Programa do Instituto Coca-Cola inspira e capacita jovens para se tornarem profissionais do futuro

O Programa Coletivo Jovem, realizado pelo Instituto Coca-Cola Brasil, parceiro prata do Festival Social Good Brasil 2018, tem o objetivo de inspirar e empoderar jovens, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, por meio da capacitação e desenvolvimento profissional, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda. A iniciativa, que contribui para reduzir a proporção de jovens sem emprego ou formação no país, impactou a vida de mais de 200 mil brasileiros na faixa etária entre 16 e 25 anos. Mais do que capacitar os jovens para o mercado de trabalho atual, a metodologia do Programa Coletivo Jovem aperfeiçoa nos seus participantes as características e habilidades dos profissionais e líderes do futuro e cria oportunidades de inclusão social.
Propondo-se a ajudar o jovem a ampliar sua visão de mundo e se preparar para o futuro, o Coletivo Jovem promove condições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com lições e atividades práticas que estimulam o protagonismo, a comunicação, a autonomia e o uso do pensamento crítico – características que, de acordo com especialistas, serão fundamentais nos profissionais dos próximos anos. Após isso, o programa entra em contato com empresas parceiras que oferecem vagas de primeiro emprego para os alunos.
Atualmente, o Coletivo conta com mais de 250 empresas parceiras que se identificam com as ideias e objetivos do programa. Com a contribuição dessas empresas, cerca de 60 mil jovens, que obtiveram bons resultados nas capacitações técnicas e emocionais, já tiveram acesso ao primeiro emprego.
Para os interessados em contribuir para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, o Festival SGB 2018 terá uma roda de conversa organizada pelo Instituto Coca-Coca para discutir como a diversidade e inclusão social nos negócios podem contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. No espaço, os participantes irão refletir sobre a potência que é a combinação de startups e empreendedorismo em prol da empregabilidade de jovens, além de encontrarem soluções sobre como colaborar para o crescimento econômico inclusivo.
Estarão presentes na roda de conversa Guilherme Oliveira, Gerente de Juventude do Instituto Coca-Cola Brasil, o jovem Yuri de Souza, ex-participante do Coletivo que teve sua primeira experiência de emprego na empresa Brownie do Luiz, e Luiz Quinderé, empreendedor consciente que hoje promove a inclusão no seu negócio e fundador do Brownie do Luiz.

Leia também

16 setembro 2021
Desde o início, o Social Good Brasil buscou o pioneirismo: ao olhar para o que estava acontecendo no...
Ler Mais
16 setembro 2021
O Google é o maior site de buscas do mundo. A ideia veio a Larry Page e Sergey Brin nos anos 1990. Aí...
Ler Mais
10 agosto 2021
As inscrições para o SiSU (Sistema de Seleção Unificado) abriram no início de agosto. O sistema usa...
Ler Mais
28 julho 2021
Desde que iniciei a autoescola e toda a jornada para tirar a CNH, perdi as contas de quantas vezes coletaram...
Ler Mais
20 julho 2021
Eles estão em toda a parte, do despertador do celular ao nosso endereço, RG, CPF e tanto mais: os dados...
Ler Mais

Leia também

O que foi tendência no mundo nos últimos 10 anos e como essas temáticas foram abordadas no Festival SGB
Caso SGB: como nos tornamos orientados por dados
4 competências de uma organização sem fins lucrativos orientada por dados
Como montar sua iniciativa de dados para impacto social

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support