Você quer saber como se tornar fluente em dados? Confira

fluente dados

Recebemos uma chuva (ou seria tempestade?) de informações todos os dias. Mas o que fazer com tanto conhecimento? 

Talvez você não tenha parado para pensar na importância de ser fluente em dados. Saber fazer a leitura e a análise desse conjunto de informações são importantes para solucionar questões sociais e ambientais, por exemplo.

Além disso, é essencial quando pensamos no mercado de trabalho e o que pode fazer um candidato se destacar em uma entrevista de emprego.

Vamos ver então o que é ter fluência em dados e como esse conhecimento vai impactar nosso futuro! 

O que é ser fluente em dados? 

Ser fluente em dados envolve um conjunto de habilidades. Onde você é capaz de:  

  • Ler dados: depois de coletar as informações é preciso saber o que elas representam. Ao aprender a ler os dados você vai saber identificar e interpretar diferentes tipos de informações; 
  • Trabalhar com dados: usar os dados de maneira prática. Para que você seja capaz de entender como coletar, organizar, armazenar e descartar dados no cotidiano;
  • Analisar dados: Formular e responder perguntas por meio de análises de dados. Capacidade de usar vários tipos e fontes de dados como base para fazer análises. 
  • Argumentar com dados: dar opinião é uma coisa, mas quando você quiser defender suas ideias e pontos de vista de forma embasada, os dados vão te ajudar nisso. Assim, você consegue dar mais credibilidade ao que é dito. E torna sua fala mais confiável. 

Aprendendo esses 4 pontos, você terá dominado o idioma dos dados e vai estar preparado para o futuro. 

Com essa fluência, você consegue, por exemplo, entender indicadores de saúde pública, durante todo esse período de pandemia de COVID-19, os dados ajudaram a entender a situação e as providências a serem tomadas. 

Então, apesar de ser algo indispensável para o futuro, no presente já podemos usar os dados para tomar as melhores decisões na vida profissional e pessoal. 

Por esse motivo é possível dizer que o Data Literacy, também conhecido como alfabetização em dados, está sendo usado em várias áreas de atuação.

Qual a importância de ser fluente em dados para ingressar no mercado de trabalho?

Com as mudanças geradas, principalmente, por causa da tecnologia, o mercado de trabalho também mudou muito nos últimos anos.

E para se destacar nesse novo mundo, não basta falar outro idioma, ou ter formação. As empresas exigem um conjunto de conhecimento e entre essas habilidades está ser fluente em dados.

Ter essa fluência permite que você use os dados para orientar suas decisões e criar diferentes estratégias para alcançar o sucesso dos projetos realizados. Por isso, é uma competência que as empresas buscam nos novos talentos.

E não é só em áreas da computação ou programação que ter essa habilidade é importante. Em todas as aéreas é possível usar os dados para tomada de decisões, para economizar, ou poupar tempo. 

Então independente da sua área de atuação ou se ainda vai escolher uma profissão, você deve começar a investir em educação de dados. 

Outro ponto a ser lembrado é que o futuro promete ser cada vez mais digital. E a tecnologia está inserida no nosso cotidiano por todos os lados. Com isso, as empresas vão procurar profissionais capazes de entender a quantidade imensa de informações coletadas ao longo do tempo.

Através dos dados você consegue tomar decisões mais rápidas e assertivas, antecipar e corrigir erros, atrair e reter clientes, e muito mais. Habilidades que as empresas buscam e vão buscar ainda mais no futuro. Por isso, quem tiver essa habilidade estará um passo à frente. 

Quer aprender a ser fluente em dados mas não sabe por onde começar? Confira as dicas que preparamos para te ajudar a alcançar a fluência nesse idioma.

Dicas de como se tornar fluente em dados 

Agora você já sabe o que é ser fluente em dados e a importância para sua vida pessoal e profissional. Mas isso é apenas o início. Para quem se interessou sobre o assunto e deseja ser fluente em dados, é essencial estudar mais e entender a importância do tema. 

Através dos dados é possível saber se uma notícia é falsa, ou como os algoritmos mandam produtos e serviços diferentes para cada pessoa. 

Confira agora as dicas que vão te ajudar a desenvolver essa habilidade!

Faça uma autoavaliação 

Sabe aqueles testes para saber seu nível de inglês? Eles são importantes para te mostrar onde você está e com isso saber qual o próximo passo. Com a fluência de dados acontece o mesmo. 

Descubra seu nível no assunto para saber onde você deve melhorar e focar seus esforços. 

O SGB desenvolveu uma ferramenta para você fazer sua autoavaliação em fluência de dados . Vale a pena começar por esse teste. 

Procure cursos sobre dados

Uma das facilidades que a tecnologia trouxe é estudar sem sair de casa. Por isso, procure por cursos, livros, e outros tipos de material que falem sobre dados. Aqui mesmo no site da SGB você vai encontrar informações relevantes sobre o assunto. 

Estude assunto relacionados

Além de estudar sobre dados em si, você pode aprender também com conteúdos complementares. Você pode, por exemplo, buscar mais informações sobre estatística e métricas. 

E quanto mais estudar e conhecer os conceitos, vai surgir mais assuntos que você pode querer estudar. 

Busque por pessoas que trabalham e estudam dados para você acompanhar as novidades sobre o tema.

Tudo isso, vai te ajudar a entender melhor como chegar a fluência em dados. 

Quer saber mais sobre como ser fluente em dados? Leia nosso artigo sobre educação em dados e veja tudo o que você precisa saber para alcançar a fluência nesse idioma. 

Leia também

01 novembro 2022
A Bárbara tinha fome de mundo. Ela nunca parou em um só lugar, sua ambição sempre foi de conhecer,...
Ler Mais
01 novembro 2022
"Eu sou o Oswaldo Oliveira, um ser humano que mora no planeta Terra, trabalhando consigo mesmo e...
Ler Mais
01 novembro 2022
Humano. Essa foi a palavra que o Tiago usou para resumir a experiência com o Social Good Brasil...
Ler Mais
01 novembro 2022
Mais para as mães. É por isso que a Thais vem trabalhando desde 2013, quando criou a iniciativa...
Ler Mais
01 novembro 2022
A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem...
Ler Mais

Leia também

Segurança de dados no dia a dia: saiba como se proteger
Como identificar uma fake news?
Empresa Data Driven e sua relação com o futuro do empreendedorismo
5 vantagens da comunicação de dados nas empresas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support