Como uma aliança de organizações de impacto está melhorando o acesso à água no Brasil

A iniciativa Aliança Água + Acesso, realizada pelo Instituto Coca-Cola Brasil, une 15 organizações na defesa dos direitos humanos e da preservação do meio-ambiente

No Festival SGB 2018, trazendo o tema ambiental, tivemos a May East, palestrante que é educadora de sustentabilidade, planejadora espacial e inovadora social reconhecida internacionalmente. Ela foi premiada, durante três anos consecutivos, como uma das 100 Líderes Globais de Sustentabilidade. May East esteve no festival com o apoio do Instituto Coca-Cola Brasil, que compartilha com a gente um mesmo objetivo: a busca de tecnologias para solucionar desafios da sociedade e do meio-ambiente.
O Instituto Coca-Cola Brasil tem, entre seus programas, a primeira rede com foco no acesso a água no Brasil. Focado em áreas rurais, a Aliança Água + Acesso, que em 2018 pretende dar acesso a água para mais de 50 mil pessoas, ampliou seu tamanho e este ano e está presente em 8 estados do Brasil. Conversamos com o coordenador do programa, Rodrigo Brito, que nos contou detalhes sobre como a rede está melhorando o acesso a água no Brasil. Para inspirar os empreendedores sociais que nos acompanham, selecionamos os três principais diferenciais e características da Aliança Água + Acesso:

Gestão da tecnologia de forma comunitária

 
As comunidades rurais que recebem as tecnologias provenientes da Aliança Água + Acesso são empoderadas a fazerem, elas mesmas, a gestão e manutenção dos sistemas adotados. “O projeto não é focado só na tecnologia ou na infraestrutura, e sim no modelo de gestão comunitário”, conta Rodrigo Brito.
No Brasil, de acordo com dados do IBGE, apenas 27,8% dos domicílios rurais estão ligados à rede de distribuição de água. No total, quase 20 milhões de brasileiros que vivem em áreas rurais estão sem acesso à água. Respeitando as particularidades das regiões e das comunidades, as tecnologias fornecidas pela Aliança Água + Acesso são autossustentáveis e descentralizadas. Dessa forma, a região passa a depender menos da assistência governamental, ao mesmo tempo que recebe um serviço de qualidade.
No modelo de gestão comunitária, as famílias pagam pequenas mensalidades para receber a água tratada em suas casas, mas são consideradas cocriadoras do sistema existente. Além de receber mais qualidade de vida e melhores condições sanitárias, as populações que fazem a gestão comunitária do tratamento da água desenvolvem uma consciência maior sobre a importância do bem comum e da preservação do meio ambiente.

Atuação em rede e em colaboração

 
Metade dos projetos de água e saneamento na América Latina fracassam em até cinco anos após sua implantação. Isso acontece, principalmente, devido a dificuldade de continuidade e sustentabilidade dos projetos. Para isso não acontecer, decidimos fazer o projeto em formato de rede”, diz Rodrigo.
Hoje, um total de 15 organizações fazem parte da Aliança Água + Acesso. Fazendo um intercâmbio de conhecimento entre iniciativas, as organizações sociais ampliam, revitalizam e criam estações de tratamento e abastecimento comunitário de água. Juntas, elas desenvolvem e replicam as melhores soluções.
“O normal de vermos é que os projetos não trocam experiências. Eles acabam tendo os custos duplicados, pois não se comunicam. O modelo de impacto coletivo da Aliança é otimizar os recursos, acelerar a curva de aprendizado e, principalmente, unir as organizações da sociedade civil trabalhando por uma só causa, em conjunto”, completa o coordenador da Aliança Água + Acesso.

Promoção de encontros para a troca de conhecimento

 
Através da rede, mas também para além dela, a iniciativa sempre busca disseminar as boas práticas, soluções e modelos utilizados nas comunidades. Isso é feito através de publicações, eventos, encontros e conteúdos disponibilizados nas páginas do Instituto Coca-Cola Brasil. O objetivo é incentivar melhores políticas públicas e programas relacionados ao acesso à água e ao saneamento em áreas rurais de todo o Brasil.
As organizações que querem fazer parte da Aliança Água + Acesso participam de editais que visam impulsionar as soluções mais efetivas pela própria aliança formada. Ficou com interesse? Clique aqui e saiba mais sobre a Aliança Água + Acesso.
O modelo de gestão do Instituto Coca Cola está baseado em empoderar pessoas para uma gestão mais colaborativa e na criação em rede. Os keynotes do Festival Social Good Brasil 2018 vieram para Florianópolis para falar sobre esse movimento, o que eles chamam de um “Novo Poder”. Conhece iniciativas que usam tecnologias para tornar o país mais sustentável? Conte pra gente!

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Save the Date: Festival Social Good Brasil 2023
Futebol e dados: campeões são data driven
Google Trends: como funciona essa ferramenta?
Cientista de dados: por que é uma profissão do futuro

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support