Janeiro Branco: a importância de compreender os dados sobre saúde mental para tomar melhores decisões na sua vida


Ao começar a ler esse texto você pode estar se perguntando: qual é a relação de Educação em Dados com Saúde Mental? Minha resposta é: tem tudo a ver! Precisamos aprender a ler e analisar os dados sobre saúde mental para entendermos a importância de cuidar da mente e da vida (algo que reforçamos durante a campanha Janeiro Branco SGB).

Para deixar tudo mais concreto, quero conversar com você sobre a importância da Educação em Dados, meus conhecimentos como psicóloga e as decisões pessoais durante um episódio de estresse bastante grave em novembro de 2018. Vou dividir como me baseei em dados e evidências para tomar as decisões sobre a minha saúde mental, o que fez toda a diferença para que eu não entrasse em um quadro de estresse crônico. 

Desenvolver 03 das competências de Educação em Dados (ler, analisar e tomar decisões baseadas em dados sobre saúde mental) pode fazer toda a diferença na sua vida pessoal e profissional. Também será importante para, juntos, criarmos uma cultura de saúde mental do Brasil. 


  • Como estou cuidando da minha saúde mental?
  • Estou levando em consideração o que estou sentindo sem olhar para o externo? Ou vejo os dados sobre saúde mental no Brasil e no mundo?
  • O que aconteceu em 2020 na vida das pessoas para que aumentasse os casos de estresse, ansiedade e depressão?

A primeira competência: ler dados sobre sua saúde mental 


Os dados e evidências de 2020 não deixam dúvidas de que os  problemas de saúde mental são considerados a nova pandemia. A ansiedade, o estresse e a depressão passaram a ser vistas em pessoas próximas e distantes. Os dados mostram o aumento de casos no Brasil. São pessoas que precisam de ajuda e podem estar ao nosso lado – seja um vizinho, alguém do trabalho, um parente ou uma pessoa que está em alguma das suas redes sociais. 

Então a primeira resposta: você não está sozinho! O mundo está abalado emocionalmente e no Brasil não é diferente. Comece a ler dados e veja:

  • No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no final de 2020 detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.

Sim, 86,5 % dos pesquisados em 2020 relataram sintomas de ansiedade e 45,5% estavam vivenciando estresse pós-traumático. 
Pesquisa do Ibope inteligência de 2020 mostrou que dobraram os casos de ansiedade em mulheres em vários estados, apontando que as mulheres ficaram mais ansiosas boa parte do tempo durante a pandemia. Houve também um aumento no uso de medicamentos tarjados e naturais de 38% e 29%, respectivamente.


Leia mais: entenda o que é educação em dados e como eles influenciam na sua vida pessoal e profissional.


Uma pesquisa da UERJ sobre o comportamento dos brasileiros na quarentena aponta que casos de depressão dobraram entre os entrevistados, sendo que casos de ansiedade e estresse aumentaram 80% nesse período.

Outra pesquisa, realizada pela UFGRS, aponta que 68% da população tem sintomas depressivos, enquanto 80% dos brasileiros se tornaram mais ansiosos em meio à pandemia. 

Então ao ler os dados sobre saúde mental dessas pesquisas você vai constatar que, se está se sentindo ansioso e/ou estressado, não está sozinho. Já é um primeiro passo importante para tomar decisões sobre a sua saúde mental baseadas em dados. 


A segunda competência: analisar dados sobre sua saúde mental e as ofertas do Janeiro Branco 


Bem, agora que você leu esses dados e percebeu a extensão e a gravidade da epidemia de saúde mental pode ir para a próxima competência: analisar dados.

Você pode analisá-los buscando mais informações e evidências, lendo as pesquisas e em outras fontes que podem ajudar a identificar se os sinais que você está apresentando, como os seus sentimentos, fazem parte de um dos transtornos apontados na pesquisa. 

Procure saber o que é transtorno de ansiedade e seus sintomas, como identificar a ansiedade aos primeiros sinais para que ela não se agrave e o que pode aliviar e ajudar no momento. 

