Canvas do Modelo de Negócio (Business Model Canvas)

O que é:

Um modelo de negócio descreve a lógica pela qual uma organização cria, entrega e captura valor, seja ele econômico, social, ambiental ou qualquer outro tipo de valor. A sua construção é parte essencial para o desenvolvimento estratégico e operacional de qualquer organização.
O Canvas do Modelo de Negócio (em inglês, Business Model Canvas) é uma ferramenta que ajuda empreendedores e gestores a descrever, desenhar, desafiar, inventar e pivotar o modelo de negócio de sua organização. Co-criado por 470 profissionais de 45 países, o canvas permite sintetizar o modelo de negócio de forma visual e de fácil compreensão.

Como funciona:

O canvas é composto por 9 blocos:
dfff
Do meio para a direita são explicitadas a criação, entrega e captura de valor, com os blocos:
(1)   os segmentos de clientes
(2)   a proposta de valor
(3)   os canais de distribuição
(4)   o relacionamento com clientes
(5)   as fontes de receita do negócio;
No lado esquerdo é explicitado aquilo que é preciso para que o lado direito aconteça, descrevendo as necessidades:
(6)   as principais atividades
(7)   os recursos-chave
(8)   as parcerias
(9)   a estrutura de custos.
Online ou impresso, o preenchimento do canvas é simples. Se impresso, o preencha com post-its, para que possam ser facilmente modificados ao longo do tempo, pois tudo não passa de uma série de hipóteses que precisam ser testadas. Há várias versões online, tais como a da parceria entre a Semente Negócios e a Jungle.it.

Uma das coisas mais importantes é “pensar com as mãos”, ou seja, com base nas perguntas-guia, descrever o que se imagina para cada um dos blocos – riscar, rabiscar, voltar atrás e fazer mais de uma vez. A sequência recomendada segue a ordem de apresentação, mas seguramente vais avançar e retroceder constantemente entre os blocos até chegar às versões mais avançadas. “Mais avançadas” não é figura de linguagem. Não há, necessariamente, uma versão “final” do canvas, pois um de seus propósitos é ser uma ferramenta dinâmica e de constante atualização.

Estágio da ideia em que pode ser usado:

O canvas pode ser utilizado desde o momento de concepção da organização ou de uma de suas linhas de negócio, sendo atualizado ao longo do tempo, à medida que as hipóteses listadas começam a ser testadas e validadas. Também é uma ótima ferramenta para planejamentos estratégicos.

Referências e autores:

A principal referência é Alex Osterwalder, autor do livro Business Model Generation, onde explica o canvas, entre outras ferramentas bastante interessantes para empreendedores e gestores.

Baixe o canvas

Links interessantes:

http://alexosterwalder.com/
http://www.businessmodelgeneration.com/
http://jungleit.com.br/canvas/
 

Leia também

Leia também

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support