Cases do SGB Lab: Connecting Food, tecnologia para conectar alimentos excedentes com quem precisa deles

Decidida a ter um negócio com impacto social, Alcione Silva mudou de vida após participar do SGB Lab 2016. Atualmente, ela é empreendedora social e  utiliza sua experiência no Connecting Food – um negócio de impacto que tem como objetivo reduzir o desperdício de alimentos.

Alcione havia trabalhado por 15 anos em grandes empresas, atuando nas áreas de supply chain, logística e gestão de projetos. 

Mas após um processo de 2 anos seu trabalho passou a ser bem diferente. O desafio de mudar o rumo da carreira, e consequentemente da vida, pode parecer incerto e cheio de questionamentos, “nunca vamos ter todas as respostas para tomar uma decisão tão grande… Tem que se jogar no escuro mesmo”, afirma Alcione.  

O desejo de trabalhar com impacto social era algo latente há muito tempo e para dar certo, é necessário não apenas vontade, mas também dedicação. 

“O que percebi neste último ano é que quando você entra no flow, quando faz algo que faz sentido, as portas se abrem. Tenho vivido oportunidades fantásticas até agora e posso dizer que estou vivendo com grande propósito”, conta Alcione.

A empreendedora social passou pela imersão de quatro meses do Laboratório de inovação do Social Good Brasil 2016. A vontade de empreender com alimentação já existia e o problema de desperdício e má distribuição já havia sido identificado por ela depois de uma intensa pesquisa. Um grande desafio, que para Alcione carece de soluções tecnológicas práticas. 

A ideia de solução foi lapidada durante o SGB Lab 2016 e teve um excelente desempenho, ficando entre as finalistas do programa.

Motivação e propósito aliados ao treinamento do SGB Lab

Quando pensou em deixar a iniciativa privada para empreender, Alcione não considerou nenhum outro tipo de empresa. E com o impulso dado pelo SGB Lab ela encontrou o que precisava para pôr sua ideia em prática. Para ela, os negócios dos novos tempos precisam trazer benefícios para a sociedade: “empreendedorismo deve ser de impacto social positivo, seja ele qual for”.

Em 2022 o projeto comemorou 6 anos de criação. Esse período foi marcado por diversas conquistas. O Connecting Food cresceu, fez parceria com diversas empresas e supermercados que ajudaram a impulsionar o trabalho que esteve presente em 112 cidades do Brasil.

Foram 6,2 milhões de quilos de comida doados que beneficiaram 315 organizações sociais civis. 

Criar um negócio de impacto requer clareza nos objetivos, e Alcione sabia o que queria desde o início. 

Mas, para ter sua ideia aprimorada, ela utilizou tudo o que aprendeu no laboratório, inclusive usando o Canvas de Dados da SGB como ferramenta. 

“Usar o Canvas de Dados foi incrível porque é uma condução. É uma ferramenta muito boa, o Tiago pegou nas nossas mãos e nos conduziu. Faz muito sentido e é um processo que nos impulsiona a fazer as perguntas certas, e chegar ao produto que melhor responde essas perguntas.”, relata Alcione. 

Participação no SGB Lab

Para Alcione, a participação no SGB Lab foi essencial para aprender a construir um negócio. Seus trabalhos anteriores foram todos na iniciativa privada e, apesar da vasta experiência, empreender era algo novo na vida dela.

Por isso, sua participação no programa foi muito importante. Além de ajudar a construir e validar um modelo de negócio, a empreendedora dedica ao laboratório outros aprendizados importantes: “me ensinou a fazer perguntas, a questionar o status quo, a ver o fundo do problema, a desapegar de suas ideias… Ideia boa é ideia que resolve o problema de alguém”, compartilha. 

A partir desses novos conhecimentos é que foi possível fazer essa virada de chave tão  importante para os rumos do negócio que Alcione desejava.

Mudar a própria vida para mudar a vida de outras pessoas também fez parte do pacote no caso da Alcione. 

“A transição ao longo do SGB Lab foi muito pautada pela construção da minha nova identidade, como pessoa e profissional. Vi o quanto somos capazes de mudar nosso entorno e o mundo”, afirma Alcione.

SGB Lab: A importância de desenvolver uma cultura analítica para o negócio

Toda mudança é cercada de incertezas e riscos, por isso, quanto mais informações a respeito do projeto a ser desenvolvido melhor será o resultado. 

E foi justamente isso que Alcione estava procurando quando foi fazer a imersão do SGB Lab. “A gente queria fazer do ponto de vista de um novo olhar, um olhar do que os dados podem oferecer, quais são as perguntas que eles podem responder, as perguntas de negócios, as perguntas de valor”, comenta Alcione.  

Para que a partir desse conhecimento fosse possível “construir as ferramentas tecnológicas que vão nos ajudar a responder essas perguntas a partir disso”, afirma. 

Alcione acredita que o uso de dados é essencial quando se fala em negócios de impacto, “principalmente para a gente provar cada vez mais o valor do resultado do negócio de impacto para a sociedade”.

E como estruturar uma base de dados era seu maior desafio, o SGB “ajudou a enxergar qual é o produto de dado que melhor atende nossa proposta de crescimento estratégico” afirma Alcione.

Essa foi a experiência relatada pela Alcione Silva, engenheira de alimentos, empreendedora social e fundadora da Connecting Food, que trabalha na gestão inteligente de doação de alimentos excedentes. O seu negócio nasceu no SGB Lab 2016 e, em 2022, Alcione e sua equipe participaram do Laboratório de Dados SGB

Hoje, o programa SGB Lab já não existe mais e foi transformado no Laboratório de Dados SGB,  um laboratório exclusivo do SGB que apoia institutos e fundações, empresas, empreendedores sociais e setor público a desenvolverem soluções de dados personalizadas. Saiba mais

Leia também

01 novembro 2022
A Bárbara tinha fome de mundo. Ela nunca parou em um só lugar, sua ambição sempre foi de conhecer,...
Ler Mais
01 novembro 2022
"Eu sou o Oswaldo Oliveira, um ser humano que mora no planeta Terra, trabalhando consigo mesmo e...
Ler Mais
01 novembro 2022
Humano. Essa foi a palavra que o Tiago usou para resumir a experiência com o Social Good Brasil...
Ler Mais
01 novembro 2022
Mais para as mães. É por isso que a Thais vem trabalhando desde 2013, quando criou a iniciativa...
Ler Mais
01 novembro 2022
A Tamila acredita seriamente na importância de construirmos futuros mais inclusivos. Atua e tem...
Ler Mais

Leia também

Segurança de dados no dia a dia: saiba como se proteger
Como identificar uma fake news?
Empresa Data Driven e sua relação com o futuro do empreendedorismo
5 vantagens da comunicação de dados nas empresas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support