Case: Conheça o projeto que usou dados para o combate à Covid-19 e foi vencedor do Prêmio ODS SC

Dados para o combate à Covid-19

Social Good Brasil ganha prêmio que reconhece contribuição para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2020, o Social Good Brasil criou uma Sala de Situação Digital com dados abertos à sociedade relativos à pandemia de COVID-19 em Santa Catarina. Foram criados sete “produtos de dados” – ferramentas, análises, instrumentos ou espaços virtuais para consumo de dados com objetivo de uma tomada de decisão, previsões ou projeções. 

No caso do projeto voltado para o combate da Covid-19, foram criados os produtos: Banco de Dados Anonimizados de Casos Confirmados de COVID-19 em Santa Catarina & Suas Análises; Painéis de BI, Modelo Epidemiológico; Matriz Gutai; Análises Data for Good; Frente de Transparência e Paineis BI SC Leitos. Saiba mais sobre esse projeto acessando o relatório completo.

Conheça o case:

Foram 90 dias de trabalho com um grupo intersetorial de voluntários, que se uniu para desenhar uma estratégia baseada em um diagnóstico, estruturação de governança e construção dos produtos de inteligência de dados para ajudar os 295 municípios catarinenses. Esse trabalho foi desenvolvido a partir de um núcleo intersetorial de inteligência de dados com representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) do EGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) e Data Science Brigade (DSB).

Prêmio ODS SC

A organização Social Good Brasil é vencedora do Prêmio ODS SC 2021, iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina que reconhece ações desenvolvidas por seus signatários que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, propostos pela Organização das Nações Unidas – ONU. O anúncio foi realizado na última sexta-feira (5), durante o Fórum Brasil ODS, em Florianópolis, com a entrega do Prêmio ODS SC 2021 para os vencedores de sete categorias. O SGB foi finalista da categoria Organização da Sociedade Civil com o projeto de Inteligência de Dados criado para enfrentar a pandemia do Coronavírus em Santa Catarina.

“Foi um importante trabalho voluntário para, com a metodologia proprietária do Social Good Brasil organizar todos os dados sobre a Covid em SC, criar uma força-tarefa para a criação de sete produtos de dados com o objetivo de salvar vidas. O prêmio é também o reconhecimento de todos que abraçaram esse projeto”, conta a presidente-voluntária Fernanda Bornhausen.

O Prêmio ODS Santa Catarina é uma iniciativa que busca disseminar ações realizadas pelos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, ampliar o engajamento de pessoas e organizações que atuam com os ODS no Estado e aumentar as parcerias entre o Movimento, seus signatários, agências da ONU e governos no desenvolvimento de projetos.

“No início parecia impossível, mas graças a dedicação, o amor e o carinho, conseguimos criar os produtos de dados para auxiliar a gestão de crise do coronavírus em Santa Catarina”, ressaltou Tiago Manke, coordenador de metodologias no SGB, ao receber o prêmio.

50 inovações da pandemia pela Revista EXAME

A iniciativa de dados para o combate à Covid-19 também fez parte da lista das 50 inovações da pandemia pela Revista Exame, classificadas como:
“As atitudes criativas de grandes e pequenas empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil para minimizar os impactos da crise”.

Leia também

15 setembro 2022
Data Driven em tradução livre para o português significa “orientada a dados”, no caso aqui, empresa...
Ler Mais
07 setembro 2022
As transformações tecnológicas tiveram um forte impacto na maneira de nos comunicarmos. E claro, isso...
Ler Mais
31 agosto 2022
Tomar boas decisões pode não ser das tarefas mais fáceis, mas é essencial quando pensamos em um impacto...
Ler Mais
24 agosto 2022
Assista ao 2º episódio da série Habilidados, do SGB e saiba como trabalhar com dados e como isso pode...
Ler Mais
17 agosto 2022
Seja na sua empresa, ou em um projeto que deseja fazer no futuro, usar ferramentas de dados pode ajudar...
Ler Mais

Leia também

Qual a relação entre tecnologia e saúde mental?
Saiba por que é importante ter fluência em dados
Como identificar uma fake news?
Como não cair em golpes?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support