3 vídeos que vão mudar a sua visão sobre tecnologia e saúde mental

No primeiro mês do ano, acontece a campanha Janeiro Branco, criada para promover a saúde mental e emocional de todas as pessoas. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) chama esse momento que estamos vivendo de “crise de saúde mental”, pois aproximadamente 60% da população no continente americano possui ansiedade e/ou depressão. Os dados mostram a importância de cuidarmos da saúde mental.

Ano passado, em 2021, o SGB participou da campanha #janeirobranco reunindo uma rede de voluntários digitais disseminando o tema, usando o poder da tecnologia para o bem, além de lives e conteúdos sobre o assunto. Já que falamos sobre seres humanos, futuros e o poder dos dados, é preciso entender a importância de usar a tecnologia como ferramenta aliada da saúde mental. Aqui indicamos três vídeos incríveis do que vão mudar a sua visão sobre tecnologia e saúde mental e emocional.

A expressão “Slow Content” se refere ao hábito de priorizar a qualidade do que a quantidade quando se fala em produção de conteúdo. Esse vídeo é um painel do Festival SGB 2020, uma conversa entre os criadores e especialistas em redes sociais, MM Izidoro, Sue Coutinho, André Carvalhal e Beatriz Guarezi. Todas essas pessoas incríveis falaram sobre a importância de aderir ao estilo de vida slow content para ter uma saúde mental de qualidade na era digital.

Saúde mental, autoconhecimento e a importância de se cuidar. Nessa conversa apresentada no Festival SGB 2021, os protagonistas foram Dani Arrais, Wilson Gonzaga, Wemmia Anita e Rodrigo Borges. Já estamos entrando no terceiro ano de pandemia, essa que piorou a saúde mental e emocional de 53% dos brasileiros. O uso das tecnologias podem ser usadas para promover o bem coletivo e nas descobertas do autoconhecimento.

A especialista em redes sociais, Bailey Parnell, aborda em um TEDx Talks sobre saúde mental e o contato com a tecnologia. Afinal, é possível criar um espaço saudável e mais positivo no Instagram, Facebook e Twitter? Se sim, como podemos aproveitar esse espaço cheio de comparações, estresse, fake news e estilos de vida inalcançáveis para ter novos (e bons) hábitos? Bailey apresenta os 4 fatores mais estressantes das redes sociais e como eles afetam no dia a dia. Apesar desse vídeo ser em inglês, é possível ativar as legendas em português diretamente no Youtube.

Assim como a saúde mental, estamos de olho em outras tendências que ganham força no mundo digital. Acesse o relatório de tendências da 10ª edição do Festival para se aprofundar em temas importantes para a humanidade.

Leia também

14 janeiro 2022
Na série Habilidados, você vê bons motivos para ser fluente em dados e também aprende como usar os dados...
Ler Mais
09 dezembro 2021
Na série Habilidados, você vê bons motivos para ser fluente em dados e também aprende como usar os dados...
Ler Mais
08 dezembro 2021
Na série Habilidados, você vê bons motivos para ser fluente em dados e também aprende como usar os dados...
Ler Mais
06 dezembro 2021
No 7º e último episódio da série Habilidados, há dicas para saber identificar as notícias falsas para...
Ler Mais
06 dezembro 2021
A série Habilidados mostra o que fazer quando seus dados estão desprotegidos e como garantir que eles...
Ler Mais

Leia também

3 vídeos que vão mudar a sua visão sobre tecnologia e saúde mental
6 ferramentas para organizar sua vida pessoal e profissional
Saiba por que é importante ter fluência em dados
Como identificar uma fake news?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support