possível inserir planilhas), escola ou universidade, livros, fotos e muitas outras.  

Miro

O Miro é usado para produzir mapas mentais no ambiente virtual, principalmente para organizar informações de forma divertida, visual e interativa.

 É possível incluir referências em formato de links, fotos e post its (tudo online!), e ainda, você consegue compartilhar com outras pessoas para que tenham contribuições. 

No SGB, utilizamos durante as apresentações para a equipe e toda comunidade, mas principalmente no planejamento e cocriação do Festival SGB. Para usar as lousas digitais em um trabalho colaborativo, é possível na versão gratuita ou paga.

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

6 ferramentas para organizar sua vida pessoal e profissional
Teste de hipóteses: Como boas entrevistas e o Quadro de Validação podem levar seu negócio social mais longe?
Mecanismos de geração de receita
Modelo de Desenvolvimento de Clientes (Customer Development Model)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support