9 ferramentas de dados para melhorar os resultados na empresa

ferramenta de dados

Seja na sua empresa, ou em um projeto que deseja fazer no futuro, usar ferramentas de dados pode ajudar a obter melhores resultados. Isso porque hoje em dia nós temos acesso a muita informação, mas nem sempre conseguimos analisar todo esse conhecimento.

Assim, ao ter acesso a um diagnóstico adequado e eficaz, você será capaz de tomar decisões estratégicas, expandir o negócio ou conquistar novos clientes.

Continue a leitura deste artigo para saber quais ferramentas vão ajudar você no processo de análise de dados

O que é análise de dados?

Quando falamos sobre ferramentas de dados, não pense que tudo se resume à aquisição de aplicativos ou softwares. Obviamente, eles são importantes, mas a análise depende muito da expertise da pessoa ou time encarregado de interpretar os dados e tirar os melhores insights

A questão é que analisar dados é uma peça fundamental para que você e sua equipe possam tomar decisões assertivas. E ainda vai ajudar nas métricas, monitoramento e controle das informações. 

Afinal, todos os dias nós recebemos diversos tipos de informações, mas o principal é saber o que fazer com elas, ou ainda, identificar quais delas não agregam valor naquele momento. 

Esse grande volume de dados é conhecido como Big Data. E quando essas informações chegam até a empresa, é importante saber o que fazer com essa base de conhecimento.

Nesse cenário é que entra a análise de dados. 

A análise de dados é o processo de trabalhar com dados, ou seja, coletar as informações, organizá-las para utilizá-las de maneira prática e analisar. Assim, você consegue formular e responder perguntas que vão ajudar você a entender qual o melhor cenário para seu negócio.

Por que as ferramentas de dados são tão importantes?

Ferramentas de dados ajudam você a ter acesso a informações que podem ser a chave para entender as preferências e hábitos do seu público alvo. Por isso, com o auxílio das ferramentas de dados, as empresas podem tomar decisões estratégicas em relação aos seus serviços e produtos.

Desse modo, a educação em dados se tornou essencial para o futuro dos negócios. Pensando nisso, a utilização de uma plataforma de análise de dados é uma maneira das organizações terem mais acesso a informações que irão contribuir com tomadas de decisões estratégicas no negócio. 

Portanto, ter fluência em dados é essencial para o desenvolvimento do seu negócio, tanto pensando em expansão quanto em manutenção de clientes. 

Dicas de 9 ferramentas de dados para analisar as informações 

1. Laboratório de Dados SGB

No laboratório de dados SGB você encontra apoio de mentores cientistas de dados. 

Com esse apoio, os participantes do lab desenvolvem produtos de dados integrados à gestão das organizações.

Você aprende a criar produtos de dados para a solucionar problemas complexos, tendo recursos, como:

  • dashbords;
  • índices de mensuração de impacto;
  • relatórios;
  • análises preditivas.

É um laboratório exclusivo do Social Good Brasil para incentivar o uso de tecnologias, dados e competências do futuro! 

Voltado para institutos, fundações, empresas, empreendedores sociais e setor público. O objetivo é que as instituições desenvolvam soluções de dados personalizadas.


2. Cyfe 

O Cyfe é uma ferramenta que você pode usar para analisar e processar dados comerciais através da conexão com diferentes fontes. Esse é um excelente recurso para quem tem uma estratégia digital para vendas on-line. 

Por meio dessa ferramenta você pode:

  • monitorar as métricas de seus canais digitais;
  • personalizar widgets e importar arquivos no formato CVS.
  • manter os dados históricos armazenados no sistema;
  • permite extrair dados de diferentes fontes, como Google ou Salesforce, para monitoramento das vendas on-line.

Você pode fazer um teste gratuito por 14 dias, e depois escolher entre as 4 versões disponíveis da ferramenta. O valor da mensalidade é em dólar.

3. DataMelt

Este é um software gratuito onde você pode fazer a análise e a visualização de dados. 

