Há pouco menos de um mês da 10ª edição do maior evento de tecnologia e dados para impacto social do Brasil, compartilhamos as 5 temáticas que irão guiar a agenda do Festival SGB. As temáticas estão diretamente relacionadas com os pilares : seres humanos, futuros e o poder dos dados. O evento convida os participantes para um mergulho nas profundezas de conversas que importam. Também lançamos um manifesto contando mais sobre esse propósito.
O Festival SGB 2021 acontece de 26 a 30 de outubro, terá mais de 20 horas de conteúdos e atrações culturais e será 100% online e gratuito.
Serão mais de 50 palestrantes ao longo do evento. Veja quais serão as temáticas para cada dia dos encontros. Reconhecido por trazer tendências em forma de palestras, paineis e conversas, confira as temáticas escolhidas para o Festival SGB 2021!
1 – OS GRANDES TEMAS DA HUMANIDADE
O Festival SGB começa com uma breve retrospectiva que honra a jornada construída pela organização. A 10ª edição do evento também servirá como um momento de celebração juntos de todos e todas que apoiaram o Social Good Brasil até aqui.
Dentre os temas abordados no primeiro dia de encontro, está o debate sobre como podemos mobilizar mais pessoas uma vez que os problemas são urgentes e complexos? Como, por exemplo, a pandemia do Coronavírus, que sensibilizou a sociedade para agir frente aos grandes problemas da sociedade e o fato do Brasil ter entrado novamente no Mapa da Fome.
Além disso, os participantes debaterão sobre os desafios para 2022 e o que os últimos dados oficiais mostram sobre as mudanças climáticas, que já começam a afetar o Brasil e o mundo. Finanças e reconstrução econômica de forma inclusiva também fazem parte da agenda do evento.
2 – HABILIDADES PARA O FUTURO DO TRABALHO
Novas habilidades, tecnologias exponenciais, inteligência emocional: já vivemos novos formatos de trabalho e também mudanças nas relações interpessoais. Durante o segundo dia de Festival SGB, os convidados vão participar de momentos de reflexão sobre liderança para a inovação e os novos caminhos e possibilidades de carreiras para quem está no mercado de trabalho.
Dados voltados para impacto social, ética, diversidade, equidade e inclusão nos ambientes de trabalho serão temas abordados junto da temática que discute a Era dos Dados. Além disso, um painel sobre o novo universo financeiro das criptomoedas vai apresentar vantagens e riscos de investimentos no setor.
Leia nosso conteúdo sobre O Futuro do Trabalho na Era Digital
3 – EDUCAÇÃO EM DADOS PARA TODOS
Qual o cenário brasileiro para a educação no Brasil? O que os dados apontam no setor? Em um painel moderado por Fernanda Bornhausen e com parceiros do Social Good Brasil, os participantes irão conversar sobre o momento que o país vive na educação e a influência da Era dos Dados.
O terceiro dia também será um dia para marcar o propósito do SGB em democratizar a educação em dados para todos e todas. Assim, os paineis também vão abordar a transparência na gestão pública e como ferramentas cruciais podem ser usadas para causar impacto positivo para o segmento.
4 – PROPÓSITO NA ERA DOS DADOS
A pauta sobre data for good (dados para o bem) será destaque no quarto dia de Festival SGB. De conversas com palestrantes nacionais e internacionais sobre organizações data-driven, até debates sobre como a ciência de dados pode ser uma aliada no acompanhamento de resultados e impacto social, o evento mergulha no tema e busca entender caminhos para o futuro.
Beth Kanter, que esteve no primeiro Seminário SGB vai estar também na 10ª edição do Festival. Lá em 2011, Kanter falou sobre mídias sociais transformadoras. Hoje, Beth Kanter é apontada como “A mulher mais Influente em Tecnologia” pela Fast Company Magazine e de lá pra cá ela inovou como o SGB e trouxe a pauta dos dados para o seu trabalho.
O que já aprendemos sobre investimentos e resultados baseados nos princípios de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG)? Esse será um dos nomes para um encontro com especialistas do setor. A discussão sobre privacidade, segurança e proteção de dados para vida e no trabalho também estão na pauta para o dia. Ética na tecnologia e o uso dos dados para garantir a diminuição de preconceitos também serão temas abordados no terceiro dia de Festival SGB.
5 – O SEU PODER NO COLETIVO
No último dia do Festival SGB, a organização convida os participantes para repensarem seu papel no mundo. Como protagonistas de mudanças sociais é preciso ir além da criatividade, coragem e resiliência, olhando para si, com autocuidado e ferramentas poderosas como aliadas na jornada. Durante as conversas, os painelistas vão debater temas como bancos comunitários digitais, sobre o lado humano do empreendedor com os personagens do documentário Em Frente. Além disso, o evento também abre espaço para momentos de autoavaliações e também descompressões, com atrações culturais pensadas para diversos espaços na agenda.
Desde o primeiro evento, o Social Good Brasil tem como base buscar as tendências do que acontece no mundo para o centro das conversas que importam. Criamos até um material especial sobre o assunto. De lá para cá, muitas mudanças aconteceram no mundo, mas o que permanece é a essência de encontrar novas formas de transformação social com o apoio dos seres humanos, futuros e o poder dos dados.
Gostou das temáticas que vão guiar os 5 dias de Festival SGB?!
Vem mergulhar nessas conversas com o SGB! Inscreva-se em: sgb.org.br/festival