Primeiro laboratório de ciência de dados para iniciativas sociais acontece neste semestre em Florianópolis

Um inédito laboratório brasileiro de ciência de dados e tecnologias exponenciais para iniciativas sociais, criado pelo Social Good Brasil (SGB), terá sua imersão inicial nos dias 29, 30 e 31 de agosto em Florianópolis. A primeira turma do Laboratório SGB receberá institutos, fundações e empresas com investimento social privado que querem desenvolver cultura analítica para acompanhar e expandir os resultados de suas ações sociais.
O Laboratório SGB ajudará as organizações a desenvolverem uma cultura analítica e as capacitará para que tomem decisões embasadas em dados. O programa é inspirado no Movimento Data for Good, uma comunidade global de empresas e pessoas que utilizam o data science para inovar e aumentar a eficiência e a efetividade do trabalho social. No Brasil, o SGB é líder do movimento.
O laboratório de dados e tecnologias exponenciais para inovação social em Florianópolis tem parceiros multinacionais como IBM e SAP, a empresa catarinense de big data Neoway,  a Resultados Digitais e a Data Science Brigade. “Cada vez mais Florianópolis se destaca como a capital da inovação social”, diz Fernanda Bornhausen Sá, presidente voluntária do Social Good Brasil.
As organizações participantes passarão por uma imersão presencial em Florianópolis nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2018. Durante quatro meses após a imersão, seus profissionais receberão mentoria do Social Good Brasil, Data Science Brigade e Andrew Means, líder do Movimento Data for Good nos EUA e fundador do Data Analysts for Social Good. O Laboratório SGB será finalizado com uma última imersão em dezembro.
Transição inovadora
O Laboratório SGB é uma renovação do SGB Lab. Em seu modelo anterior, o Social Good Brasil apoiava empreendedores com iniciativas sociais em estágio inicial a montarem seus modelos de negócio e impacto, além de inspirarem para impulsionar a inovação. O SGB Lab teve seis turmas de empreendedores, entre elas, participaram iniciativas como o Sumá, MaturiJobs, WeGov, Praças, entre outras.
Agora, o Social Good Brasil, acompanhando tendências internacionais de inovação social, muda seu foco das tecnologias em geral para as tecnologias exponenciais. O Laboratório SGB marca essa transição e terá duas turmas. A primeira é para institutos, fundações e empresas com investimento social privado. Uma segunda rodada será para organizações e negócios de impacto em estágio de vendas e crescimento que querem criar uma nova mentalidade e aprender como usar os dados para analisar suas performances e aumentar seu impacto. Para saber mais, clique aqui.
Mentoria qualificada
Andrew Means foi uma das primeiras pessoas do mundo a aplicar os mesmos algoritmos que eram utilizados por grandes empresas para resolver problemas da sociedade. Ele utilizou sua expertise em dados para identificar padrões e orientar governos em como combater o tráfico de pessoas no mundo. O mentor do Laboratório SGB é referência mundial e destaque em capacitar empresas e instituições a aumentarem a eficiência do impacto social com o estudo de dados.
Dierê Fernandez é cientista de dados e faz parte da equipe do Social Good Brasil. Empreendedora plural, ela atua como profissional especializada em gestão e data science desde os anos 2000. Dierê Fernandez é fundadora da FlowingUp Gestão Empresarial Cocriativa e atua como professora na Perestroika. Ela potencializa insights criativos e de inovação a partir da análise e lapidação de dados.
Leandro Devegili, cofundador do Data Science Brigade, desenvolveu um robô que analisa as contas de deputados brasileiros buscando sinais de desvios de verbas públicas. A tecnologia foi nomeada de “Operação Serenata de Amor”. Hoje, o Data Science Brigade trabalha em utilizar o big data para resolver problemas relevantes para a sociedade em diversas áreas. É uma das organizações que fazem parte do Movimento Data for Good no Brasil.

Se interessou e quer saber mais sobre o Laboratório SGB? Clique aqui e confira!

Leia também

20 outubro 2021
Criamos na programação do Festival SGB, uma trilha de aprendizagem que pode servir de inspiração para...
Ler Mais
20 outubro 2021
O Festival SGB tem uma trilha especial para gestores públicos que possam se interessar nos conteúdos...
Ler Mais
20 outubro 2021
riamos uma trilha de aprendizagem que vai te ajudar a guiar sua experiência pelo Festival SGB 2021.
Ler Mais
20 outubro 2021
O Festival SGB surgiu para você a ficar por dentro de tudo é tendência sobre os assuntos que envolvem...
Ler Mais
11 outubro 2021
A partir da semente plantada no 1º Festival que podemos dizer que somos o maior evento de tecnologia...
Ler Mais

Leia também

O futuro da educação, acesso e inclusão na Era dos Dados: veja a trilha do Festival SGB para professores e alunos
Transparência e uso de dados para tomada de decisões: veja a trilha do Festival SGB para gestores públicos
O futuro do trabalho, carreira e propósito: veja a trilha do Festival SGB para colaboradores de empresas
Propósito, engajamento e histórias inspiradoras são temas da trilha do Festival SGB para empreendedores sociais

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support