SGB 10 anos – Por menos barreiras e mais conexão com Alexandre Bet

Quando as vivências, o conhecimento e a oportunidade se encontram, coisas incríveis acontecem. O Alexandre é um exemplo disso. Ele ficou surdo quando era bebê e aprendeu na prática a importância da comunicação para eliminar as barreiras que existem para as pessoas que têm algum tipo de deficiência. Não à toa têm se dedicado a isso e a sua trajetória se cruza com a do Social Good Brasil de uma maneira muito especial.

Professor, ator… E empreendedor

Alexandre está longe de ser uma coisa só. Em 2017 ele participou do SGB Lab com o projeto Signeed: a ideia era criar um aplicativo para que pessoas com deficiência auditiva pudessem ter acesso a um intérprete com qualidade e eficiência para fazerem ligações telefônicas. 

Além de dar mais autonomia às mais de 9,7 milhões de pessoas que têm deficiência auditiva no Brasil (o que representa 5,1% da população do país)1, o negócio também geraria renda para os intérpretes que usariam o aplicativo para atender.

Antes de participar do Lab tinha pouco conhecimento sobre empreendedorismo e que estar com a gente foi um verdadeiro mergulho no mundo dos negócios com propósito: “Descobri várias novidades do mundo de negócios que eu não sabia. Como era elaborar plano de negócio, projeto, piloto, solução, design thinking…”, conta Alexandre.

Conhecimento que faz a diferença

Depois da participação no SGB Lab, o modelo de negócio passou por mudanças e também a vida do Alexandre. Hoje ele é doutorando em letras, docente de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina, ator da belíssima série Crisálida, da Netflix, e compartilha muito conteúdo sobre Libras no Instagram BetLibras

Seu maior sonho é seguir trabalhando para reduzir a barreira da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. E para ele, isso passa por ser um multiplicador das coisas que aprendeu. Está em seus planos ensinar mais sobre empreendedorismo às pessoas com deficiência auditiva, seja por meio de eventos ou cursos.
Para Alexandre, a chave é a comunicação e considera que é nisso que os esforços em inovação social devem estar focados na próxima década. Também seguimos por aqui, trabalhando por menos barreiras e mais conexão.

Leia também

01 novembro 2022
A Bárbara tinha fome de mundo. Ela nunca parou em um só lugar, sua ambição sempre foi de conhecer,...
Ler Mais
01 novembro 2022
"Eu sou o Oswaldo Oliveira, um ser humano que mora no planeta Terra, trabalhando consigo mesmo e...
Ler Mais
01 novembro 2022
Humano. Essa foi a palavra que o Tiago usou para resumir a experiência com o Social Good Brasil...
Ler Mais
01 novembro 2022
Mais para as mães. É por isso que a Thais vem trabalhando desde 2013, quando criou a iniciativa...
Ler Mais
01 novembro 2022
A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem...
Ler Mais

Leia também

Bárbara era alegria e furacão - com amor e admiração
Para Oswaldo Oliveira, com amor
SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti
SGB 10 anos - Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support