Aumentar uma rede de apoio para pessoas com câncer, montar um base de informações para proteção de animais silvestres, melhorar a educação, criar condições dignas de trabalho em oficinas de costura, instruir pessoas que sofrem com alergias e empoderar a comunidade LGBT com informação. Dados podem contribuir em todas essas causas.
O Movimento Data for Good no Brasil, liderado pelo Social Good Brasil, irá expandir o resultado de iniciativas de impacto social com o uso de dados para orientar na resolução de problemas históricos do país.
Em novembro de 2018, 12 organizações participaram do Laboratório SGB para sua primeira imersão em dados: o início de uma capacitação de três meses que ensina, passo a passo, caminhos para o desenvolvimento de um mindset analítico. A imersão possibilitou o acesso a conteúdos e mentoria, conexão entre participantes e aprendizado sobre ferramentas.
Conheça as iniciativas que fizeram parte da primeira turma de organizações e negócios de impacto do Laboratório SGB:
Associação TODXS
A TODXS e os dados: O TODXS App é o primeiro aplicativo brasileiro que compila dados sobre a população LGBTI+, sendo o projeto piloto da organização. O projeto tem o objetivo de lançar a Base Nacional de Dados LGBTI+ no Brasil e possui como meta impactar 2 milhões de pessoas até dezembro de 2019. Atualmente, a TODXS está finalizando um sistema de denúncias de LGBTI+fobia no app, que conta com uma parceria com a Controladoria Geral da União.
Desafio com dados: No Laboratório SGB a organização procura encontrar outras formas de usar os dados para impactar a população LGBTI+ do Brasil e desenvolver, internamente, um mindset analítico para a tomada de decisões dentro da iniciativa.
Saiba mais: www.todxs.org/
Associação Aliança Empreendedora
A Aliança Empreendedora e os dados: Com a utilização de formulários e entrevistas, muitas vezes manuais, a organização coleta dados para levantamento de aspectos qualitativos e quantitativos de impacto social.
Desafio com dados: No Laboratório SGB a organização busca encontrar caminhos para a implementação de processos ágeis de coleta e visualização de dados. Dessa forma, caminha para tornar-se uma organização de impacto social exponencial.
Saiba mais: www.aliancaempreendedora.org.br
Atados
Desafio com dados: A organização busca no Laboratório SGB desenvolver um mindset analítico para analisar de forma clara os dados que a plataforma coleta e convertê-los em ações efetivas.
Saiba mais: www.atados.com.br
Sistema Urubu – Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas | Universidade Federal de Lavras
Sistema Urubu e os dados: A iniciativa possui mais de 100 mil registros oriundos de bases governamentais, coletas pelo app Urubu Mobile e outras fontes. Os dados gerados são identificados, georeferenciados e com imagem.
Desafio com dados: O Sistema Urubu quer desenvolver soluções para apresentar à população os dados coletados de forma detalhada e totalizada. Além disso, busca soluções tecnológicas para automatizar a identificação de espécies e de fatores geográficos.
Saiba mais: http://cbee.ufla.br/portal/sistema_urubu/
Ilergic – Saúde Além do Rótulo
Ilergic e os dados: A organização possui uma solução fornecida através de aplicativo e versão web. Os usuários podem buscar produtos, ler informações de rótulo, comentar nos produtos com perguntas, respostas ou troca de experiências, e votar no produto, indicando se passou mal ao consumi-lo ou não. O voto, então, contabiliza em um gráfico que indica para os usuários o quão seguro é consumir um produto.
Desafio com dados: O aplicativo quer encontrar, no Laboratório SGB, maneiras de fornecer o maior e melhor valor possível com os dados que possui. Pretendem encontrar melhores formas de entender os usuários e as conexões promovidas pelo Ilergic.
Saiba mais: https://ilergic.com/
Impact Hub Floripa
Desafio com dados: O Impact Hub Floripa busca no Laboratório SGB desenvolver soluções para utilizar os dados para a orientação da organização na escolha de processos e compreensão do público alvo e da comunidade construída, a fim de aumentar o engajamento. Além disso, quer encontrar formas de mensurar o impacto social e ambiental promovido.
Saiba mais: https://impacthubfloripa.com.br/
Instituto Alinha
Instituto Alinha e os dados: A organização quer encontrar soluções para rastrear as peças de roupas feitas através dos “match’s” da plataforma, o que gerará ainda mais dados.
Desafio com dados: A organização busca encontrar formas otimizadas de coletar os dados e maneiras de criar bancos de dados com todas as informações dentro de um único sistema. “Temos mais dados disponíveis do que nos damos conta, e a não otimização do uso dos dados nos faz perder uma grande expertise que somamos ao longo dos anos”, relata Dari Santos, fundadora da organização.
Além disso, o Instituto Alinha busca entender como os dados podem ajudar a iniciativa a adaptar a metodologia para ser aplicada de outras formas (atendendo um número maior de costureiros, principalmente fora de SP), e como os dados podem ajudar em advocacy, necessário para uma mudança sistêmica.
Saiba mais: http://alinha.me/
Instituto Phi
O Instituto Phi e os dados: A organização possui um sistema com dados para avaliação de ONG’s e acompanhamento de projetos, o chamado Sistema Phi de Gerenciamento.
Desafio com dados: O Instituto Phi quer alcançar, no Laboratório SGB, soluções de dados para relatórios de acompanhamento de projetos. Seus relatório devem ser atrativos para parceiros e auxiliar na tomada de decisão.
Saiba mais: http://institutophi.org.br/
Livelab
O Livelab e os dados: A Jornada X utiliza muito as redes sociais e obtém uma série de dados sobre suas dinâmicas e resultados através delas.
Desafio de dados: No Laboratório SGB, o Livelab busca encontrar soluções para automatizar a coleta e análise de resultados, assim como melhorar os instrumentos para acompanhar os jogadores da Jornada X.
Saiba mais: https://www.livelab.org.br/
Portabilis
A Portabilis e os dados: Hoje, a Portabilis contribui com dados para a gestão das políticas de Educação e Assistência Social em 86 municípios que atende.
Desafio com dados: Aprender no Laboratório SGB maneiras de fornecer ainda mais insights para a tomada de decisão dos entes públicos e desenvolver um mindset para a tomada de decisão estratégica dentro da empresa.
Saiba mais: https://portabilis.com.br
Portal SuperAção
Portal SuperAção e os dados: Os dados são utilizados na plataforma para mensuração de resultados qualitativos e quantitativos.
Desafio com dados: O Portal SuperAção quer, no Laboratório SGB, entender quais dados devem ser selecionados para orientação e encontrar um modelo de mensuração de impacto de toda a metodologia empregada.
Saiba mais: https://www.portalsuperacao.org.br/
WeGov
Desafio com dados: O desafio levado ao Laboratório SGB é o de tangibilizar o impacto social dos serviços que presta para governo (direto) e sociedade (indireto), além de definir indicadores de sucesso (internamente e externamente).
Saiba mais: https://www.wegov.net.br/
Tem interesse em participar do Laboratório SGB? Preencha o formulário abaixo: