SGB 10 anos – Usando dados para impacto social com Maria Queiroz

Maria é uma mulher lésbica, nortista, de origem periférica que acredita que é possível criar um mundo melhor e mais humano com tecnologia e dados. Uma ativista da educação, do amor, da tecnologia e do empoderamento econômico tem 9 anos de carreira empresarial e 4 anos em projetos de impacto social. Foi assim que ela se descreveu e assim nós mantivemos. Mas bem da verdade, para o Social Good Brasil, a Maria é uma grande referência.

Mudanças de rota

Ela tem caminhado ao nosso lado desde 2018, praticamente desde que começamos a focar na democratização de dados. Como mentora e participante, passou pelo nosso Workshop de Dados e pelo programa Cidadão de Dados. Ela de fato ajudou a definir os rumos do SGB nos últimos anos e ficamos felizes em saber que nosso encontro também influenciou os rumos dela. 

Eu não sabia da existência de movimentos como o SGB, e conhecer sobre permitiu que um portal de possibilidades se abrisse na minha mente e na minha vida. Isso mudou completamente a forma que distribuo meu tempo desde então, pois agora não trabalho apenas para empresas, mas também utilizo meu conhecimento para um bem maior e busco um impacto social nas ações que realizo”, conta Maria.

A felicidade é revolucionária

Seu trabalho de impacto chegou em empresas e organizações como Safernet, Google Org, Inovativa, Technovation e Programaria e foi inspirada por pessoas como Sil Bahia, Nina da Hora e Iana Chan, Maria tem o sonho de ver as pessoas não apenas sobrevivendo, mas vivendo bem no Brasil na próxima década. E ela trabalha desde já em favor disso. Semanalmente dá mentorias gratuitas de carreira para ajudar as pessoas a terem empregos mais saudáveis, com melhores salários e mais alinhadas com sua visão de mundo. Para ela, é assim que poderão viver uma vida com mais qualidade.

Ainda que a Maria se destaque tecnicamente no trabalho que realiza na EMPRESA e nas consultorias de business inteligente que dá no ContextWorld e na Mind the Graph, sua visão de impacto vai muito mais além: “O que eu gostaria de deixar de legado para o mundo é que as pessoas confiem mais em si, apostem mais alto no seu futuro, encontrem meios saudáveis de ganhar a vida, tenham mais tempo de qualidade para viver além do seu trabalho e que, por consequência, sejam felizes”.

Que ela – e cada vez mais pessoas – possam seguir sendo exemplos disso na próxima década.

Leia também

15 setembro 2023
O Festival Social Good Brasil 2023 já tem data marcada e local confirmado para acontecer neste ano...
Ler Mais
08 setembro 2023
Com a enorme quantidade de dados sendo gerados diariamente por todas as pessoas de uma organização,...
Ler Mais
01 setembro 2023
Todos os dias, em todas as profissões e funções existentes no mercado de trabalho, de alguma forma...
Ler Mais
25 julho 2023
Cocriação de Camila Ignacio e Maria Queiroz* Você pode não saber, mas, provavelmente, conhece e...
Ler Mais
25 julho 2023
As eleições no Brasil tem uma longa história, que começa muito antes da criação da urna eletrônica...
Ler Mais

Leia também

SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades no acesso à educação e assistência social com Tiago Giusti
SGB 10 anos - Qualidade e dignidade na saúde com Thais Ferreira
SGB 10 anos - Reduzindo desigualdades raciais no empreendedorismo com Tamila dos Santos
SGB 10 anos - Reduzindo o etarismo no mercado de trabalho com Mórris Litvak

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Orgulhosamente desenvolvido por:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support