5 tendências para você mergulhar na Era Digital

Há pouco menos de um mês da 10ª edição do maior evento de tecnologia e dados para impacto social do Brasil, compartilhamos as 5 temáticas que irão guiar a agenda do Festival SGB. As temáticas estão diretamente relacionadas com os pilares : seres humanos, futuros e o poder dos dados. O evento convida os participantes para um mergulho nas profundezas de conversas que importam. Também lançamos um manifesto contando mais sobre esse propósito.

O Festival SGB 2021 acontece de 26 a 30 de outubro, terá mais de 20 horas de conteúdos e atrações culturais e será 100% online e gratuito.

Serão mais de 50 palestrantes ao longo do evento. Veja quais serão as temáticas para cada dia dos encontros. Reconhecido por trazer tendências em forma de palestras, paineis e conversas, confira as temáticas escolhidas para o Festival SGB 2021!

1 – OS GRANDES TEMAS DA HUMANIDADE

O Festival SGB começa com uma breve retrospectiva que honra a jornada construída pela organização. A 10ª edição do evento também servirá como um momento de celebração juntos de todos e todas que apoiaram o Social Good Brasil até aqui.

Dentre os temas abordados no primeiro dia de encontro, está o debate sobre como podemos mobilizar mais pessoas uma vez que os problemas são urgentes e complexos? Como, por exemplo, a pandemia do Coronavírus, que sensibilizou a sociedade para agir frente aos grandes problemas da sociedade e o fato do Brasil ter entrado novamente no Mapa da Fome.

Além disso, os participantes debaterão sobre os desafios para 2022 e o que os últimos dados oficiais mostram sobre as mudanças climáticas, que já começam a afetar o Brasil e o mundo. Finanças e reconstrução econômica de forma inclusiva também fazem parte da agenda do evento.

2 – HABILIDADES PARA O FUTURO DO TRABALHO

Novas habilidades, tecnologias exponenciais, inteligência emocional: já vivemos novos formatos de trabalho e também mudanças nas relações interpessoais. Durante o segundo dia de Festival SGB, os convidados vão participar de momentos de reflexão sobre liderança para a inovação e os novos caminhos e possibilidades de carreiras para quem está no mercado de trabalho.

Dados voltados para impacto social, ética, diversidade, equidade e inclusão nos ambientes de trabalho serão temas abordados junto da temática que discute a Era dos Dados. Além disso, um painel sobre o novo universo financeiro das criptomoedas vai apresentar vantagens e riscos de investimentos no setor.

Leia nosso conteúdo sobre O Futuro do Trabalho na Era Digital

3 – EDUCAÇÃO EM DADOS PARA TODOS

Qual o cenário brasileiro para a educação no Brasil? O que os dados apontam no setor? Em um painel moderado por Fernanda Bornhausen e com parceiros do Social Good Brasil, os participantes irão conversar sobre o momento que o país vive na educação e a influência da Era dos Dados.

O terceiro dia também será um dia para marcar o propósito do SGB em democratizar a educação em dados para todos e todas. Assim, os paineis também vão abordar a transparência na gestão pública e como ferramentas cruciais podem ser usadas para causar impacto positivo para o segmento.

4 – PROPÓSITO NA ERA DOS DADOS


A pauta sobre data for good (dados para o bem) será destaque no quarto dia de Festival SGB. De conversas com palestrantes nacionais e internacionais sobre organizações data-driven, até debates sobre como a ciência de dados pode ser uma aliada no acompanhamento de resultados e impacto social, o evento mergulha no tema e busca entender caminhos para o futuro.

Beth Kanter, que esteve no primeiro Seminário SGB vai estar também na 10ª edição do Festival. Lá em 2011, Kanter falou sobre mídias sociais transformadoras. Hoje, Beth Kanter é apontada como “A mulher mais Influente em Tecnologia” pela Fast Company Magazine e de lá pra cá ela inovou como o SGB e trouxe a pauta dos dados para o seu trabalho.

O que já aprendemos sobre investimentos e resultados baseados nos princípios de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG)? Esse será um dos nomes para um encontro com especialistas do setor. A discussão sobre privacidade, segurança e proteção de dados para vida e no trabalho também estão na pauta para o dia. Ética na tecnologia e o uso dos dados para garantir a diminuição de preconceitos também serão temas abordados no terceiro dia de Festival SGB.

5 – O SEU PODER NO COLETIVO


No último dia do Festival SGB, a organização convida os participantes para repensarem seu papel no mundo. Como protagonistas de mudanças sociais é preciso ir além da criatividade, coragem e resiliência, olhando para si, com autocuidado e ferramentas poderosas como aliadas na jornada. Durante as conversas, os painelistas vão debater temas como bancos comunitários digitais, sobre o lado humano do empreendedor com os personagens do documentário Em Frente. Além disso, o evento também abre espaço para momentos de autoavaliações e também descompressões, com atrações culturais pensadas para diversos espaços na agenda.

Desde o primeiro evento, o Social Good Brasil tem como base buscar as tendências do que acontece no mundo para o centro das conversas que importam. Criamos até um material especial sobre o assunto. De lá para cá, muitas mudanças aconteceram no mundo, mas o que permanece é a essência de encontrar novas formas de transformação social com o apoio dos seres humanos, futuros e o poder dos dados.

Gostou das temáticas que vão guiar os 5 dias de Festival SGB?!
Vem mergulhar nessas conversas com o SGB! Inscreva-se em: sgb.org.br/festival

Leia também

01 dezembro 2021
Assista ao 2º episódio da série Habilidados, do SGB e saiba como trabalhar com dados e como isso pode...
Ler Mais
01 dezembro 2021
O tema foi pauta da série Habilidados, do SGB, criada para ajudar as pessoas a darem seus primeiros mergulhos...
Ler Mais
19 novembro 2021
No Brasil, o contingente de mulheres empreendedoras endossa a importância do dia comemorativo.
Ler Mais
18 novembro 2021
O Banco Central estima que mais de 45 milhões de pessoas que não realizavam transações eletrônicas agora...
Ler Mais
16 novembro 2021
Social Good Brasil ganha prêmio que reconhece contribuição para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento...
Ler Mais

Leia também

Como escolher uma profissão?
O celular pode te ouvir?
5 dados que explicam a relevância do empreendedorismo feminino
O Pix em dados - Veja o que dizem os números após o primeiro ano de implantação do sistema

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support