Tudo o que você precisa saber sobre letramento digital

letramento digital

Hoje em dia, é comum dizer que as crianças já nascem com tablets, celulares e computadores nas mãos. Elas são familiarizadas com a tecnologia desde muito cedo. Então é comum associá-las com o conceito de letramento digital. 

Mas não são apenas as crianças que precisam dessa habilidade. Mais do que saber navegar na internet e utilizar dispositivos, o letramento foca no uso consciente e crítico da tecnologia. Por isso, pessoas de todas as idades podem precisar de ajuda para desenvolver essa capacidade.

Muitos idosos, por exemplo, enfrentam um grande desafio diante do mundo digital e acabam sendo grandes vítimas de golpes online. Para evitar esses problemas, eles não precisam apenas aprender a mexer no celular ou no computador. Mas entender como esse universo funciona. 

Neste texto, vamos explicar melhor o que é letramento digital, qual a diferença para alfabetização digital e quais as vantagens de adquirir essa habilidade. Além disso, trazemos algumas dicas no final para quem quer melhorar suas capacidades digitais ou apoiar outras pessoas nessa jornada. Boa leitura!

O que é letramento digital?

Como você viu, muitas crianças aprendem a navegar na internet bem cedo. Mas isso não significa que elas são capazes de utilizar a tecnologia com responsabilidade e pensamento crítico. Além disso, algo parecido acontece com quem aprende a usar a internet mais velho, independente da idade.

Entra em cena, então, o letramento digital: um conjunto de capacidades que permitem ler e escrever na internet criticamente. Não se trata apenas de conseguir interagir no mundo digital. E, sim, de compreender profundamente aquilo que está disponível online, para utilizar essas informações de forma crítica. 

Qual a diferença entre letramento digital e alfabetização digital?

Muita gente confunde letramento e alfabetização digital. Mas os dois conceitos não são a mesma coisa. Para entender a diferença precisamos resgatar um pouco da história da educação brasileira.

Na década de 1980, popularizou-se o debate sobre letramento e alfabetização nas escolas. Nessa época, é claro, os educadores falavam exclusivamente sobre a leitura no papel. Mas já questionavam se saber ler e conseguir interpretar criticamente significavam a mesma coisa. 

A conclusão foi de que não, essas são habilidades diferentes. Portanto, saber ler (ser alfabetizado) não significa que o aluno é capaz de analisar criticamente o texto. Assim, surgiu outro termo, conhecido como letramento, que mais tarde foi adaptado para o mundo digital.

Por isso, quando falamos sobre alfabetização digital estamos tratando exclusivamente da capacidade de acessar a internet e navegar em seus sites de preferência. Isso não significa que o indivíduo utilize esse ambiente de forma crítica ou que aplique os conhecimentos adquiridos no seu dia a dia. 

Já o letramento pressupõe uma posição mais ativa, na qual o sujeito analisa o que lê, consegue confrontar informações e aplica esses dados no seu cotidiano, de forma crítica. Essas pessoas também sabem quais as melhores fontes para buscar o que precisam e usam a internet para além do próprio entretenimento. 

Quais as vantagens do letramento digital?

O uso crítico da internet, por si só, já é uma grande vantagem do letramento digital. Afinal, o fenômeno das fake news, por exemplo, mostrou como informações falsas e mal utilizadas podem causar graves danos na sociedade. Mas na cultura digital existem muitos outros benefícios que são consequência dessa habilidade. 

Inclusão digital 

Quando falamos sobre inclusão digital, muitos pensam apenas em oferecer dispositivos ou acesso à internet. Mas a verdade é que a inclusão não se resume a isso. Trata-se de oferecer ferramentas para que todas as pessoas possam extrair o melhor do mundo digital. 

Idosos e pessoas adultas que não tinham acesso à rede antes, por exemplo, podem precisar de orientação sobre o uso crítico e qualificado da internet. Se não, podem estar mais suscetíveis a golpes e informações enganosas. Por um motivo simples: desinformação. 

