SGB 10 anos – Colocando o empreendedor da periferia no centro com Marcelo Silva Rocha, o DJ Bola

Foto: Renata Teixeira. Site: renatateixeira.site

Empreender na periferia é 37 vezes mais complicado e com mais dificuldade para acessar o capital do que quem empreende em outros lugares. A pesquisa é da FGV em parceria com a Arymax, mas quem trouxe esse dado pra gente foi o Marcelo, DJ Bola, empreendedor social que vive isso na pele, no dia a dia. 

Liderança, articulação e desenvolvimento

A trajetória do DJ Bola cruzou com a do Social Good Brasil em 2016. Tivemos o prazer de ter ele como nosso Fellow nesse ano e depois estivemos juntos no Festival SGB e no nosso Workshop de dados em 2018 e 2019. E até hoje somos parceiros. 

Para ele, o que fica é o aprendizado sobre o poder da articulação e da relação com os diferentes públicos: “Participar da formação de Fellow SGB fortaleceu minha liderança e os aprendizados enquanto gestor. O propósito de transformação me proporcionou uma mudança de mentalidade na relação do desenvolvimento pessoal e da organização”, afirma. 

 Mesmo com os desafios para acessar investimento, hoje ele empreende a ANIP – Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia, em parceria com a Artemísia e FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), e a ABNIP – A Banca Negócios de Impacto da Periferia.

“Empreendedorismo além da Faria Lima”

A Banca como negócio social nasceu a partir de uma nova maneira de enxergar o empreendedorismo: “Quando eu descobri uma narrativa sobre o empreendedor que era pra além do perfil da Faria Lima, eu me posicionei como tal e coloquei A Banca para se tornar um negócio social”, conta Bola. Devido a falta de recursos financeiros por meio de doações, investimento social privado e editais públicos e privados, decidiram oferecer serviços e produtos que dialogassem com sua história, correria, sobrevivência, sonho e luta.

O Bola tem como motivação romper as barreiras socioeconômicas e criar pontes. Ele nos contou sobre o abismo que há um abismo no ecossistema de negócios de impacto social e é necessário exaltar os negócios de impacto social e ambiental que acontecem na periferia: “colocando o empreendedor da periferia como centro e potência, não somente como um cliente, usuário ou beneficiário, tão pouco coitado e carente. Somos muito mais que isso.”

De lá pra cá conseguiram colaborar para o fomento do ecossistema de negócios de impacto na periferia. Bola comenta que antes da ANIP havia poucas oportunidades para quem era morador de periferia, hoje já há aceleradores, fundações, instituições e políticas públicas que olham para esses empreendedores. Porém, ainda estamos longe de ter um equilíbrio. Que sigamos juntos nesse propósito nos próximos 10 anos.

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti
SGB 10 anos - Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira
SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades raciais no empreendedorismo com Tamila dos Santos
SGB 10 anos - Reduzindo o etarismo no mercado de trabalho com Mórris Litvak

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support