Programa do Instituto Coca-Cola inspira e capacita jovens para se tornarem profissionais do futuro

O Programa Coletivo Jovem, realizado pelo Instituto Coca-Cola Brasil, parceiro prata do Festival Social Good Brasil 2018, tem o objetivo de inspirar e empoderar jovens, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, por meio da capacitação e desenvolvimento profissional, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda. A iniciativa, que contribui para reduzir a proporção de jovens sem emprego ou formação no país, impactou a vida de mais de 200 mil brasileiros na faixa etária entre 16 e 25 anos. Mais do que capacitar os jovens para o mercado de trabalho atual, a metodologia do Programa Coletivo Jovem aperfeiçoa nos seus participantes as características e habilidades dos profissionais e líderes do futuro e cria oportunidades de inclusão social.
Propondo-se a ajudar o jovem a ampliar sua visão de mundo e se preparar para o futuro, o Coletivo Jovem promove condições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com lições e atividades práticas que estimulam o protagonismo, a comunicação, a autonomia e o uso do pensamento crítico – características que, de acordo com especialistas, serão fundamentais nos profissionais dos próximos anos. Após isso, o programa entra em contato com empresas parceiras que oferecem vagas de primeiro emprego para os alunos.
Atualmente, o Coletivo conta com mais de 250 empresas parceiras que se identificam com as ideias e objetivos do programa. Com a contribuição dessas empresas, cerca de 60 mil jovens, que obtiveram bons resultados nas capacitações técnicas e emocionais, já tiveram acesso ao primeiro emprego.
Para os interessados em contribuir para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, o Festival SGB 2018 terá uma roda de conversa organizada pelo Instituto Coca-Coca para discutir como a diversidade e inclusão social nos negócios podem contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. No espaço, os participantes irão refletir sobre a potência que é a combinação de startups e empreendedorismo em prol da empregabilidade de jovens, além de encontrarem soluções sobre como colaborar para o crescimento econômico inclusivo.
Estarão presentes na roda de conversa Guilherme Oliveira, Gerente de Juventude do Instituto Coca-Cola Brasil, o jovem Yuri de Souza, ex-participante do Coletivo que teve sua primeira experiência de emprego na empresa Brownie do Luiz, e Luiz Quinderé, empreendedor consciente que hoje promove a inclusão no seu negócio e fundador do Brownie do Luiz.

Leia também

15 setembro 2022
Data Driven em tradução livre para o português significa “orientada a dados”, no caso aqui, empresa...
Ler Mais
07 setembro 2022
As transformações tecnológicas tiveram um forte impacto na maneira de nos comunicarmos. E claro, isso...
Ler Mais
31 agosto 2022
Tomar boas decisões pode não ser das tarefas mais fáceis, mas é essencial quando pensamos em um impacto...
Ler Mais
24 agosto 2022
Assista ao 2º episódio da série Habilidados, do SGB e saiba como trabalhar com dados e como isso pode...
Ler Mais
17 agosto 2022
Seja na sua empresa, ou em um projeto que deseja fazer no futuro, usar ferramentas de dados pode ajudar...
Ler Mais

Leia também

O futuro da educação, acesso e inclusão na Era dos Dados: veja a trilha do Festival SGB para professores e alunos
Transparência e uso de dados para tomada de decisões: veja a trilha do Festival SGB para gestores públicos
O futuro do trabalho, carreira e propósito: veja a trilha do Festival SGB para colaboradores de empresas
Propósito, engajamento e histórias inspiradoras são temas da trilha do Festival SGB para empreendedores sociais

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support