Dessa forma, o letramento digital é fundamental para que todos possam aproveitar o melhor da internet e sejam efetivamente incluídos. 

Autonomia de aprendizagem

Outra vantagem do letramento digital é a autonomia para buscar novas informações. Nas escolas, principalmente, crianças e adolescentes que conseguem utilizar a internet de forma crítica podem ser protagonistas no seu próprio aprendizado. E esse é um benefício que se estende para todas as idades.

Sabendo usar criticamente as ferramentas online, qualquer um é capaz de se aprofundar nos assuntos do seu interesse sozinho. Não significa que a tecnologia substitui outros dispositivos didáticos, é claro. Mas hoje existe uma quantidade quase infinita de conhecimento disponível online, que pode ser bem aproveitado por quem está treinado para isso.

Uso seguro da internet 

Citamos as fake news e os golpes algumas vezes por aqui e isso não é à toa. A falta de letramento digital leva a sérias consequências, pois quem não possui essa habilidade está mais suscetível a ser enganado online. Crianças, por exemplo, usam as redes cada vez mais cedo e sem orientação adequada, podem correr muitos riscos. 

Por isso, o letramento digital é fundamental para que todos consigam utilizar o melhor da cultura digital. Sem perigo de que isso afete sua integridade e segurança, tanto física quanto online.

Desenvolvimento de habilidades do futuro

As transformações na sociedade estão exigindo novas habilidades que podem ser desenvolvidas com a ajuda do letramento digital. Pensamento crítico e analítico, fluência em dados e várias outras competências fundamentais para o trabalho do futuro estão relacionadas com o uso consciente da internet. 

Além disso, a migração da educação para o mundo digital, que foi acelerada pela pandemia, vai continuar. Por isso, mesmo os estudos formais devem utilizar cada vez mais a internet e quem quiser acompanhar, vai precisar se adaptar.

Como estimular o letramento digital?

Você pode desenvolver o letramento digital ou apoiar outras pessoas a fazerem o mesmo, seja na escola, no trabalho ou em outros espaços. Para isso, reunimos algumas dicas.

Disponibilize recursos tecnológicos

O primeiro passo para o letramento digital é o acesso às ferramentas tecnológicas. Muitas escolas e empresas proíbem o uso do celular e outros dispositivos tecnológicos em seu ambiente. Esse é um tema polêmico, mas a verdade é que fica muito difícil utilizar o melhor da internet se os instrumentos fundamentais para a conexão tem uso restrito. 

O ideal é educar sobre o uso adequado e sobre os momentos ideais para essa utilização.. Mas sem uma política que seja restritiva demais. 

Procure ferramentas confiáveis 

Além disso, busque ferramentas que possam auxiliar nesse processo. Hoje existem cartilhas, vídeos, cursos e outros conteúdos online que promovem o letramento digital e o uso consciente da internet. 

Aqui no Social Good Brasil, por exemplo, você pode acessar nossa série Habilidados, que explica a importância da ciência de dados e o que isso tem a ver com letramento digital!

Leia também

01 julho 2022
Hoje em dia, é comum dizer que as crianças já nascem com tablets, celulares e computadores nas mãos....
Ler Mais
29 junho 2022
A transformação digital impôs muitas mudanças aos profissionais e as habilidades exigidas de quem quer...
Ler Mais
24 junho 2022
A transformação digital criou um mundo que demanda decisões cada vez mais rápidas. Cada pequena ação...
Ler Mais
20 junho 2022
Já ouviu falar no termo data driven? Nos últimos tempos, a fluência em dados têm sido uma das maiores...
Ler Mais
17 junho 2022
Não é novidade que a tecnologia transformou nossas vidas. Mas a pandemia do Covid-19 acelerou muitas...
Ler Mais

Leia também

Tudo o que você precisa saber sobre letramento digital
Pensamento analítico: o que é e como desenvolver
Cultura data driven: o que é e como aplicar nos seus negócios
Data driven: o que é e quais são as suas vantagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support