5 vantagens da comunicação de dados nas empresas

comunicação em dados

As transformações tecnológicas tiveram um forte impacto na maneira de nos comunicarmos. E claro, isso influencia também a comunicação empresarial.

Essas mudanças trazem um impacto direto no cotidiano, e o uso das mídias sociais, Big Data, e Inteligência artificial são apenas alguns exemplos de inovação. Com isso tudo acontecendo, a comunicação de dados toma um espaço importante.

Muitas soluções de mercado são criadas ao analisar dados, levando as empresas a trabalharem de forma estratégica, a partir das informações coletadas e analisadas. Conheça as vantagens desse tipo de comunicação.

Como usar a comunicação de dados?

A comunicação de dados é um recurso para que as empresas possam buscar uma melhor performance, e ainda construir e consolidar uma boa imagem. 

Em meio a tantas mensagens que circulam diariamente por aí, muitas sem fontes confiáveis, sem dados de institutos de pesquisa, nem nada disso. O que acontece é que mesmo sem maldade podemos compartilhar Fake News.

Só que isso não pode acontecer no mundo corporativo. Nos dias de hoje, informação vale ouro. 

E para que o uso de dados seja efetivo, é necessário aprender a: ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados. 

A partir do momento que uma pessoa consegue desenvolver essas quatro habilidades ela é considerada fluente em dados

Com base nessa análise, todo o trabalho de comunicação pode ser guiado pelos dados, fazendo com que as estratégias sejam baseadas nas informações. Assim é possível se comunicar de maneira mais assertiva. 

Comunicação de dados na era da informação 

A comunicação empresarial precisa estar em constante mudança, já que na era dos dados, que estamos agora, tudo muda o tempo todo.

Por isso, é preciso entender como as marcas se relacionam na atualidade e de que forma devem se posicionar e interagir com o mundo.

Com base em dados se desenvolve indicadores de performance e soluções para os desafios que aparecem a cada dia. A empresa precisa ter controle e o monitoramento da marca diante do mercado e de seus clientes. 

Buscar se adaptar aos novos tempos é essencial para se manter competitivo e relevante. E aproveitar a quantidade enorme de informações que circulam é a melhor opção para ter umacomunicação que traga bons resultados.

5 vantagens em usar a comunicação de dados na sua empresa 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre comunicação de dados, chegou a hora de saber como essas informações irão ajudar na sua  estratégia empresarial.

Comunicar com dados é uma habilidade essencial nesse mundo digital em que vivemos. Desenvolver a capacidade de argumentar, formular e responder perguntas de forma embasada é o caminho para ter um diálogo direto, claro e eficiente. 

Por meio da análise de dados as empresas conseguem diminuir custos, otimizar as operações, melhorar a experiência do cliente e ainda conquistar melhores resultados.

 Confira abaixo algumas outras vantagens!

  1. Conseguir fazer uma mensuração e monitoramento de forma mais assertiva 

Quando sua empresa investe em comunicação com certeza e para ter melhores resultados, seja de vendas ou de melhoria na reputação.

Por isso, conseguir mensurar o resultado das ações de comunicação e saber qual o impacto delas é muito importante. E com o uso de dados, é possível calcular o alcance de uma ação.

Com essas informações você será capaz de saber o índice de conversão, ou ainda, quem foi impactado por aquele tipo de comunicação, entre outras coisas. 

Depois de fazer essa análise, as próximas ações serão realizadas baseadas nos resultados, isso faz com que as estratégias sejam feitas de maneira mais precisa. Já que a equipe vai saber o que dá certo, e como alcançar o público-alvo. 

Outro ponto é que com a  inteligência de dados, é possível fazer o monitoramento contínuo do que é falado sobre a empresa tanto na mídia off-line quanto na on-line. Dessa forma você consegue tomar as melhores decisões e realizar estratégias para alcançar seus clientes ou fazer um gerenciamento de crise, por exemplo. 

  1. Extrair o máximo na análise de dados

Sabe quando você está buscando uma ideia fora da caixa? Buscar um insight “do nada” é difícil. Por isso, na comunicação é comum se guiar em métricas como: visualizações, seguidores, alcance, entre outros. 

Mas existem outros dados que podem impactar positivamente suas análisesUma boa opção é fazer o cruzamento de dados, assim você consegue enxergar além de apenas números isolados. 

  1. Melhores resultados com a comunicação integrada de dados

Uma coisa importante de notar é como a comunicação e o marketing andam lado a lado. E por isso mesmo os dados das duas áreas devem ser analisados em conjunto.

Essa é uma boa forma de trabalhar os dados e assim sua empresa consegue ter melhores ideias e também tomar decisões mais assertivas. 

Quando uma área realiza uma ação, a outra precisa entender o impacto disso. Assim, é possível ter um melhor aproveitamento dos resultados obtidos.

O uso de dados para guiar as estratégias de comunicação e marketing, conseguem alcançar resultados muito bons e proporcionam o crescimento das organizações. Isso porque, com base na análise de dados, as ações propostas serão mais certeiras. Sabendo quando, como e quem atingir.

  1. Estar um passo à frente 

Prever as tendências do mercado vai fazer com que a empresa saiba qual é o produto ou serviço que está na moda. 

Analisar os dados permite que as decisões sejam tomadas de maneira antecipada, levando em consideração um cenário mais atual. E também seus esforços são dirigidos no caminho correto, já que você está vendo o todo e consegue prever os próximos passos dos clientes. 

  1. Mensurar o retorno de investimento 

O uso do chamado Big Data trouxe muitos avanços para a comunicação empresarial. E um dos destaques fica por conta do ROI (return of investments), isso porque sem analisar os dados ficava difícil mensurar o retorno das ações para os negócios. 

Agora, é mais simples e fácil conseguir saber se houve um retorno positivo das ações da área da comunicação empresarial, e com outra vantagem, gastando menos dinheiro e de maneira mais efetiva.

Gostou de conhecer as vantagens da comunicação de dados nas empresas? Por esses e outros motivos a análise de dados tem crescido e vai crescer ainda mais no mundo dos negócios.

Fique por dentro dessa tendência e invista na educação em dados

Leia também

15 setembro 2022
Data Driven em tradução livre para o português significa “orientada a dados”, no caso aqui, empresa...
Ler Mais
07 setembro 2022
As transformações tecnológicas tiveram um forte impacto na maneira de nos comunicarmos. E claro, isso...
Ler Mais
31 agosto 2022
Tomar boas decisões pode não ser das tarefas mais fáceis, mas é essencial quando pensamos em um impacto...
Ler Mais
24 agosto 2022
Assista ao 2º episódio da série Habilidados, do SGB e saiba como trabalhar com dados e como isso pode...
Ler Mais
17 agosto 2022
Seja na sua empresa, ou em um projeto que deseja fazer no futuro, usar ferramentas de dados pode ajudar...
Ler Mais

Leia também

Empresa Data Driven e sua relação com o futuro do empreendedorismo
5 vantagens da comunicação de dados nas empresas
Data for good: como o uso de dados pode impactar socialmente
Como escolher uma profissão? 7 dicas para te ajudar nesse desafio

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support