Busque também que é estresse pós-traumático, seus sintomas, consequências e possíveis tratamentos. 
Cito aqui alguns artigos que podem ajudar você a Ler e Analisar dados sobre os principais transtornos identificados na pandemia.



Aproveite o movimento Janeiro Branco e o fortalecimento e democratização da Psicoeducação para Ler e Analisar dados sobre saúde mental. Nunca tivemos tanto acesso a informação de qualidade sobre saúde mental como neste janeiro de 2020. São milhões de pessoas no Brasil falando sobre saúde mental e milhares de profissionais de saúde promovendo lives e espalhando conteúdo repletos de dados e dicas práticas. 

Aqui no nosso blog temos alguns posts sobre a campanha Janeiro Branco SGB, criada para estimular o uso da tecnologia para o bem da saúde mental.

Temos conteúdos que podem apoiar o seu bem estar emocional como o ebook  SEDO Farmácia da Mente que nos informa sobre como produzir de maneira natural e gratuita, na Farmácia da Mente, o quarteto de hormônios da felicidade : Serotonina, Endorfina, Dopamina e Ocitocina para nosso bem-estar emocional.

Os passos acima já são parte de uma jornada de Educação em Dados para o bem de sua saúde mental e podem ajudar muito na tomada das melhores decisões baseadas em dados.


Tomar decisões baseadas em dados para o bem da sua saúde mental


Ao desenvolver as competências de Ler e Analisar dados, ou seja, trilhar o caminho para se tornar fluente em dados com foco na sua saúde mental, vai ajudar você a tomar as melhores decisões para sua vida. 

Em novembro de 2018, apresentei sintomas de estresse que interromperam minha rotina de vida pessoal e profissional. Após 4 dias de um cansaço sem precedentes,  impossibilidade de trabalhar e sentimentos de tristeza e desânimo, percebi que minha saúde mental estava abalada. Comecei a pesquisar na internet (ativando a competência de Ler Dados), para além dos meus conhecimentos como psicóloga e identifiquei os sintomas de um episódio de estresse agudo. Pesquisei sobre as opções de tratamento e comecei a ativar a competência de analisar dados e evidências sobre a eficácia dos mesmos. Após um dia de estudos e análises, tive a certeza de que estava acometida de uma crise de estresse agudo e  tomei a decisão de fazer um tratamento intensivo para me curar.

É por isso que compartilho a minha experiência. Para que outras pessoas possam identificar o que estão sentindo e saber que hoje temos ao nosso alcance as melhores informações e dados sobre saúde mental. Ao mesmo tempo, se não formos educados em dados teremos mais dificuldade para tomar as melhores decisões para nosso bem-estar emocional.

Convido você a ler os posts e assistir as lives sobre Educação em Dados e Saúde Mental da campanha #JaneirobrancoSGB

Nosso compromisso aqui no SGB é o de trazer para você dados e evidências mesclados com dicas práticas para o bem de sua saúde mental, usando nossos canais para apoiar o Pacto Global de Saúde Mental do Janeiro Branco. Nossa missão é mostrar como a tecnologia e os dados podem ser usados pelo bem da sua saúde mental de janeiro a janeiro, 365 dias por ano. 


Fique ligado nas nossas redes sociais InstagramTwitter e Facebook.

Quer entender mais sobre Educação em Dados? Tem uma trilha de vídeos do Festival SGB pra você maratonar no nosso canal do Youtube.

Você também pode acessar a nossa Plataforma de Educação em Dados ou se inscrever aqui para participar de uma jornada de educação em dados que lançaremos em breve.

Agradeço muito pela leitura e todo feedback é super bem-vindo!

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

Como o Big Data Analytics tem auxiliado empresas a analisar seus dados?
O que são as competências digitais e qual a importância nas empresas?
Eleições no Brasil: qual história os dados ajudam a contar?
Segurança de dados no dia a dia: saiba como se proteger

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support