Essa ferramenta oferece uma solução de computação e visualização com uma API Java abrangente para análise de dados. O DataMelt  é usado para: cálculos numéricos, estatísticas, cálculos simbólicos, análise de dados e visualização de dados.

Analisa cientificamente cada número, sendo conhecida como uma das melhores ferramentas quando se trata de análise de dados.

4. Google Analytics

Essa é, possivelmente, a ferramenta mais conhecida. Isso porque o Google Analytics é um serviço de análise da web. Além disso, ele faz parte do buscador mais usado na internet, o que explica o fato da ferramenta também ter ficado famosa.

Através do Google Analytics é possível ter acesso a estatísticas e ferramentas analíticas básicas para otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Ele é bastante utilizado em estratégias de marketing. 

Esse serviço faz parte do Google Marketing Platform e você pode utilizar gratuitamente com sua conta Google. 

5. Grow 

O Grow é uma ferramenta de análise de dados que permite que você importe e transforme facilmente dados de várias fontes para alimentar métricas e seus painéis de controle.

Através dessa ferramenta de dados você consegue filtrar, dividir e explorar diferentes tipos de gráficos enquanto navega pelos dados. Dessa maneira, você consegue encontrar informações relevantes para sua empresa e, assim, aprimorar suas estratégias de venda. 


7. Linguagem R

A linguagem R é um software de análise de dados para quem tem conhecimento prévio em códigos de programação. 

Essa ferramenta é aplicada e utilizada na manipulação, análise e visualização de dados, sobretudo no Business Analytics.

A linguagem R é multiplataforma, podendo ser executada em diferentes sistemas operacionais. Ou seja, pode ser utilizada no Windows, Linux e Macintosh, por exemplo.

8. Matlab 

Já o Matlab é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. Nessa ferramenta você tem acesso a:

  • análise numérica; 
  • cálculo com matrizes; 
  • processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar.

Uma vantagem do Matlab é que além de analisar dados, ele pode ser usado para o desenvolvimento de algoritmos. Além disso, possibilita programar algumas atividades específicas, como, por exemplo, manipulação de dados perdidos e limpeza de dados.

9. Orange 

Essa é uma plataforma de análise em que os usuários podem extrair dados através de programação visual ou scripts Python. 

Possibilita a mineração de dados de forma frutífera e divertida através de seu software de código aberto.Trabalha com aprendizado de máquina e visualização de dados. 

Com o Orange é possível fazer a extração de dados de outras ferramentas, como: planilhas Google, Excel, arquivos CSV e arquivos JSON, entre outros. 

Essas são apenas alguns exemplos de ferramentas de dados que você pode utilizar. O mais importante é entender que trabalhar com dados é fundamental para o seu negócio tanto nos dias de hoje quanto no futuro. 

Venha saber mais sobre educação de dados com o Social Good Brasil! 

Leia também

15 setembro 2022
Data Driven em tradução livre para o português significa “orientada a dados”, no caso aqui, empresa...
Ler Mais
07 setembro 2022
As transformações tecnológicas tiveram um forte impacto na maneira de nos comunicarmos. E claro, isso...
Ler Mais
31 agosto 2022
Tomar boas decisões pode não ser das tarefas mais fáceis, mas é essencial quando pensamos em um impacto...
Ler Mais
24 agosto 2022
Assista ao 2º episódio da série Habilidados, do SGB e saiba como trabalhar com dados e como isso pode...
Ler Mais
17 agosto 2022
Seja na sua empresa, ou em um projeto que deseja fazer no futuro, usar ferramentas de dados pode ajudar...
Ler Mais

Leia também

9 ferramentas de dados para melhorar os resultados na empresa
Teste de hipóteses: Como boas entrevistas e o Quadro de Validação podem levar seu negócio social mais longe?
Mecanismos de geração de receita
Modelo de Desenvolvimento de Clientes (Customer Development Model)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support